wingspan

• *famous last words*
Continua a ocorrer com frequência nos dias passados, tipicamente durante a descida.

AECM

Continua a ocorrer com frequência nos dias passados, tipicamente durante a descida.

Quando acontece dura toda a descida ou tende ser num espaço mais curto de tempo? Numa determinada aeronave tende acontecer em todas as descidas?

wingspan

• *famous last words*
Quando acontece a tripulação do cockpit tem procedimentos para obter o ar, que alimenta o ar condicionado, de fontes diferentes dos motores. Portanto uns poucos minutos de exposição no máximo,

Tem acontecido mais em alguns Neo do que outros.

Spark

• São 2 os veículos da internet nos dias de hoje: o hypetrain e o hatewagon. All aboard!!!
Que dados tens para afirmar que é grave?

Se afeta o bem estar de passageiros e tripulação e, pior que isso, não se sabe o que é, encaixa bem no perfil de "grave".

toto1100

O Correio da Manha nao diria melhor.

Spark

• São 2 os veículos da internet nos dias de hoje: o hypetrain e o hatewagon. All aboard!!!
Era para rir? Não teve piada...

Importante?
Sério?
Sem dúvida.

Perigoso?
Ainda não sabemos.
« Última modificação: 26 de Junho 2019, 09:52:40 por Spark »

OpsGuy

Para quem quiser saber mais sobre "fumes incidents", possíveis causas e efeitos sobre o ser humano, aconselho a leitura deste artigo do Aviation Herald: https://avherald.com/h?article=4b6eb830/0006&opt=0

toto1100

E que tem fumes a ver com este assunto?!

Era para rir? Não teve piada...

Nao era para ter piada. Tal como os "jornalistas" do CM, tu sabes praticamente nada sobre o que aconteceu e ja estas a concluir que é grave.
Afetar o "bem-estar" tanto pode ser uma coisa sem absolutamente impacto nenhum (mesmo que seja chata) como, no outro extremo, pode levar á morte (como o exemplo completamente aleatorio do post acima). So por si so nao diz absolutamente nada. Se me servem uma cerveja quente, se tenho fome e vem uma sandes com mortadela, ou se esta alguem ao meu lado com flatulencia, tudo isso afeta o meu bem estar. É grave isso tambem?

(Se vens com dicionários convém saber usa-los, esse "sério" como se ve pela palavra a seguir nao é o que estas a dizer; a nao ser que estejas a dizer que as pessoas da RR/airbus/tap tenham ficado com um ar serio ao saber disto)
« Última modificação: 26 de Junho 2019, 10:11:27 por toto1100 »

Spark

Pimenta no ** dos outros é refresco para mim.

AECM

Quando acontece a tripulação do cockpit tem procedimentos para obter o ar, que alimenta o ar condicionado, de fontes diferentes dos motores. Portanto uns poucos minutos de exposição no máximo,

Tem acontecido mais em alguns Neo do que outros.

Consegue associar se o cheiro a oleo ou outro tipo que quimico?

nunopinheiro

Bem nada que uma analise ao ar não deva resolver, pelo que se reporta parece ser qq coisa que tem efeito cumulativo, com tripulações a apresentarem mais queixas que os passageiros (cheira a reação alérgica em particular por não afetar todos da mesma forma) , eu não descartaria resinas de colas, talvez diferenças de pressão atmosférica tenham algum efeito sobre um composto especifico que se evapora numa condição de variação de pressão especifica com maior intensidade (justificando assim o problema na descida), seja como for quem percebe disto deve estar a fazer analises ao que se passa, de fora e em particular em cima de peças jornalísticas e casos anedóticos é muito difícil opinar.

Tomada do ar no motor parece-me difícil, é uma tecnologia muito bem cimentada e testada para isso, eu apostaria em algum composto novo nas resinas e colas.
O cheiro a novo é cheiro a resinas complexas no ar. não são a coisa mais saudável do mundo e adoram oxigeno.
« Última modificação: 26 de Junho 2019, 12:35:58 por nunopinheiro »

Joao Morais

Para além da especulação, existem alguns factos do domínio público. Um deles é o sindicato de pessoal de cabina ter voltado há um par de semanas com a questão da profissão de desgaste rápido, antes desta série de casos...

nfty

aviationlover

Joao Morais

Não é caso virgem na TAP o pretexto da segurança dos tripulantes alavancar negociações sindicais. Basta recuar a 2016.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
32 Respostas
6159 Visualizações
Última mensagem 12 de Junho 2015, 14:45:22
por alf2005
31 Respostas
4240 Visualizações
Última mensagem 26 de Fevereiro 2016, 07:55:52
por Spark