nunopinheiro

O que a TAP precisa é de um aeroporto completamente novo em Alcochete com espaço suficiente para expansões futuras.
Uma ideia a ibéria AIG ali ao lado colocava em força cá a vueling nesse novo grande aeroporto assegurando assim o controlo integral do mercado ibérico bem como incrementando a posição do hub de Madrid face a concorrência, resultado.... caput TAP. era uma boa jogada não era ;).

Algum motivo tem a TAP para não querer esse grande aeroporto... Não devem perceber nada do assunto.

Portugal como investimento ficava com um aeroporto no cu do mundo e com menos trafego, mais contas para pagar, e assim que a tap estivesse devidamente enterrada a IAG pouco mais interesse teria que manter Lisboa como feder de Madrid...

O que a TAP percisa é de um aeroporto que cresça na medida da sua capacidade de investimento. Heck se quiserem mais espaço na portela liberalizem a venda e slots e a TAP compra estas a FR ou outra qq. Dava para duplicar a TAP

Tem piada que tirando a coisa das venda de slots é o que querem fazer, até parece que falam uns com os outros.
adivinho que no futuro a política de taxas da ANA seja menos simpática para NB e que a política de extimulo de rotas tenha algumas modificações empurrando algumas companhias para o Montijo e libertando slots para aparelhos mais lucrativos por slot.
alguns ate poderiam ver nisto mais espaço para a TAP crescer. ;)

Citação
E nesta questão aeroportuária, alguém que perceba um bocadinho do assunto sabe que o aeroporto se pagará a si próprio muito rapidamente e gerará lucro a partir daí. Falta conhecimento, visão de futuro e coragem aos nossos decisores.
Carece de prova.  Até digo mais. Se isso fosse verdade toda a santa terrinha estava a fazer mega aeroportos, afinal era fácil era meter o dinheiro que ele logo aparecia em receita, nem carecemos de estado para isso os privados + bancos faziam... Eles devem gostar de dinheiro, e no entanto nem aqui nem em lado nenhum se vê isso..
Estados falhados tem montes destes grandes investimentos estratégicos que haviam de ter receitas garantidas... Agora são pagos com inflação e teias de aranha.
« Última modificação: 26 de Junho 2019, 13:44:34 por nunopinheiro »

aviationlover

Esperem sentados, não há dinheiro, só se descobrissem um poço de petróleo.

Esse é o "argumento" de quem não tem argumentos e é do mais pobre e falacioso que existe. Não há dinheiro para fazer investimento reprodutivo, mas há dinheiro para deitar ao lixo.

A questão não é se há dinheiro, há dinheiro, e muito (Estado arrecadou em impostos 42 mil milhões de Euros em 2017). A grande questão é o que fazer com ele.

E nesta questão aeroportuária, alguém que perceba um bocadinho do assunto sabe que o aeroporto se pagará a si próprio muito rapidamente e gerará lucro a partir daí. Falta conhecimento, visão de futuro e coragem aos nossos decisores.

Há dinheiro? diga-me onde que eu vou lá a correr, eh pá vamos ver o aeroporto na portela com as obras que vão fazer dá para todos, vai ficar mais interessante, com os 2 piers  que terão bastantes mangas + o pier que existe atualmente a Norte, vai dar algum fôlego.

Flyz

"Tap compra Sata por 5 centimos" e utiliza as ilhas para hub .. agora a serio, e mais provavel que seja comprado por alguem da star-aliance, visto limitacao europeia so vejo a lufthansa, ou uma parceria, united, jet blue, azul.

aviationlover

Mas porque é que dizem que vai ser comprada? há indicios disso?

Rafael6

A minha modesta opinião acerca da visão a longo prazo da TAP é que vai precisar de um aeroporto para se expandir e não o vai ter.
O próprio DN referiu isso numa entrevista recente.
« Última modificação: 26 de Junho 2019, 21:35:49 por Rafael6 »

Faro1910

• És de Faro, és Farense

Algum motivo tem a TAP para não querer esse grande aeroporto... Não devem perceber nada do assunto.

Portugal como investimento ficava com um aeroporto no cu do mundo e com menos trafego, mais contas para pagar, e assim que a tap estivesse devidamente enterrada a IAG pouco mais interesse teria que manter Lisboa como feder de Madrid...

O que a TAP percisa é de um aeroporto que cresça na medida da sua capacidade de investimento. Heck se quiserem mais espaço na portela liberalizem a venda e slots e a TAP compra estas a FR ou outra qq. Dava para duplicar a TAP

Tem piada que tirando a coisa das venda de slots é o que querem fazer, até parece que falam uns com os outros.
adivinho que no futuro a política de taxas da ANA seja menos simpática para NB e que a política de extimulo de rotas tenha algumas modificações empurrando algumas companhias para o Montijo e libertando slots para aparelhos mais lucrativos por slot.
alguns ate poderiam ver nisto mais espaço para a TAP crescer. ;)

A visão do DN vai só até um horizonte de 5-10 anos. Nesse horizonte, a Portela melhorada (com ou sem Montijo) serve plenamente a TAP. Mas lembrem-se que, salvo erro, iremos passar de 40 para 48 slots/hora na Portela. Esses 8 slots adicionais, deverão ser distribuídos equitativamente pelas companhias atuais (TAP com cerca de 50%), mas alguns ficam obrigatoriamente reservados para novas companhias (regras Europeias). É evidente que serve para a TAP num horizonte de 10 anos, talvez até 15, mas a partir daí, mesmo com previsões pessimistas de crescimento, a Portela saturará e o Monitjo, existindo ou não, não será solução!

