POLHAS

• Gosto de aviões
sobre a mulher do presidente da CML , 17 mil euros , menos os descontos deve de ter recebido 8 mil e poucos euros , acham mesmo que foi beneficiada por ser esposa do 'presidente da câmara , ja agora gostava de saber o salário da senhora , se calhar é de aquelas que têm um salário abaixo da média dos advogados da nossa praça.

Rex

E parabens a quem mandou divulgar a lista, deu mais uma enorme vitoria politica ao Costa. Se a lista foi mandada divulgar pelo PSD (nao espantava, achavam que o iam queimar com a questao da mulher do Medina) enterrarem-se de uma maneira que so visto.
[/quote]

Por vezes "divirto-me" nestas situações a tentar descobrir de onde e quando foi solta a lebre. E já houve umas vezes que foi sindicato, outras vezes é mais obscuro. Pelo que te recomendaria calma nessa análise "política". E desta vez não me parece sindicato.

A origem das primeiras notícias foi a agência LUSA no dia 4. Como já referi noutra circunstância, a agência Lusa é próxima do governo, o director Nicolau Santos foi nomeado pelo actual Governo.
O mesmo Nicolau Santos foi quem falou pela primeira vez nos prejuízos da TAP e da tensões/ruptura entre Estado e privados, com uma evidente obsessão contra Antonoaldo. Como foi falado aqui:
https://aviacao.pt/index.php?topic=4850.495
a propósito deste audio:
https://www.rtp.pt/play/p519/e392070/contas-do-dia

O que é que isto tudo significa? Não faço ideia... Possivelmente nada, ou muita coisa. Às vezes em política e negócios e estratégia,  aquilo que parece uma coisa até é o seu oposto.

Sei apenas que toda esta situação é péssima para a TAP.
E se até já divulgam listas completas desse género, wow, tá quase ao nível das tricas duma TAAG...

Cebola

Desconheço os cargos que cada um elemento da TAP que recebeu premio desempenha mas sou defensor do esquema premio por merito, sem duvida.
Se os mesmos foram bem ou mal atribuidos então deverá se questionar os gestores que atribuem os objectivos a atingir.
Também posso questionar possiveis politiquices ou compadrios, o que nada contribui para o bem estar laboral.
Eu como gestor na area dos serviços, todos os elementos são passiveis de obter premio por merito. Para alem do seu desempenho diario em termos de vendas, os mesmos são avaliados via reclamações/comentarios dos clientes, o que vem a descontar no referido premio.
Para alem dos elementos da linha da frente que dão a cara pela empresa no dia a dia, todos os restantes elementos tamebm recebem um percentual do bolo total de forma a incentivar o trabalho em equipa e espirito de entre ajuda. Os resultados após implementação cresceram substancialmente e os Claaim ratio abaixo dos 1,5%, o que é reconhecido como excelente.
Atenção que eu, gestor, quando os resultados da empresa não foram os melhores por força de decisões comerciais (posicionamento do produto) ou até mesmo por motivos naturais (ex. nuvem de cinzas em 2010), eu não recebi qualquer premio.
Resumindo, assumi a responsabilidade para o bem e para o mal da gestão quotodiana o que nada tem a ver com a restante equipa que efectivamente cumpriu com o que lhes foi pedido.
Como é obvio á elementos que recebem mais que outros, e deles muito abaixo da media. É justo? É, pois é o unico instrumento que possuo de fazer mover "as tropas".
Alguem aqui disse que um trabalhador já é pago para desempenhar bem as suas funções... verdade. Mas com a nossa legislação laboral, basta um colaborador cumprir os minimos e "está tudo bem". E entre esses minimos e real produtividade á uma distancia enorme, acreditem.

aviationlover

E parabens a quem mandou divulgar a lista, deu mais uma enorme vitoria politica ao Costa. Se a lista foi mandada divulgar pelo PSD (nao espantava, achavam que o iam queimar com a questao da mulher do Medina) enterrarem-se de uma maneira que so visto.

