aviationlover

Mas Filipe o que eu penso sobre o Estado nas empresas é que são uns mamões, há pessoas aqui não concordam com o que digo, com isso posso bem, tenho direito à minha opinião e sempre tive a mesma, mas o que é certo é que há 40 anos a que TAP é poiso de abutres, diga-se boys e afins e que pululam dentro daquela empresa, alias vê-se em tudo que seja empresa publica, mas na TAP foi e continua ser um abuso, tive uma réstea de esperança que iam acabar os mamões mas não continua, mas podem-me dizer ah e tal no privado também podia acontecer, bom nesse caso digo ok pode acontecer, mas a empresa é privada, pode definir o seu futuro como quiser.

Icterio

• Melhor ter sorte do que perícia.
Não me parece que a meritocracia ou a atribuição de bónus seja a questão, que são boas práticas de incentivo.
A questão é a "quem" e "porquê", principalmente em ano de prejuízos.  A mulher do Medina?... hummmmm.... 
Não sentem aquele aroma inconfundível de favor político pelo manhã?...
Isto sim, faz me lembrar a União Soviética.

Rex

A mulher do Medina é a árvore ou é a floresta? Não sei... começo até a desconfiar que a senhora é uma espécie de cordeiro para sacrifício numa guerra de interesses internos e externos.
O problema é que tudo isto intoxica a empresa, a opinião pública, temos de regresso a política com a esquerda a atirar-se aos privados, a direita a atirar-se à reversão, os noticiários e jornais com estes temas, o desfile de sindicatos, o regresso das dezenas de opinadores que tanto falam de aviação como de futebol ou plantação de tomates mas que afinal não percebem um corno de nada. O circo está montado.

Major Alvega

Um dos visados é o director do markting. Ora o markting da TAP antes deste senhor entrar na companhia era simplesmente inexistente. Este senhor e reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho. Alem disso basta ver que a TAP passou a estar em todo lado, desde o instagram ate aos autocarros que circulam nas ruas da capital dos estados unidos da america.
Outro dos visados "so" conseguiu aumentar exponencialmente a receita, outro ainda conseguiu fechar um cancro chamado VEM de POA.
O sistema de bonus nao começou na TAP neste ano.. esta o escândalo... deve dar alguma azia ver uma companhia que estava com a sentença de morte assinada, surgir forte e em forte expansão (atenção que ja critiquei aqui algumas opções desta gestão neste mesmo fórum).

A questão é que isto e tudo politico... Os "cor de rosa" e seu capangas adoram a mediocridade... é bom ter um estado controlador em todos os sectores para depois se poder jogar ao jogo das cadeiras com os amigos que vão rodando de um lado para o outro sempre mantendo o tacho... e o contribuinte (que é subsidiado e bombardeado com noticias encomendadas) la se vai revoltando mas, mais importante, pagando..

Agora vamos la analisar a coisa... É no mínimo questionável, para ser simpático, que esta não noticia saia na altura em que a companhia lança uma oferta obrigacionista a procura de investimento privado... Isto soa mal para as gentes da foice e do martelo. Custa ver que se a coisa corre bem fica a prova que os privados conseguem gerir a companhia como nenhum governo a geriu. Alem disso, uma companhia com crescimento e bem gerida gera interesse e havendo interessados a TAP sai da orbita dos estado, ficando o estado sem menos um utensílio para o jogo das cadeiras (depois começa a ser muita gente para poucas cadeiras).

Ja agora qual foi a fonte da noticia? Agencia lusa certo!? pois.... e o governo não sabia do programa de bónus!? e eu sou o pai natal...

Resumindo, circo... Temos que ter circo... temos eleições a porta, a CP esta nas ruas da amargura com os comboios em ruptura, a saude esta num estado deplorável, as estradas estão cheias de buracos, a divida publica continua a subir, o berardo afinal foi apadrinhado pelos políticos, vem ai os incendios... pronto.. a nossa indignação como contribuintes são 1 milhão de euros pagos em bónus.

