GoncaloRibas

Não vai entrar nenhum dos dois A330neo em operação hoje

António Costa

O Piloto nunca poderia ir à casa de banho c/ a mascara colocada independentemente do comprimento do tubo por uma simples razão: a porta do cockpit NUNCA pode ser deixada aberta; era uma quebra de segurança de todos os tamanhos...e era ridículo.

Já aqui referi que o cheiro terá a ver c/ óleos, evidentemente algo externo ao sistema de ar mas em que os sealings por uma ou outra razão poderão ter defeito e em algum ponto poderá haver infiltrações.

A Airbus já hoje veio afirmar, num artigo que li, que o sistema não tem nenhum defeito e como tal rejeita qualquer responsabilidade e que os cheiros poderão advir de multiplas razões.

Resumindo e baralhando, parece-me que existe um problema de juventude que está a ser empolado em demasia e que, por azar, calhou à TAP, como empresa de lançamento. Ganhou muita publicidade com isso mas também se expôs ao risco da publicidade devido aos tais problemas de juventude.

Mas como alguém sábio dizia: "Deixa-os poisar"

VNE

O Piloto nunca poderia ir à casa de banho c/ a mascara colocada independentemente do comprimento do tubo por uma simples razão: a porta do cockpit NUNCA pode ser deixada aberta; era uma quebra de segurança de todos os tamanhos...e era ridículo.

E para cúmulo do ridículo, ir ao WC com a máscara e tubo implicava deixar também a porta do WC aberta.

Ou... se calhar foi mesmo e afinal o cheiro não é do avião 🤣🤣🤣🤣🤣

Eu diria que é caso para vómitos e dor de cabeça 😝
« Última modificação: 27 de Junho 2019, 17:20:13 por VNE »

aviationlover

Já aqui referi que o cheiro terá a ver c/ óleos, evidentemente algo externo ao sistema de ar mas em que os sealings por uma ou outra razão poderão ter defeito e em algum ponto poderá haver infiltrações.

A Airbus já hoje veio afirmar, num artigo que li, que o sistema não tem nenhum defeito e como tal rejeita qualquer responsabilidade e que os cheiros poderão advir de multiplas razões.

Resumindo e baralhando, parece-me que existe um problema de juventude que está a ser empolado em demasia e que, por azar, calhou à TAP, como empresa de lançamento. Ganhou muita publicidade com isso mas também se expôs ao risco da publicidade devido aos tais problemas de juventude.

Mas como alguém sábio dizia: "Deixa-os poisar"

Nem a propósito encontrei este artigo, já é de 2009 mas é bastante atual, ok é de um jornal britânico, vale o que vale:

https://www.telegraph.co.uk/travel/travelnews/6839234/Boeing-787-Dreamliner-is-a-breath-of-fresh-cabin-air.html

PMCN

Está visto que nenhum forista comprou recentemente uma viatura com 0 km, no meu caso já tem 4 meses e ainda cheira imenso a plasticos(cheira a novo) o que não me incomoda até chega a ser agradavel  ;)

Saudações

toto1100

Se fosse so isso aconteceria nos 1000 e tal avioes que sao entregues todos os anos.

aviationlover

PMCN eu quando adquiri o meu carro cheirava a novo mas nunca me deu tonturas e vómitos, mas quando ligo o aquecimento no inverno e com a a passagem de ar no motor começo-me a sentir sonolento tanto que até tenho que ligar o modo recicle, isto é, não passar pelo motor, mas neste caso tenho que abrir um pouco a janela para renovar o ar dentro do carro, claro que os 2 têm desvantagens, não se pode ter tudo.

Nos aviões é a mesma coisa, tirando o dreamliner e possivelmente o A350, aqui não tenho a certeza.
« Última modificação: 28 de Junho 2019, 11:21:14 por aviationlover »

Byte Boador

Acho que toda a gente se está a esquecer que existem máscaras de O2 com garrafas portáteis. Normalmente são usadas pelo PNC ou para pax. Não estou a confirmar que foi isso que aconteceu mas apenas a referir que é possível...
“Success is not final, failure is not fatal.
It is the courage to continue that counts“

Winston Churchill

Rex

Encontrei uma apresentação interessante sobre contaminação do ar, na página 19 referem-se as muitas fontes que podem existir para este tipo problemas. Talvez haja uma falha algures.

https://www.fzt.haw-hamburg.de/pers/Scholz/Aero/AERO_PRE_DLRK2018_SolutionsToContaminatedCabinAir_18-09-05.pdf

jeropiga

bem, muito ja se disse sobre possiveis origens dos cheiros e mas disposicoes. o cheiro de oleo na cabine 'e muito caracteristico, cheira mal, como meias sujas ou o cheiro de cao molhado. E' cheiro estranho.

mas, ha uma abordagem que ainda nao vi aqui: a recirculacao de ar. Ora, como alguns saberao, um dos caminhos para aumentar a eficiencia dos motores e' tirar o minimo de bleed. O ar fresco vem da bleed dos motors ( estagios do compressor, obviamente).

quanto menos ar sair pela bleed, menos o motor gasta em termos de combustivel. No 787 e' zero, como sabemos, bleedless.