Citação
Por vezes "divirto-me" nestas situações a tentar descobrir de onde e quando foi solta a lebre. E já houve umas vezes que foi sindicato, outras vezes é mais obscuro. Pelo que te recomendaria calma nessa análise "política". E desta vez não me parece sindicato.

A origem das primeiras notícias foi a agência LUSA no dia 4. Como já referi noutra circunstância, a agência Lusa é próxima do governo, o director Nicolau Santos foi nomeado pelo actual Governo.
O mesmo Nicolau Santos foi quem falou pela primeira vez nos prejuízos da TAP e da tensões/ruptura entre Estado e privados, com uma evidente obsessão contra Antonoaldo. Como foi falado aqui:
https://aviacao.pt/index.php?topic=4850.495
a propósito deste audio:
https://www.rtp.pt/play/p519/e392070/contas-do-dia

O que é que isto tudo significa? Não faço ideia... Possivelmente nada, ou muita coisa. Às vezes em política e negócios e estratégia,  aquilo que parece uma coisa até é o seu oposto.

Sei apenas que toda esta situação é péssima para a TAP.
E se até já divulgam listas completas desse género, wow, tá quase ao nível das tricas duma TAAG...

Ora aí está já estão a chegar ao que eu disse, aquilo lá dentro está a ficar como gatos num saco, como eu disse anteriormente, eu sabia que esta situação que o Governo arranjou ia dar problemas, é que assim ninguém manda, deixavam estar como estava os 66% privados sem os mamões do Estado.
« Última modificação: 06 de Junho 2019, 20:43:05 por aviationlover »

VNE

Esta atribuição de prémios é tão feia que não há palavras para o descrever.

Vão gozar com o c@r@go

Icterio

• Melhor ter sorte do que perícia.
Tá na cara que esta atribuição de "prémios" são favores politicos.  Por acaso pensam que estes boys que lá andam vivem do trabalho?  Quando se tem políticos no payroll é assim que funciona.  Já tivemos tantos casos destes nas empresas ligadas ao estado (EDP, PT, etc).  Felizmente a comunicação social vai funcionando e aos poucos estas poucas vergonhas vão sendo cada vez mais difíceis de esconder.

Spark

• A internet nos dias de hoje são 2 veículos: o hypetrain e o hatewagon. ALL ABOARD!!!
O toto1100 está a no papel do Bruno no tópico do 737 Max, a defender o que não tem defesa.

O que é imoral não tem defesa, já devias saber isso. Com o devido respeito, naturalmente.

toto1100

Sim, é imoral. É isso mesmo. Trazer mortos para esta discussao é que de uma moralidade tremenda. Realmente.

Onde é que eu defendi o que quer que seja sobre este caso em particular sequer? É que eu não faço ideia se os bonus tem razao de ser ou nao, nem nunca comentei isso (e nem sequer quero saber, tal como nao quero saber da politica de pessoal de todo o resto das empresas). Alguns do que sabiam tudo é que em cada post dizem uma coisa diferente.
E lá  porque ha pessoas tem tao pouca noção do mundo que ate agora nunca tinham visto bonus por objetivos pessoais e duas pessoas no mesmo nivel hierarquico a terem bonus diferentes, eu nao tenho culpa.
« Última modificação: 07 de Junho 2019, 09:18:41 por toto1100 »

MightyMouse

Os acionistas privados que controlam a gestão corrente da companhia - assim ficou defendido na reversão da privatização decidiram atribuir prémios a 180 colaboradores.

A grande celeuma é terem-no feito num ano de prejuízo?

Talvez o façam porque olhem para um projeto mais longo e queiram recompensar quem se suplantou para que esse projeto possa ser realidade, servindo como motivação para que outros colaboradores o façam no futuro.

Nós (portugueses) olhamos para o imediato. Não somos capazes de ver um projeto empresarial a longo prazo.

As maiores empresas do mundo nunca poderiam ter nascido em Portugal, pois ao fim de 2 anos estariam encerradas.

Não haveria a Amazon, a Apple ou a Tesla que deram prejuízos consecutivos durante muitos anos.

