toto1100

E qual é que é o problema de dar premios a pessoas individuais? Isto nao é Cuba ou a Coreia do Norte.
Como é que sabe se essas pessoas atingiram ou nao os seus objetivos? Viste os seus processos de avaliacao de desempenho? Se viste, isso é uma grave falha da RGPD por parte da TAP.

nunopinheiro

Acho que concordamos com o TOTO em particular quando olhamos para a questão no global, prémios de produtividade há em todo lado e a empresa não cumprir os seu objetivos não implica que não cumpra com disposições pré acordadas com funcionários seus.

Mas admitimos todos acho também que quem esta la dentro saiba do que não sabemos nos, e que infelizmente as coisas as vezes são um pouco mais "aleatórias"

Exemplo eu ficaria chateado se alguém do departamento de marketing que inventou a borrada dos 99% levasse um prémio extra pela qualidade do seu trabalho ;).
« Última modificação: 06 de Junho 2019, 11:55:29 por nunopinheiro »

New Engine Option

Nuno, concordas tu com o Toto. Eu não concordo, nada mesmo, nesta questão específica da TAP. Pelo contrário. E nem é por não sermos Cuba ou Coreia do Norte como ele referiu. É mesmo por uma questão de moralidade (ou de falta dela) atendendo a tudo o que é público e, principalmente, àquilo que não é.
« Última modificação: 06 de Junho 2019, 11:58:23 por New Engine Option »

Scarto

Então vamos ver, por outro prisma.

Foram os chefes (grande parte dos "premiados") que sozinhos conseguiram os "objectivos"?

toto1100

Ha 180 chefes na TAP?
E porque as aspas nos objetivos? Nao ha objetivos na TAP? É navegacao á vista?

Exemplo eu ficaria chateado se alguém do departamento de marketing que inventou a borrada dos 99% levasse um prémio extra pela qualidade do seu trabalho ;).

Eh eh. O departamento de marketing as coisas que tem posto ca fora devia era ter que pagar aos restantes colegas.
« Última modificação: 06 de Junho 2019, 12:04:53 por toto1100 »

Hawks

Temos alguém de dentro da empresa que já referiu aqui neste tópico 2 vezes que a distribuição de prémios foi imoral, injusta, com falta de ética e que potencia conflitos laborais e divisão entre trabalhadores. E há uns "palpiteiros" de fora da empresa que continuam a dizer que não há nada de errado porque na empresa deles bla bla bla.

Bremem

Li na imprensa que saiu um comunicado a explicar a situação. Houve alguns extremamente competentes que receberam 110 mil euros  e depois varia até 1000 euros
Faz parte de um programa de reconhecimento do mérito.
« Última modificação: 06 de Junho 2019, 12:10:40 por Bremem »

Sam31

Associar resultados negativos ou positivos exclusivamente ao departamento financeiro é ridículo.

Que culpa tem a área de pagamento a fornecedores ou quem faz a submissão e pagamento dos impostos pelos maus ou bons resultados?

Um departamento financeiro é extenso e uma função de suporte à gestão. Áreas como Controlo de Gestão dão suporte em termos de elaboração de orçamentos, forecasts e análises de desvios, com base em informação, estratégia definidas pelas várias áreas da empresa. Identificam risco e oportunidades aos planos em vigor, não inventam a previsão de vendas ou de resultados para um determinado ano.

toto1100

Temos alguém de dentro da empresa que já referiu aqui neste tópico 2 vezes que a distribuição de prémios foi imoral, injusta, com falta de ética e que potencia conflitos laborais e divisão entre trabalhadores. E há uns "palpiteiros" de fora da empresa que continuam a dizer que não há nada de errado porque na empresa deles bla bla bla.

Isso é dito em todas as empresas por quem nao recebe os bonus. A TAP pode ter muito a mania que é especial (relembrar aquelas discussoes sobre ser "impossivel" integrar carreiras da PGA na TAP, como se fosse a 1a empresa que comprou outra na historia), mas é uma empresa como as outras. Nao foi a primeira empresa, nem certamente sera a ultima, em que algum funcionario que nao gostou da politica de bonus divulgou quem os recebeu.
E tambem nao disse em lado nenhum que os bonus era acertados ou nao (nao andei ilegalmente a ler avaliacaoes de desempenho de terceiros para sequer poder comentar isso). So comentei os argumentos que estao a ser utilizados.

E esse criterio de que foi dito aqui entao ninguem pode comentar é muito giro (para que raio serve o forum entao?! Criem um blogue sem comentarios).
Tambem ha gente que continua a nao perceber a diferenca entre bonus e distribuicao de lucros e acha necessariamente que nao podem ser coisas diferentes. Tambem nao podemos comentar? Tambem nao se pode comentar haver gente a achar estranho premiar individuos em vez de grupos?
« Última modificação: 06 de Junho 2019, 14:01:25 por toto1100 »

TAP153

Sejam justos ou não, espero que tenha havido um critério na atribuição destes prémios e que estes tenham sido determinados no âmbito de um processo avaliativo, de qualquer forma custa-me a acreditar que apenas 180 funcionários tenham atingido estes critérios.

