ma_lppt

Em relação ao tempo de espera no controlo de segurança antes do embarque há uma cena muito engraçada no filme “Up in the Air” protagonizado pelo George Clooney (que faz o papel de passageiro frequente) que dá dicas preciosas ( uma delas acho que é ... se houver japoneses junta-te à fila deles )

Mas em Lisboa não podemos escolher a fila menos “problemática” pois há um segurança a encaminharmos para a fila menos cheia e podes apanhar um daqueles pax que acham que podem levar “a casa” para dentro de um avião

CS-TTK

• Moderador
“Up in the Air” protagonizado pelo George Clooney (que faz o papel de passageiro frequente)

Filme muito bom ;)

eascensao

Passageiro muito frequente no Terminal 1 do Aeroporto de Lisboa ...

A nova área de Check-In e Drop-Off no átrio central do Terminal 1 condiciona muitas vezes a circulação e a fluidez da mesma dos restantes passageiros que apenas pretendem chegar às restantes áreas.

A criação de áreas de check-in com letra associada facilitou a orientação dos passageiros e a busca pelos balcões correctos.

Nota-se uma melhoria significativa no acesso ao controlo de segurança de bagagem com pórticos de leitira de códigos de barras e códigos QR que normalmente estão a funcionar a 100%. O Fast Track é mesmo um Fast Track e funciona bem. O canal para pessoas com deficiência precisa de melhoria porquanto tem apenas um tapete e estes passageiros têm normalmente um controlo mais lento.

As novas máquinas do controlo de segurança de bagagem são mais rápidas na medida em que cada uma permite que 3 passageiros em simultâneo disponham de 2 tabuleiros cada um, sem que se atrapalhem, e são mais eficientes porque a imagem é melhor, não obriga à retirada dos pc e em caso de dúvida o tabuleiro é fotografado e desviado do curso normal para inspecção manual.

A área comum de espera epraça de alimentação encontram-se, a muitas horas por dia, sobrelotadas. Idem para os Lounge TAP e ANA, sendo que o Lounge TAP é dos melhores que encontrei na Europa (bons Dry Martini e razoáveis Negroni).

Recomendo vivamente que tenham nos smartphones a APP da ANA e da TAP se voarem em voo TAP porque ambas fornecem com alguma antecedência notificações não só quanto às portas de embarque, como alterações às mesmas e até atrasos.

No caso de voos Não Schengen os novos portais de leitura de Passaporte Electrónico e Cartão do Cidadão reduziram significativamente o tempo de espera.

---

O processamento de bagagem à chegada melhorou significativamente e o tempo de espera da bagagem está realmente menor. A este facto soma-se a questão de que o tempo médio da deslocação da porta ao tapete de bagagem aumentou (com excepção das portas centrais do Terminal 1) pelo que a sensação de espera também reduziu.

geoshina

Há uma semana eu fiz VIE-LIS-OPO com a TAP.

O desembarque foi na remota, no A330. Achei organizado e eficiente o trajeto até o terminal (e também estava ao lado do CS-TUK, o que pode ou não ter contribuído para a minha experiência positiva em uma remota lol )
A área comum estava bem lotada (lembra muito um centro comercial em época de saldos).
Discordo em relação ao lounge da TAP ser um dos melhores na Europa. :) Ele fica muito lotado principalmente por ser um único lounge que acomoda os passageiros dos vôos Schengen e não Schengen. As casas de banho não estavam a dar conta da quantidade de pessoas a fazer uso. É um excelente lounge fora da "hora de rush". Tentei adiantar meu vôo para o Porto, então tive que ir até o portão de embarque do vôo anterior (15a). Como não consegui acabei por retornar ao lounge, mas desta vez ao da ANA , que estava bem mais vazio e agradável.

O embarque do meu vôo LIS-OPO foi no portão 15. 

Tive uma experiência praticamente igual ao de outros aeroportos pela Europa.

AviationCH

Há uma semana eu fiz VIE-LIS-OPO com a TAP.

O desembarque foi na remota, no A330. Achei organizado e eficiente o trajeto até o terminal (e também estava ao lado do CS-TUK, o que pode ou não ter contribuído para a minha experiência positiva em uma remota lol )

Garantidamente que não era o A339N CS-TUK (Ainda está em TLS) ;)

geoshina

lol tens razão!

