Tomás Ribeiro

Últimamente tenho andado a matutar sobre este assunto por causa de um documentário que vi sobre o MH370.
Se houver um flame out num dos motores o auto pilot desliga se ou mantém-se ligado e tenta compensar a potência assimétrica com o rudder (ou de outra maneira)?
Eu sei que isto depende do modelo e do modo em que o piloto automático está. Já ouvi dizer que nalguns casos só se desliga o auto thrust mas gostava de saber mais sobre isto.
Isto vem a propósito do que aconteceu com o MH370 em que se o avião ficar sem combustível o que é que acontece se ninguém fizer nada. O AP desliga se a assim que o primeiro motor for ao ar? Tenta controlar a situação?

Tomás Ribeiro

Isto também se pode pôr noutra forma de pergunta. O que é que aconteceria se um grande avião de longo curso (B777, 787, a330, a350... Etc) ficasse sem combustível e ninguém fizesse nada?Qual seria a cadeia de eventos nesse avião fantasma?
Acho um tema interessante para se debater e aprender mais
« Última modificação: 26 de Maio 2019, 19:05:33 por Tomás Ribeiro »

Icterio

• Melhor ter sorte do que perícia.
Faz lembrar o que se passou com o famoso caso 737 Helios Airways Flight 522.  Pilotos e tripulação ficaram inconscientes por problemas de pressurização e o AP manteve o avião no ar até ambos os motores se extinguirem.  Calculo que após isso, o AP ao tentar manter a altitude sem motores vai fazer com que avião entre em perda.

Mas isto é interessante, se o AP (após perda dos motores) perdesse altitude e baixasse o nariz para ganhar alguma velocidade, poderia extender o voo durante mais algum tempo.  No caso do Helios, talvez fizesse com que a tripulação ganhasse a consciência.  Mas não sei como o AP se comporta em específico.  Vou pesquisar. :o :o
« Última modificação: 26 de Maio 2019, 19:24:07 por Icterio »

Pedro Xavier

Faz lembrar o que se passou com o famoso caso 737 Helios Airways Flight 522.  Pilotos e tripulação ficaram inconscientes por problemas de pressurização e o AP manteve o avião no ar até ambos os motores se extinguirem.  Calculo que após isso, o AP ao tentar manter a altitude sem motores vai fazer com que avião entre em perda.

Mas isto é interessante, se o AP (após perda dos motores) perdesse altitude e baixasse o nariz para ganhar alguma velocidade, poderia extender o voo durante mais algum tempo.  No caso do Helios, talvez fizesse com que a tripulação ganhasse a consciência.  Mas não sei como o AP se comporta em específico.  Vou pesquisar. :o :o

http://www.aaiasb.gr/imagies/stories/documents/11_2006_EN.pdf

jeropiga

Isto também se pode pôr noutra forma de pergunta. O que é que aconteceria se um grande avião de longo curso (B777, 787, a330, a350... Etc) ficasse sem combustível e ninguém fizesse nada?Qual seria a cadeia de eventos nesse avião fantasma?

A RAT entra automaticamente. E com a RAT há geração electrica (reduzida) e  algum hidraulico a circular ( basico), tudo para manter o minimo de controlabilidade "aviate".

Tomás Ribeiro

A RAT entra automaticamente. E com a RAT há geração electrica (reduzida) e  algum hidraulico a circular ( basico), tudo para manter o minimo de controlabilidade "aviate".
Pois eu tinha ideia disso mas a questão é que ter o mínimo de controlabilidade quando não está lá ninguém para pilotar e o AP se desliga não serve de muito...

Byte Boador

O piloto automático só vai desligar se a assimetria não for corrigida com o uso do rudder por parte do piloto.

O AP funciona com 2 canais: pitch e roll. O yaw é controlado através do Yaw Dumper. Isto em sistemas convencionais. Não sei se existe alguma diferença no que respeita aos sistemas fbw.

O Auto-Throttle vai saltar fora mas pode ser ligado novamente e funciona com o motor bom após o motor que falhou ter sido colocado em segurança.
“Success is not final, failure is not fatal.
It is the courage to continue that counts“

Winston Churchill

Tomás Ribeiro

Pois só que nesta hipotética situação de avião fantasma ninguém estaria lá para ligar o Auto Thrust outra vez... Muito menos para compensar a assimetria com rudder.
Vou ver o que é que se encontra quando tiver tempo... Inbestigue-se...

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
5 Respostas
2192 Visualizações
Última mensagem 22 de Junho 2016, 23:11:40
por Nyctalus
6 Respostas
1209 Visualizações
Última mensagem 05 de Agosto 2014, 11:03:07
por iloper