Cebola

  • Mensagens: 327
https://www.flightglobal.com/news/articles/mitsubishi-finalising-deal-for-acquisition-of-crj-p-458714/

Com o C-Series na Airbus e com os Dash-8 a "voltarem" para a nova De Havilland Aircraft of Canada Limited, restava o programa CRJ.
Com a aquisição da Embaer pela Boeing, o acordo que a Mitsubishi tinha (tem) com os americanos deixa de fazer muito sentido.
Know how os canadenses têm para dar e vender, para alem das estruturas de apoio pos venda espalhadas um pouco por todo o mundo.
Para alem de que é uma excelente saida dos problemas financeiros da Bombardier, é um excelente desfecho dos processos entre empresas (espionagem e afins) que demoraria a ter fim á vista.
« Última modificação: 05 de Junho 2019, 11:13:40 por Cebola »


Cebola

  • Mensagens: 327
Especulando, e visto que o Mrj é um avião mais avançado que o Crj, será o fim deste modelo?
Tirando o Crj 1000, as restantes variantes são perfeitamente substituíveis, tendo como  vantagem o preço o Crj.

toto1100

  • Mensagens: 3556
Ou se, formos cinicos, abandonam o poco sem fundo que é o MRJ e vendem so o CRJ. :D

Acho que nao passou por aqui, mas a Bombardier tambem pos á venda as fabricas que tinha na Irlanda do Norte e em Marrocos. Estao mesmo a livrar-se de tudo que lhes sobra no setor aeroespacial. So vai sobrar o que? Os biz jets?
« Última modificação: 05 de Junho 2019, 16:16:24 por toto1100 »


Cebola

  • Mensagens: 327
;D

Sim, podem abandonar o Mrj mas isso seria uma ferida muito grande no orgulho japonês.
E diga-se que o avião avista-se como grande salto qualitativo atendendo as criticas desde o Farnborough do ano passado onde o Mrj voou para os presentes.
Realmente a Bombardier parece que irá se resumir aos biz.
Tambem não sabemos até onde vai o interesse da Mitsubishi.
O que é certo é que a Bombardier provou ser boa na matéria e colocou varios regional jets fantasticos, incluindo os C-Series, e a juntar ao cash japonês, podemos assistir a um futuro risonho.

AvGeekDiogo

  • Mensagens: 976
  • LHR/EGLL
    • Instagram das minhas fotos de Plane Spotting
Interessante é que a Bombardier tem (tinha?) um lawsuit contra a Mitsubishi Aircraft Cooperation America devido a perda de funcionários para o programa MRJ (também acusam a Mitsbuishi de roubar 'trade secrets')...

Duvido abandonarem o MRJ.. Podem é vir usar tecnologia dos CRJs para melhorar o MRJ, mas com os atrasos que o programa tem sofrido nos últimos anos, não sei não..

toto1100

  • Mensagens: 3556
Eu estava a gozar, claramente que nao iriam fazer isso.
Embora provavelmente seria a melhor ssolução em termos financeiros.

Cebola

  • Mensagens: 327
Julgo que o Mrj já estará mais proximo de iniciar produção em serie.
E com a Bombardier on bord tudo ficará mais facil.
Em tempos li que um possivel acordo estaria a ser delineado por ambas as partes para dar fim aos processos judiciais. Infelizmente perdi rasto dessa noticia.
Este acordo era apontado pelo jornalista como a grande solução pois um completava a necessidade do outro. A Bombardier tem o Know how que a Mitsubishi precisa e esta tem o cash que a Bombardier não tem.
Pessoalmente, e pelo que tenho acompanhado, acho o Mrj um bom projecto e com o input dos canadenses, diria que ficará num produto a ter em conta.
O Crj já acusa os anos de projecto e não tem muito por onde evoluir. No entanto continua a ser um avião fantastico e muito bem recebido pelas varias empresas por este mundo fora.
A questão será até que ponto o Mrj poderá evoluir de forma a poder competir com os varios players (e bons) do mercado. Será que o conseguem "esticar" para ganhar modelos concorrenciais ao E190 e E195 (nem falo do A220-300)?

toto1100

  • Mensagens: 3556
O MRJ provavelmentetem é que conseguir ficar mais leve, nao esticar, para poder ser usado como regional nos EUA, devido as clausulas dos contratos dos pilotos.
« Última modificação: 06 de Junho 2019, 10:32:33 por toto1100 »


Cebola

  • Mensagens: 327

toto1100

  • Mensagens: 3556
O MRJ provavelmentetem é que conseguir ficar mais leve, nao esticar, para poder ser usado como regional nos EUA, devido as clausulas dos contratos dos pilotos.

Nem de proposito, foi anunciada uma nova versao do MRJ mais pequena para o mercado norte-americano: https://crankyflier.com/2019/06/13/mitsubishi-introduces-the-efficient-but-range-limited-spacejet-m100-for-the-us-market/

Cebola

  • Mensagens: 327
https://www.cnbc.com/2019/06/13/mitsubishi-expects-more-comfortable-regional-flights-on-new-spacejet.html?__source=sharebar|facebook&par=sharebar

Agora o Mrj é Space Jet.
Curiosa explicação sobre o mercado americano que o Toto ja havia mencionado.

toto1100

  • Mensagens: 3556
Com isto quem se lixou bem foi a Boeing-Embraer, que agora vai ter que ou fazer modificacoes no E2 para lhe tirar peso*, ou o mercado regional norte-americano ficara todo para a Mitsubishi.

* A Embraer estava a apostar que nao haveria nenhum aviao de nova geracao a cumprir as clausulas, por isso os pilotos teriam que acabar por aceitar modifica-las: https://www.flightglobal.com/news/articles/embraer-hopes-for-easing-of-us-scope-weight-limits-f-440722/ (noticia de 2017)

Cebola

  • Mensagens: 327
Pessoalmente aguardo com alguma expectativa pelo MRJ por ser japonês. É lhes reconhecida a sua fiabilidade e inovação.
Para alem de que a Mitsubishi já mostrou que vai até ao fim, embora com um custo já bem elevado.
Uma das vantagens que eles apontam no MRJ é o de menor tempo de rotação. E ao ver uma area de carga na traseira de 18m3 leva-me a crer que poderá facilitar estas mesmas rotações, o que é uma excelente vantagem.
Se irão utilizar sistema de contentores é algo que ainda não descurtinei.
Com esta jogada como mencionas, vem tornar o mercado novamente interessante.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
13 Respostas
1818 Visualizações
Última mensagem 02 de Janeiro 2017, 08:48:27
por ClearedForTakeOff
21 Respostas
3053 Visualizações
Última mensagem 13 de Janeiro 2017, 13:00:07
por ruialves
1 Respostas
689 Visualizações
Última mensagem 17 de Fevereiro 2017, 18:34:53
por FLopes
11 Respostas
1264 Visualizações
Última mensagem 10 de Outubro 2017, 00:07:39
por JB
3 Respostas
1335 Visualizações
Última mensagem 19 de Novembro 2017, 00:14:23
por Capitão do Fim

Total 98+0=98 ms, db 0 ms, php 98 ms