toto1100

Sinceramente tenho muitas duvidas que houvesse outra industria em que fossem aceites pelas autoridades promocoes deste estilo.

CS-TOD

Imaginemos que iamos a uma loja de roupa que dizia que estava com 50% de desconto e chegavamos à caixa e nos diziam que afinal os 50% era so sobre o preço base, o IVA nao contava. O escandalo que ia ser (e com razao).
Mas na aviaçao aceitam-se estas coisas como se fosse normal.
Errado! Na TAP estava explicado na página em que informava o desconto que não era aplicado ao valor das taxas. Esse exemplo poderia estar correto se não houvesse esta informação e que só ao fazer a compra se descobrisse que afinal não era bem 99%. São coisas diferentes... O pessoal tem é de passar a ler as condições das campanhas, isto em qualquer companhia aérea, em qualquer compra, não é ver "DESCONTO DE 99%" e ir logo comprar à espera dos 99%...

A campanha como já foi dita não foi a melhor, como já vem sendo hábito na TAP, mas publicidade enganosa não é!

toto1100

Exatamente o que é que eu disse que estava errado?!?!  ???
Que as pessoas nao se iam indignar se acontecesse o mesmo numa loja de roupa?  :o

Ja agora, embora as companhias gostem muito de dizer que se estiver escrito em algum lado isso em entao torna tudo bem, isso nao é de todo verdade, e ja houve imensos casos de companhias (aereas ou nao) a perderem casos em tribunal por causa de coisas que tinham escrito, mas que os tribunais consideraram que isso nao era suficiente (no extremo, e noutra area, ate temos o exemplo da RGPD que esta toda feita na base do estar escrito em algum nao ser de todo suficiente para as empresas cumprirem com as suas obrigacoes, é preciso informar explicitamente e claramente, e obter aceitacao por parte do cliente).

Da minha parte por acaso tenho seria duvidas que um tribunal aceitasse que nao constitui publicidade enganosa dizer que tem 99% de desconto na "tarifa" e depois ir-se a ver e a "tarifa" nao incluir toda a parte do bilhete que é responsabilidade da companhia aerea. Nao é por as companhias aereas inventarem "taxas" que estas nao deixam de fazer parte da tarifa por elas definidas.
« Última modificação: 04 de Junho 2019, 12:31:08 por toto1100 »

CS-TOD

Que as pessoas nao se iam indignar se acontecesse o mesmo numa loja de roupa?  :o
Não, o exemplo não se aplica neste caso. O que estás a dizer é que era indicado um desconto e que só na caixa (ao fazer o pagamento) é que diziam que afinal o desconto não é sobre o valor total da compra, certo?
Neste caso não foi assim, as condições do desconto estavam descritas na página que o publicitava, logo quem lesse estas condições já não era apanhado de surpresa ao chegar à etapa do pagamento.

A diferença é que no teu exemplo não havia qualquer informação sobre o desconto, no caso da TAP houve, por mais discutível que seja...
« Última modificação: 04 de Junho 2019, 13:05:08 por CS-TOD »

Rex

Acho que o @nuno resumiu bem o assunto, não é publicidade enganosa, é publicidade estúpida. Eu quando encontro publicidade deste género fico sempre com alguma azia e frustração. É assunto a repensar pela malta do marketing, pode gerar uns ganhos de curto prazo mas também têm que contabilizar os efeitos nefastos na imagem, difíceis de calcular e com efeitos de mais longo prazo ...

CS-TOD

Extamente... a TAP já não tem uma boa imagem nas redes sociais com os constantes atrasos a responder às reclamações, e com campanhas publicitárias como esta só piora...

toto1100

Não, o exemplo não se aplica neste caso. O que estás a dizer é que era indicado um desconto e que só na caixa (ao fazer o pagamento) é que diziam que afinal o desconto não é sobre o valor total da compra, certo?
Neste caso não foi assim, as condições do desconto estavam descritas na página que o publicitava, logo quem lesse estas condições já não era apanhado de surpresa ao chegar à etapa do pagamento.

A diferença é que no teu exemplo não havia qualquer informação sobre o desconto, no caso da TAP houve, por mais discutível que seja...