A TAP deu 100M de prejuízo em 2018, se calhar daqui a 3 anos está a dar 500M de lucros...  Ninguém compra dezenas de novoa aviões se não tiver esta ambição e planeamento.

Flyz

Se fosse tao linear, não tinham problemas em serem transparentes e   revelar os "objectivos" atingidos e o porque dos valores avultados.

toto1100

Se fosse tao linear, não tinham problemas em serem transparentes e   revelar os "objectivos" atingidos e o porque dos valores avultados.

Que absurdo. Desde quando é que uma empresa anda a revelar os objetivos que os funcionarios atingiram ou deixaram de atingir? O que interessa para os accionistas sao os objetivos da empresa e do conselho de administracao, nao sao os dos funcionarios.
Isto realmente é o ultimo reduto do comunismo na Europa Ocidental.
« Última modificação: 07 de Junho 2019, 06:50:41 por toto1100 »

eascensao

Segundo informações vindas a público a propósito ou em consequência da polémica, a política de prémios e incentivos implementada na TAP com o acordo dos sindicatos terá uma componente empresa, uma componente departamento e uma componente individual.

A primeira percebe-se fácilmente e será a mais comum, ao serem atingidos determinados resultados ou objectivos os trabalhadores da empresa são premiados, de forma igual ou proporcionalmente ao seu ordenado (existem as duas opções sendo que na primeira são particularmente mais beneficiados os de salário mais baixo).

A segunda também se percebe porquanto independentemente dos resultados globais da empresa um (ou mais) departamentos pode(m) ter atingido os seus objectivos ou ter conseguido para melhorar os resultados da empresa.

Já o terceiro ... criar uma política de prémios individuais é, à partida, minar o objectivo do trabalho em equipa e privilegiar o trabalho individual ... se o empregado x ou y durante o ano teve um desempenho excepcional, premeie-se também a titulo excepcional e não segundo uma política pré-estabelecida.

Mas, e postas estas premissas, existe realmente uma pequena questão moral quando a empresa em questão é maioritáriamente estatal e teve um prejuízo avultado. É verdade que determinados departamentos (ou pessoas) podem ter atingido os seus objectivos e terem contribuído para que o prejuízo não fosse (muito) maior ... mas é também verdade que os prémios aumentaram o prejuizo da empresa.

Quando existem inúmeras queixas de insatisfação de clientes pelos atrasos no pagamento das indemnizações devidas e resolução de processos ... não fica bem ver/ler que foram pagos prémios cujo valor daria para liquidar todos ou quase todos esses processos.

E, volto a frisar, porque é uma empresa maioritáriamente de todos nós.

toto1100

Sim, muito melhor do que ter politicas pre-estabelecidas de bonus é deixar isso ambiguo para funcionar á base do amiguismo com os chefes a "titulo excecional". Realmente deixar espaco para a graxa é que promove o trabalho em equipa.

E se nao se pode premiar o desempenho individual, suponho entao que os funcionarios devessem ter todos os mesmos salarios. Que se tens salarios diferentes, é porque o que cada funcionario da á empresa é tambem diferente. Se calhar deviamos aplicar isso a todas as empresas em que o estado é accionista; 2 salarios minimos para todos e estava feito.
« Última modificação: 07 de Junho 2019, 07:27:39 por toto1100 »

filipe guerreiro

Agora percebe-se porque razão a TAP,aqui há uns anos foi confrontada com prejuízos e necessitou de intervenção de privados.

filipe guerreiro

Outra coisa que eu não percebo e pode ser que alguém me consiga fazer elucidar:

Se a mudança para os privados foi tão boa tão boa,porque razão agora TAP necessita de empréstimos obrigacionistas,tais como a nova campanha dos 4% de remuneração do anúncio que está a passar?

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
5 Respostas
806 Visualizações
Última mensagem 25 de Junho 2015, 00:15:26
por Spark
6 Respostas
689 Visualizações
Última mensagem 13 de Agosto 2015, 10:11:10
por Spark
4 Respostas
902 Visualizações