Ora o 330 NEO nao e' bleedless. portanto sistema classico.
Agora a pergunta... ate que ponto a bleed e' reduzida ao m'aximo, de forma a poupar combustivel? Num cenario de baixo caudal de bleed, haveria uma maior recirculacao e o ar ficaria mais sujeito a ficar viciado.

Outra questao... ( que se calhar ja foi respondido), ha alguma area fisica do aviao onde as pessoas fiquem mais afectadas ( PAX, PNC) , como por exemplo AFT section ( e o "belo" do Dutch Roll)? A ma disposicao napo sera uma coisa a nivel de sentido limbico?

pedferre

Bem estive a fazer as minhas pesquisas, e a pressão normal nos aviões com estrutura de aluminio é de 8000 pés, perto de 2400 e tal metros (a altura de Machu Pichu), só isso é suficiente para deixar alguma pessoas mal dispostas (principalmente as mais fracas), e fiquei a saber que apenas o A350 e B787 com estrutura de materiais compositos mais resistentes à humidade funcionam com uma pressão mais alta de 6000 pés, perto de 1800 metros, e mais humidade no ar 25% em vez de 20%.
Não fazia ideia que nas viagens de avião uma pessoa ia com tão pouca humidade no ar e com uma pressão tão baixa.
« Última modificação: 28 de Junho 2019, 14:07:39 por pedferre »

AECM

Bem estive a fazer as minhas pesquisas, e a pressão normal nos aviões com estrutura de aluminio é de 8000 pés, perto de 2400 e tal metros (a altura de Machu Pichu), só isso é suficiente para deixar alguma pessoas mal dispostas (principalmente as mais fracas), e fiquei a saber que apenas o A350 e B787 com estrutura de materiais compositos mais resistentes à humidade funcionam com uma pressão mais alta de 600 pés, perto de 1800 metros, e mais humidade no ar 25% em vez de 20%.
Não fazia ideia que nas viagens de avião uma pessoa ia com tão pouca humidade no ar e com uma pressão tão baixa.

O A380 também tem a cabine a rondar os 6000ft de pressão.

ClearedForTakeOff

• Moderador
    • Aviation Blog
Bem estive a fazer as minhas pesquisas, e a pressão normal nos aviões com estrutura de aluminio é de 8000 pés, perto de 2400 e tal metros (a altura de Machu Pichu), só isso é suficiente para deixar alguma pessoas mal dispostas (principalmente as mais fracas), e fiquei a saber que apenas o A350 e B787 com estrutura de materiais compositos mais resistentes à humidade funcionam com uma pressão mais alta de 600 pés, perto de 1800 metros, e mais humidade no ar 25% em vez de 20%.

O A380 também tem a cabine a rondar os 6000ft de pressão.
E o A350 também. Fuselagem feita compósitos tal como o 787, mas de peças anelares rebitadas e não peça única.
Num voo longo nota-se bem a diferença.

Spark

• São 2 os veículos da internet nos dias de hoje: o hypetrain e o hatewagon. All aboard!!!

O que é que isso quer dizer? Podem haver algum tipo de sintomas físicos nos pax?

pedferre

O que é que isso quer dizer? Podem haver algum tipo de sintomas físicos nos pax?
O que eu li é que a partir dos 2500 metros de pressão atmosférica começa a sentir-se a má disposição da altitude. Por isso os aviões são projetados para terem uma pressão interior o mais perto possível deste valor sem o ultrapassar (8000 pés). Mas num voo de longo duração corresponde a estar sujeito durante 10 ou mais horas (alguns voos) a uma pressão atmosférica igual a altitude de 2500 metros com muito baixa humidade de ar (à volta de 20% apenas) para não causar problemas de corrosão nos metais. Para pessoas mais fracas ou com problemas respiratórios estas viagens de avião não caem lá muito bem.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
32 Respostas
6121 Visualizações
Última mensagem 12 de Junho 2015, 14:45:22
por alf2005
31 Respostas
4227 Visualizações
Última mensagem 26 de Fevereiro 2016, 07:55:52
por Spark