Nop, nao disse em lado nenhum isso.
O exemplo era exatamente igual. Nao disse em lado nenhum que no exemplo da loja nao estava escrito que logo desde á partida a que parte do preco se aplicava (por acaso acho que as lojas de roupa nem tem a opcao de tentar enganar os clientes, a "lei dos saldos" obriga a que o desconto se aplique ao preco total com impostos).
Mas obviamente que acho que se percebia que estando ou nao escrito era irrelevante para o exemplo.
« Última modificação: 04 de Junho 2019, 13:48:11 por toto1100 »

anonuser2

Não percebo a celeuma. Bilhetes ida e volta na Europa por 200 euros é o que mais há. 3/4 do preço é taxas. Do que é que a malta estava à espera; descontos de 190 euros?

toto1100

Nao serem aldraboes, se calhar nao?

MannyV

Meus caros nao se chateiem com isso. A TAP esta agora a seguir o caminho que a maior parte da companhias de servicos faz.
Eu quando vi esta noticia sorri!
Sempre que aparecem estas promocoes as pessoas devem ver logo as condicoes associadas para nao ter surpresas desagradaveis.
Vou dar-vos um exemplo:
Todos os dias recebo muitos emails com descontos e promocoes de companhias de booking para hoteis e voos, etc.
Ja me dei ao trabalho de comparar os precos de um site X que oferecia 50% de desconto para o hotel A com os precos 'normais' do site Y e na maior parte dos casos ainda estavam mais caros no site que oferecia desconto.
Sao tudo jogadas de marketing para convencer o pessoal a consumir com a aparente ilusao de desconto :P

nunopinheiro

Não não são neste caso não é, porque basta tentar usar para descobrir que não é nada do que anunciaram nem perto disso.
Aqui o cliente não tem de investigar para descobrir o engano, este aparece logo.

Aí o cliente sente-se insultado.

Esta necessidade de defender a TAP mesmo quando faz borrada é que não serve ninguém. Não aprendem nada e são sempre perfeitos..

Admitam é uma publicidade estúpida que não lhes ganha absolutamente nada, só perdem, é pior que publicidade enganosa porque essa ao menos vende QQ coisa, está não vai vender absolutamente nada e só vai irritar os clientes por perderem o seu tempo com ela.

Publicidade enganosa é aquela que promete uma coisa mas dificilmente a vai cumprir mas normalmente o cliente só descobre isso depois de pagar. Aqui ele descobre antes de pagar, resultado não engana ninguém... É completamente burra.
O departamento de marketing da TAP de vez em quando tem esta pérolas que demonstram um amadorismo assustador...

Pior que um aldrabão, é um mau aldrabão, se me queres enganar ao menos tem decência de me enganar como deve de ser, sob pena de simplesmente me estares a chamar de estúpido.
« Última modificação: 05 de Junho 2019, 09:10:28 por nunopinheiro »

toto1100

Esse argumento de "os outros tambem fazem por isso esta tudo bem" nem no recreio de uma escola primaria fica bem.

Os descontos que uma empresa oferece tambem obviamente so podem ser comparados com os precos dessa propria empresa, nao com os precos de empresas terceiras - mesmo que o produto seja o mesmo. A nao ser que esse site X tenha subido os precos antes da promocao, nao ha absolutamente nada de errado em oferecer precos que mesmo com desconto sejam mais elevados do que noutro site; chama-se concorrencia. Nao nos podemos queixar que "ai as gasolineiras sao um cartel porque tem todas o mesmo preco" e depois queixarmo-nos por haver produtos identicos a precos diferentes dependendo do vendedor. É bom e saudavel que assim seja.
« Última modificação: 05 de Junho 2019, 09:07:28 por toto1100 »

Cebola

Era mais facil dizerem que as criancas só pagariam taxas, que é o que eles querem dizer com esta campanha, e assim seriam mais diretos e o cliente não se sentiria aldrabado.

cruzov

• Administrador
Eu acho que mesmo assim continuaria a sentir. Porque no exemplo que dei, "só pagar as taxas" continuaria a significar um desconto irrisório.

toto1100

Sim, mas se calhar viraria a sua furia para o governo, e nao a TAP em si (mesmo que a taxa de combustivel seja da TAP, 99% das pessoas nao faz ideia, como se chama "taxa" ficam a pensar que é algum imposto).

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
557 Visualizações
Última mensagem 19 de Fevereiro 2015, 14:37:27
por CT2KBX
13 Respostas
1874 Visualizações
Última mensagem 24 de Junho 2016, 06:51:41
por VNE