Icterio

• Melhor ter sorte do que perícia.
Para quem está sempre a falar mal da TAP e também de má gestão, fiquem sabendo que mesmo em ano de prejuízos (2018) foi possível pagar 1,17 milhões de euros em prémios a 180 trabalhadores.  Digam-me lá se isto não é uma gestão fantástica?...

nunopinheiro

Será que sinto o perfume de uma figura de estilo ;).

Simonsays

• Não há ventos favoráveis se não sabes para onde vais
E que acham de facto disto ?
Num ano que se faz/pede um empréstimo obrigacionista e se anunciam prejuízos AVULTADOS, como se justifica esta atuação ?
Sem aparente critério ?

toto1100

As pessoas que trabalham em empresas que dao prejuizo nao tem direito a receber salário, é isso?

aviationlover

Realmente não se percebe, a mim cheira-me que não veio da parte dos privados...

Pode não dizer nada, já sei que me vão chamar de maluco, estupido e mais alguma coisa, mas digam-me uma coisa, quando a TAP no ano que deu lucro já estava com este nem carne nem peixe ou ainda eram só os privados?

Bremem

Não se pode olhar para a TAP como uma empresa como as outras. Os prejuízos ali são boa gestão, e qualquer prémio é merecido.
É evidente que qualquer trabalhador gosta de ser "acarinhado" e o modelo de gestão sul americano é muito eficiente na área de aviação.
O empréstimo obrigacionista é a cereja no topo do bolo. Temos de lá ir todos com o coração. Pouco interessa o retorno e o risco do investimento. O que interessa é ajudar o "clube" ... perdão a TAP.

Hawks

Daqui a pouco estão a dizer que a mulher do Medina só recebeu 17.000 euros por ser quem é e não pelo mérito no seu 1o ano de trabalho. Ou que os prémios mais altos foram para "boys". Deixem-se de conspirações!

toto1100

Voces se tem fontes para dizer que os premios foram dados por resultados financeiros se calhar davam detalhes. É que assim so fazem figura de ressabiados sem nocao do mundo (se veem o que se passa nas startups - grande maioria abre e fecha sem ter dado €1 de lucro; montes delas com financiamento do Estado - em termos de bonus ate vos da um ataque, se acham que pagar menos de 0.1% das receitas em bonus aos trabalhadores é assim tao escandaloso).
É que receber premios e receber distribuicao de lucros sao coisas um bocadinho diferentes. Ou defendem que os trabalhadores nao devem ser pagos ate a empresa dar lucro? É isso?
E é duvidoso que 180 trabalhadores sejam todos membros do conselho de administracao nomeados pelo estado.
« Última modificação: 06 de Junho 2019, 09:30:20 por toto1100 »

New Engine Option

Os trabalhadores têm os seus salários. Não deviam receber prémios em ano de prejuízos. Principalmente quando há outros assuntos de foro interno que envolvem aumentos para certas classes e não foram em frente alegando não existir dinheiro nem disponibilidade para tal. Se as pessoas devem ser premiadas? Obviamente que sim. Agora só o deverão ser quando há espaço para isso. Além de ser uma injustiça, gerar conflituosidade laboral (que está administração tanto se gaba de ter afastado), traz problemas éticos e morais. Por este assunto, dos prémios acumulados em anos sucessivos de prejuízos, creio estar ou esteve Fernando pinto a ser investigado pelas autoridades.

António Costa

Os trabalhadores têm os seus salários. Não deviam receber prémios em ano de prejuízos. Principalmente quando há outros assuntos de foro interno que envolvem aumentos para certas classes e não foram em frente alegando não existir dinheiro nem disponibilidade para tal. Se as pessoas devem ser premiadas? Obviamente que sim. Agora só o deverão ser quando há espaço para isso. Além de ser uma injustiça, gerar conflituosidade laboral (que está administração tanto se gaba de ter afastado), traz problemas éticos e morais. Por este assunto, dos prémios acumulados em anos sucessivos de prejuízos, creio estar ou esteve Fernando pinto a ser investigado pelas autoridades.

Citando um "famoso" humorista: "Não havia nexexidade..."

Sam31

Bom dia

Eu acho que se politiquiza demais estas situações. Há uns anos atrás era a noticia que a TAP estava a renovar a frota automóvel... bom se na altura os rentings estavam a terminar haveria que renovar, o que a comunicação social não disse é que em muitos casos se trocaram audi's pòr citroen's.