Quais serão as consequências destes prémios no universo dos restantes não premiados? Será que estaremos em breve a assistir a uma onda de greves? Até porque eu acho que em condições normais a TAP não irá atingir lucros este ano.

Há um caso no setor empresarial do estado que deveria ser exemplo, a CGD, que apenas em 2018 distribui prémios pelos seus trabalhadores depois de um hiato de 9 anos, anos em que o grupo apresentou prejuízos e, mesmo assim, gerou problemas internos porque nem todas as empresas do Grupo CGD foram deficitárias nesse período.

Abraço

Scarto

Associar resultados negativos ou positivos exclusivamente ao departamento financeiro é ridículo.

Que culpa tem a área de pagamento a fornecedores ou quem faz a submissão e pagamento dos impostos pelos maus ou bons resultados?

Um departamento financeiro é extenso e uma função de suporte à gestão. Áreas como Controlo de Gestão dão suporte em termos de elaboração de orçamentos, forecasts e análises de desvios, com base em informação, estratégia definidas pelas várias áreas da empresa. Identificam risco e oportunidades aos planos em vigor, não inventam a previsão de vendas ou de resultados para um determinado ano.

Area financeira foi um exemplo (talvez não o melhor). Contudo como já referiram aqui, o que fizeram foi apenas criar uma guerra desnecessária dentro da empresa, com pessoas a receberem prémios por motivos que nada tiveram haver com trabalho ou objectivos ou que lhe queiram chamar.

Exemplo curioso, fazem ideia de quantos trabalhadores na linha da frente(mecanicos, auxiliares,etc) receberam prémio?

toto1100

Exemplo curioso, fazem ideia de quantos trabalhadores na linha da frente(mecanicos, auxiliares,etc) receberam prémio?

Diz la. E diz tambem quantos é que tem um contrato onde estao previstos bonus por objetivos pessoais.

New Engine Option

Mas alguém ainda acredita que num universo de mais de 32 mil trabalhadores, apenas 180 cumpriram objetivos e por isso foram reconhecidos por 'mérito' e com quantias avultadas de dinheiro?
E todos os outros? Alguns recebem meras medalhas ou papéis por se distinguirem na sua área, outros recebem prémios de 110 a 10 mil euros... Por favor...
Digam o que disseram: para mim acho uma imoralidade, uma falta de consideração com todo o universo da empresa e uma falta de ética. E até acho pouco transparente porque não se sabe a totalidade das pessoas premiadas nem em que é que se distinguiram de forma tão extraordinária para destoarem de um universo tão vasto de pessoas. É a minha opinião meramente. Cada um tem direito à sua.
Só espero mesmo que isto não traga problemas laborais futuramente. E vamos ver se para o ano, se a pontualidade correr efectivamente tão bem como até aqui, se todas as pessoas envolvidas na operação diária também receberão prémios de mérito monetários significativos, dado que pontualidade impede a empresa de gastar milhões em indemnizações e ter prejuízos avultados, motivo esse invocado (o da distinção por terem impedido a empresa de ter ainda mais prejuízos) pela empresa para a atribuição de tais prémios este ano. E por aqui me fico, pois não vou alimentar tópicos incendiários.
« Última modificação: 06 de Junho 2019, 12:58:39 por New Engine Option »

Scarto

Diz la. E diz tambem quantos é que tem um contrato onde estao previstos bonus por objetivos pessoais.

Contratos por objectivos? A não ser que andem a esconder contratos, os acordos laborais não o permitiam...

Zero, zerinho, bola. Receberam uns chefes de departamento, concerteza de todo o trabalho que tiveram ou não..

Não entendo esta defesa acérrima de algo que nunca devia ter acontecido nesta altura na Tap, mas isto sou eu( e não, não trabalho lá).

toto1100

Entao os contratos nao o permitem e estavam á espera de receber bonus?!  :o Os contratos so sao para cumprir quando da jeito?
Mas nao duvido que os acordos laborais nao tenham tal coisa. E nao sei porque, cheira-me que nao vai fazer parte de nenhuma exigencia futura. Ainda se corria o risco de se comecar a medir produtividade e promover as pessoas por merito, e la alguem quer essas coisas.

E nao trabalhas na TAP mas sabes "alguns departamentos a que essas pessoas pertencem, não atingiram obviamente os objectivos". Ou seja, anda alguem a dizer ca para fora quais eram os objetivos e se foram ou nao cumpridos. Mas isso nao faz nada para criar mau ambiente laboral, claramente.
« Última modificação: 06 de Junho 2019, 13:09:17 por toto1100 »

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
5 Respostas
830 Visualizações
Última mensagem 25 de Junho 2015, 00:15:26
por Spark
6 Respostas
726 Visualizações
Última mensagem 13 de Agosto 2015, 10:11:10
por Spark
4 Respostas