Quanto à descriminação que refere na atribuição dos slots, ela é ilegal e isso de prejudicar os NB não tem o mínimo sentido. E uma coisa tenho absoluta certeza. A Ryanair e a EasyJet, conforme já anunciaram não largarão 1 único slot na Portela, tirem isso da ideia. Era perder competitividade e dar margem de crescimento à TAP. Assim conseguem concorrer de forma direta e estrangular a TAP.

E qualquer descriminação de taxas terá efeitos limitados, porque:

1)- As taxas aeroportuárias representam apenas cerca de 5% dos gastos de operação de uma companhia aérea;
2)- Essa descriminação estaria hipoteticamente a beneficiar a TAP, mas seria bancada por esta, pois não é possível subir taxas só para a concorrência. De um modo ou de outro a TAP perderia.

Só 1 novo aeroporto (com capacidade de expansão), em Alcochete poderia responder às necessidades da TAP no longo prazo 30-50 anos. O resto são paliativos e empurrar com a barriga. Vamos gastar muito dinheiro na Portela e Montijo para em 2035 (otimisticamente) esgotarem. E depois vamos começar (de novo atrasados) a planear uma solução com futuro. Pelo meio vamos perder muitos passageiros e por em risco o nosso desenvolvimento económico e no final teremos 3 aeroportos (e apenas utilizaremos 1) e teremos gasto milhões inutilmente. Os espanhóis agradecem! :'(

Tomás Ribeiro

É de facto muito curioso como qualquer conversa neste fórum acaba no mesmo...

Tomás Ribeiro

Eu já nem digo nada, isto é falar contra uma parede... Sim sim bla bla o montijo não presta queremos um super hiper mega hub porque os espanhóis têm muitas pistas em Madrid e nós também queremos... Não vale a pena estar a repetir me. Quem quiser vá ao tópico do novo aeroporto e pode ver esta conversa a acontecer umas 17 vezes e a ter sempre o mesmo desfecho. Boas leituras

blue_monday81

Ainda bem que concordas comigo tentei fazer este topico para a malta desanuviar um pouco e falar daqui que gostavam de ver daqui a uns 10/20 anos numa visao de as coisas evoluirem. mas acaba sempre tudo no mesmo.

nunopinheiro

Em que ficamos é ilegal ou não ;) ?

O faro sabe muito bem que eu não disse isso que sugere que eu disse e por esse motivo logo em seguida rebate aquilo que efectivamente eu disse.

Que é que como em QQ mercado o preço é uma forma de ajustar este.
Se uma empresa for low-cost as taxas aeroportuárias serão uma maior percentagem dos custos do que para uma que não o é. Logo aumentar os custos uniformemente tem custos superiores para a que é low cost.. nenhuma gosta é claro mas... Algumas sofrem mais que outras...
Para além disso é do interesse da Ana que o Montijo tenha lá gente logo muito provavelmente vai propor taxas muito baixas lá genericamente (claro que interessa mais as lcc) mas só se libertarem slots em Lisboa para aparelhos mais lucrativos para a Ana...

Nada disto é ilegal simplesmente negócios e o próprio interesse da ANA. Se eu fosse um negociados da Ana era assim que vendia o meu peixe..

Ora bem o aeroporto neste momento tem 39 slots hora efectivas imaginemos que a TAP consegue aumentar a sua cota para os 65% temos assim que das actuais 19.5 movimentos hora para os tais 50% salta com os 48 e 65% para os 31.2 movimentos hora implicando assim que a frota aumente em mais de 40 aparelhos, onde é que a TAP tem dinheiro para isso? Sendo que na próximas década vai andar a pagar os que vieram agora???

Fonix desejava eu que simplesmente desse lucro em dois anos seguidos..

Mas pergunto eu ao Faro se abrisse agora um novo aeroporto que obrigatoriamente teria de ter 2 pistas e os correspondentes 80 movimentos hora como é que a TAP ocuparia  essas slots todas??? De forma a defender-se de lcc massivas no seus mercados feeder europeus, para o Atlântico sul??? A TAP já perde dinheiro na sua operação europeia com 80 slots era o fim da picada... A TAP não tem essa capacidade de investimento..

E se dentro de 20 anos abrirmos outra pista no Montijo??? A TAP poderia mudar a sua operação para la  caso careça de crescer...
« Última modificação: 27 de Junho 2019, 01:50:31 por nunopinheiro »

toto1100

Ja dizia o outro, é ilegal mas pode-se cometer.