Neste caso, tal como disse o toto1100, prémios e distribuição de lucros são coisas diferentes. Se um determinado departamento atingiu os objectivos que foram estabelcidos no início do ano e ligado ao atingimento há um prémio então esses empregados terão direito a ele. Haverrá departamentos que atingiram os obejectivos e outros não, por isso uns recebem e outros não.

Sem sabermos os detalhes de quem recebeu e porquê recebeu, não podemos comentar.

Onde posso criticar é se a administração recebeu prémios ou não, porque aqui os seus objectivos deveriam estar directamente ligados ao atingimento de resultados vs Orçamento e vs ano anterior.

toto1100

Exato. Eu nos trabalhos onde tive bonus, era sempre relativos ao meu trabalho, nao relativos á situacao da empresa. Em alguns casos havia bonus relativos á empresa em cima dos bonus pessoais, mas nunca tive nenhuma situacao em que so houvesse bonus relativos á empresa (houve um caso em que nao havia bonus e o patrao no fim do ano decidia se dava algum extra aos trabalhadores; mas nao fazia ideia se a empresa estava boa ou nao, nao nos diziam o criterio).
Em montes de casos, as empresas ate podem nem ter interesse em dar bonus relativos á situacao geral da empresa porque isso obriga os patroes a darem detalhes sobre como andam a empresa no geral, o que eles normalmente nao gostam de fazer - maioria dos trabalhadores tem nocao de como andam as coisas (se despediram 25% dos trabalhadores e o ultimo contrato veio ha 6 meses, dificilmente as coisas estarao muito boas), mas é dificil saber exatamente o que se passa.

Os maiores bonus que recebi (um ano chegou a ser 50% do salario que recebi ao longo de um ano) foi numa startup que nos 7 anos que esteve aberta (nao estive la o tempo) todo, nunca deu €1 de lucro. E recebeu uma fortuna em fundos do IAPMEI e fundos comunitarios ao longo dos anos (como recebe qualquer empresa que esteja a comecar e que saiba navegar esses subsidios).

Sinceramente, achar que so pode haver bonus se houver lucros revela bem o provincianismo do tecido empresarial portugues. Nao é assim de todo que funcionam as empresas (de jeito) hoje em dia e nao é assim que se promove a produtividade dos trabalhadores ("porque é que me hei-de esforcar, se os caloes dos meus colegas nao fazem nada e nao passamos da cepa torta?").
« Última modificação: 06 de Junho 2019, 11:13:31 por toto1100 »

CS-TTK

• Moderador
Se um determinado departamento atingiu os objectivos que foram estabelcidos no início do ano e ligado ao atingimento há um prémio então esses empregados terão direito a ele. Haverrá departamentos que atingiram os obejectivos e outros não, por isso uns recebem e outros não.

Onde posso criticar é se a administração recebeu prémios ou não, porque aqui os seus objectivos deveriam estar directamente ligados ao atingimento de resultados vs Orçamento e vs ano anterior.

Concordo em pleno com a sua visao!

Ate acrescento que ate e comum o premio ter uma componente associada ao desempenho global da empresa e outra componente associado a performance do departamento. Desta forma o esforco de um departamento e compensado mesmo que no global a empresa nao tenha sido lucrativa evitando a desmotivacao do departamento, mas nao tendo um premio tao bom como seria o caso se a empresa tivesse bons resultados globais.

(Isto sem estar a dizer que esta situacao aconteceu ou deixou de acontecer no caso particular da TAP, pois nao tenho informacao que me permita inferir tal coisa)
« Última modificação: 06 de Junho 2019, 11:16:32 por CS-TTK »

Bremem

Talvez o debate se deva centrar não tanto nos prémios em ano de prejuízo, mas sim em saber se todos os que tiveram bons desempenhos foram premiados.

Scarto

A questão aqui é que não foram departamentos, foram pessoas individuais...

E alguns departamentos a que essas pessoas pertencem, não atingiram obviamente os objectivos.

Agora pergunto, tambem porque os prémios  foram entregues quase exclusivamente a departamentos do "back office"?
E já agora, com prejuizo de 118milhoes pessoal do departamento de finanças merece prémio?
« Última modificação: 06 de Junho 2019, 11:41:24 por Scarto »

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
5 Respostas
837 Visualizações
Última mensagem 25 de Junho 2015, 00:15:26
por Spark
6 Respostas
734 Visualizações
Última mensagem 13 de Agosto 2015, 10:11:10
por Spark
4 Respostas