nhetasPT

Boas malta!

Desculpem, mas em conversa com uns amigos, chegámos à conclusão que nao é clara a informação sobre a revalidação e manutenção de licença PPL.

Alguém daqui me pode elucidar sobre isso?
Na internet nada aparece, e como nao tenho nenhuma licença, ainda mais desconhecido estou!

Abraços!

iSeven

Boas!

Na prática, a licença PPL em si não tem validade. O que pode expirar é a qualificação e o que acontece, de facto, é uma revalidação da qualificação.

Para o caso da qualificação de Single-Engine Piston, cuja validade é de 24 meses, aqui está, no site da CAA (aplica-se em Portugal também):

“Revalidation

To revalidate the rating you must complete the following:

Pass a proficiency check in a single-engine (single-pilot) aeroplane with an examiner. The proficiency check must take place within the 3 months immediately before the rating’s expiry date

OR

12 hours of flight time in single-engine (single-pilot) aeroplane within the 12 months preceding the rating’s expiry date, including the following:
  - 6 hours as pilot-in-command (PIC);
  - 12 take-offs and landings;
  - a training flight of at least 1 hour (or a maximum of three totalling 1 hour) with the same flight instructor or class rating instructor. If you have already completed a proficiency check or skill test in another type or class of aeroplane, you will not have to complete this training flight.”

Fonte: https://www.caa.co.uk/General-aviation/Pilot-licences/EASA-requirements/Ratings/Single-engine-piston-rating-for-aeroplanes/

De acordo com o que a ANAC me transmitiu, se for para manter a validade da qualificação, o exame ou o voo de treino têm de ocorrer nos 3 meses anteriores, no máximo. É possível fazer antes disso, mas isso antecipará a validade da próxima qualificação emitida.

Se uma pessoa optar pelo voo de treino com instrutor (na minha opinião, um agente menos stressante do que um voo de exame), tem de apresentar os seguintes elementos à ANAC para revalidação (pelo menos, foram os que me pediram em 2017):

- Licença
- Modelo 20 da ANAC
- Logbook e declaração do voo (ambos assinados pelo instrutor)

Espero ter ajudado.

Um abraço! ;)
« Última modificação: 31 de Maio 2019, 06:19:42 por iSeven »

nhetasPT

iSeven,
TOP!

OBrigado!

Esclareceu a minha duvida!!

A nível de valores, será os custos com hora de voo, aterragens e instrutor, estou correto?

iSeven

Fico contente por ter ajudado! São esses os custos, mas não esquecendo também o custo de emissão da nova licença por parte da ANAC - não me recordo do valor, infelizmente.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
9 Respostas
4556 Visualizações
Última mensagem 25 de Outubro 2017, 18:29:54
por Caravelle
3 Respostas
783 Visualizações
Última mensagem 22 de Julho 2015, 18:45:09
por iSeven