Citação
isso de prejudicar os NB não tem o mínimo sentido   

Sim, onde é que ja se ouviu falar uma infraestrutura com recursos limitados tentar maximizar o seu uso.
« Última modificação: 27 de Junho 2019, 06:51:04 por toto1100 »

Faro1910

• És de Faro, és Farense
Gente, só digo mais uma coisa, pela n-ésima vez:

Capacidade de Expansão é DIFERENTE de um super-hiper-mega aeroporto.

Faro1910

• És de Faro, és Farense
Em que ficamos é ilegal ou não ;) ?

O faro sabe muito bem que eu não disse isso que sugere que eu disse e por esse motivo logo em seguida rebate aquilo que efectivamente eu disse.

Que é que como em QQ mercado o preço é uma forma de ajustar este.
Se uma empresa for low-cost as taxas aeroportuárias serão uma maior percentagem dos custos do que para uma que não o é. Logo aumentar os custos uniformemente tem custos superiores para a que é low cost.. nenhuma gosta é claro mas... Algumas sofrem mais que outras...
Para além disso é do interesse da Ana que o Montijo tenha lá gente logo muito provavelmente vai propor taxas muito baixas lá genericamente (claro que interessa mais as lcc) mas só se libertarem slots em Lisboa para aparelhos mais lucrativos para a Ana...

Nada disto é ilegal simplesmente negócios e o próprio interesse da ANA. Se eu fosse um negociados da Ana era assim que vendia o meu peixe..

Ora bem o aeroporto neste momento tem 39 slots hora efectivas imaginemos que a TAP consegue aumentar a sua cota para os 65% temos assim que das actuais 19.5 movimentos hora para os tais 50% salta com os 48 e 65% para os 31.2 movimentos hora implicando assim que a frota aumente em mais de 40 aparelhos, onde é que a TAP tem dinheiro para isso? Sendo que na próximas década vai andar a pagar os que vieram agora???

Fonix desejava eu que simplesmente desse lucro em dois anos seguidos..

Mas pergunto eu ao Faro se abrisse agora um novo aeroporto que obrigatoriamente teria de ter 2 pistas e os correspondentes 80 movimentos hora como é que a TAP ocuparia  essas slots todas??? De forma a defender-se de lcc massivas no seus mercados feeder europeus, para o Atlântico sul??? A TAP já perde dinheiro na sua operação europeia com 80 slots era o fim da picada... A TAP não tem essa capacidade de investimento..

E se dentro de 20 anos abrirmos outra pista no Montijo??? A TAP poderia mudar a sua operação para la  caso careça de crescer...

Esqueça, as lcc não vão largar 1 único slot na Portela. E vão tentar ganhar o que conseguirem.

Mas que conversa é essa dos 80 slots e a TAP ter de ocupar tudo? Que jeito?

2ª pista no Montijo é pura especulação. Se tal fosse possível (entenda-se viável), fazia-se já isso tudo no Montijo poupando-se investimentos avultados na Portela que terão um prazo de amortização limitado.

aviationlover

Fonix mas oh Faro já várias pessoas disseram aqui que não há capacidade financeira, vulgo não há dinheiro para megalomanias, e vem você dizer que não senhor há dinheiro, gostava de saber onde porque não é o que vejo, as cativações nos serviços publicos e empresas publicas continuam, veja-se o caso da CP, qualquer dia os comboios caem e já andam a reduzir comboios na linha de Sintra, isto o que é? não é falta de dinheiro? pensem um bocadinho e caiam na realidade.
« Última modificação: 27 de Junho 2019, 08:30:41 por aviationlover »

Faro1910

• És de Faro, és Farense
Fonix mas oh Faro já várias pessoas disseram aqui que não há capacidade financeira, vulgo não há dinheiro para megalomanias, e vem você dizer que não senhor há dinheiro, gostava de saber onde porque não é o que vejo, as cativações nos serviços publicos e empresas publicas continuam, veja-se o caso da CP, qualquer dia os comboios caem e já andam a reduzir comboios na linha de Sintra, isto o que é? não é falta de dinheiro? pensem um bocadinho e caiam na realidade.

Como eu disse, dinheiro há muito, 42 mil milhões de receita fiscal anual é muito, agora temos de decidir se queremos enterrar nos bancos, em PPPs, autoestradas, ou investir na Ferrovia e Aeroportos, como precisamos.

Eu não defendo gastar mais do que está previsto com Portela+Montijo numa 1ª fase de Alcochete (1 pista) e depois crescer com base nas necessidades. Provavelmente sairia mais barato até, essa 1ª fase. Megalomania é querer investir num lugar e daqui a 15 anos abandonar a infra-estrutura, ou alguém planeia ter 3 aeroportos em Lisboa?
Megalomania é investir mal.
« Última modificação: 27 de Junho 2019, 08:38:30 por Faro1910 »

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
7 Respostas
1335 Visualizações
Última mensagem 07 de Julho 2015, 21:54:49
por tareias77
0 Respostas
480 Visualizações
Última mensagem 15 de Novembro 2015, 13:03:05
por pampa14