Este pais dificilmente terá solução. Mas segundo o Marcelo "somos os melhores do mundo"! Pois somos, mas é la fora e orientados por "outras gentes" porque ca dentro isto é de facto uma comedia... uma triste comedia,

MA

MannyV

obrigado MA gostei da sua descricao do pais! concordo plenamente.

Joao Morais

Das declarações várias, gostei particularmente da referência aos 703M de euros com gastos de pessoal. Por curiosidade fui ver o último R&C e, excluindo prestações sociais, são 530M para um universo de 10 mil pessoas. Um salário médio de 50 mil euros anuais, interessante para a realidade portuguesa.

TAP153

Não se pode comparar o nível de exigência técnica de funcionários de uma companhia aérea com outro tipo de profissões com menos exigência técnica.

Eu geralmente faço sempre esta pergunta, estaria tranquilo a ser operado por um médico que ganha o salário mínimo? Ou voar num avião pilotado por profissionais a ganhar o salário minino? A minha resposta é não, de maneira nenhuma.

Abraço

Cebola

Tambem temos de considerar o nivel de procura por quadros tecnicos existente atualmente na aviação, incluindo pilotos e restantes tripulantes, o que impulsiona os niveis de oferta por parte das companhias aereas.
Mas tambem devera haver quem esteja sobre remunerado, a começar pelas nomeações politicas que pouco ou nada podem contribuir em termos tecnicos à companhia.
Aqui ja estarei a expor a minha costela anti poleiros públicos...

nlopes

Das declarações várias, gostei particularmente da referência aos 703M de euros com gastos de pessoal. Por curiosidade fui ver o último R&C e, excluindo prestações sociais, são 530M para um universo de 10 mil pessoas. Um salário médio de 50 mil euros anuais, interessante para a realidade portuguesa.

Esse valor deve incluir IRS?  Ou seja, o ordenado médio deve ser quase metade desse valor.

Joao Morais

Não se pode comparar o nível de exigência técnica de funcionários de uma companhia aérea com outro tipo de profissões com menos exigência técnica.

Eu geralmente faço sempre esta pergunta, estaria tranquilo a ser operado por um médico que ganha o salário mínimo? Ou voar num avião pilotado por profissionais a ganhar o salário minino? A minha resposta é não, de maneira nenhuma.

Abraço

Concordo a 100%. Agora a TAP não é só pilotos e cabine, e não só a eles se exige responsabilidades (e logo por aí ambos são incomparáveis entre si) e aí e que reside um dos problemas: esse valor de salário médio é, na realidade da TAP, o equivalente àquele famoso exemplo académico “se eu comer dois frangos e você não comer nenhum, em média ambos comemos um frango”.

FLopes

POLHAS

• Gosto de aviões
pois é com esta listagem espero que não continuem a dizer que são os Boys que receberam

vabrant

Pessoalmente acho absurdo e de mau gosto, com cheiro pidesco mesmo, a divulgação de listagens com nomes. Está obviamente aberta a "caça às bruxas". Isto sim é imoral e vergonhoso. Enquanto isto, não se divulga a tal lista de grandes devedores aos bancos intervencionados com dinheiros públicos. Ano de eleições, cortinas de fumo, para se esconder o que não interessa noutras áreas.
« Última modificação: 08 de Junho 2019, 21:43:50 por vabrant »

GoncaloRibas

Spark

• A internet nos dias de hoje são 2 veículos: o hypetrain e o hatewagon. ALL ABOARD!!!
"Mal entendido?"

Então está bem.
« Última modificação: 08 de Junho 2019, 22:43:27 por Spark »

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
5 Respostas
817 Visualizações
Última mensagem 25 de Junho 2015, 00:15:26
por Spark
6 Respostas
705 Visualizações
Última mensagem 13 de Agosto 2015, 10:11:10