Foi o CS-TUF :)

CS-TUK

Uma vez que os meus últimos voos da Portela foram há cerca de ano e meio, não posso comentar alterações recentes; ainda assim há sempre algo que se pode acrescentar pelas experiências passadas: Em meu modesto entender, muito mais do que pela questão do serviço efectivamente prestado ao utilizador que em grande parte me parece similar ao de tantos outros aeroportos mundo fora com pontos fortes e fracos como em qualquer lado, a Portela perde pelo facto de ser um aeroporto que começa a ficar demasiado pequeno para as ambições da cidade e as suas reais e potenciais necessidades e por ter sido projectado ao longo do tempo quase como se de uma manta de retalhos se tratasse... Algo que, só mesmo uma nova infraestrutura de raiz poderia superar, mas como sabemos não há neste momento nem dinheiro, nem visão, nem vontade política para tal.

Permitam-me apenas mais uma nota: Surpreende-me a surpresa aqui no fórum com os autocarros da Carris ou da RL que por lá andam a transportar os pax de e para os aviões. Até há uns 5 anos atrás fazia LIS-BCN-LIS pelo menos umas 4 vezes ao ano e já nesse tempo eram os Mercedes Citaro da Carris; semelhantes aos que até há poucos meses atrás faziam regularmente carreiras como a 716; que faziam sempre o transporte dos pax! Se esses autocarros ainda por lá andam então eles serão pela certa sucatões pois que estão na frota desde o tempo da Expo'98!...

Permitam-me apenas um aparte: Se alguém pensa que esses são os piores sucatões da Carris, desenganem-se!... A Carris tem, se não estou em erro, uns Volvo com cerca de 15 anos, como os que ainda hoje fazem a 726... Que ainda conseguem estar em pior estado de conservação do que esses Citaros que até eram um "luxo" quando colocados lado a lado!...

Enfim: Tudo bem que a Groundforce subcontrate o serviço de autocarros a quem tem capacidade para formar, certificar e contratar motoristas e técnicos e gerir esse tipo de material circulante... Mas, sinceramente: Basta ir até BCN para se perceber como as coisas podem ser diferentes. Este tipo de contratos deveria forçosamente impor a adequação dos autocarros ao serviço prestado. Citaros com mais de 20 anos são sucatões nas ruas e são claramente inadequados para transporte em aeroporto!... O turismo e a vida de uma cidade também depende destes pequenos nadas!... Como diz a canção: "a vida é feita de pequenos nadas"!...

Tenham uma boa noite!...

Tomás Ribeiro

A carris ainda tem autocarros "lagarta" da volvo de 97 que eu suponho que tenham sido comprados para expo a circular pelas ruas de Lisboa. Aliás até à bem pouco tempo eram esses que faziam o 750...

GoncaloRibas

Não querendo entrar em off-topic mas só para corrigir aqui várias informações. Estas Mercedes Citaro da CarrisTur que operam para a GroundForce já são do século XXI e não operam para a Carris há vários anos, aliás todas as Mercedes Citaro da Carris são de versão  articuladas. Os autocarros mais velhos da Carris são da Volvo, quer standard ou articulado, e estão a ser substituídos à medida que vão entrando os novos autocarros para a empresa (MAN e Mercedes) resultantes do último concurso publico lançado no ano passado sendo que até ao final do Verão já está previsto o lançamento novo concurso publico. Quando saírem todas as Volvo os autocarros mais velhos da Carris serão de 2004,logo as Citaro da GF já não estariam ao nível da restante frota, embora este modelo seja dos modelo com maior sucesso em termos de autocarros.
« Última modificação: 04 de Julho 2019, 00:02:03 por GoncaloRibas »

Tomás Ribeiro

E mesmo alguns desses MAN de 2004 parece que já foram à guerra...

toto1100

A Carris tem e sempre teve das frotas mais modernas que anda por ai (comparado ao resto do mundo, comparado a Portugal nem se fala). Nao sei onde foram tirar essa ideia de que a frota da Carris tem alguma problema, é só mesmo querer dizer mal por querer.

aviationlover

E os autocarrros da portway? são da carris ou são os Cobus?

Não me venham dizer que isto é off-topic porque o que estamos aqui a falar é de experiencias vividas popr nós no aeroporto de Lisbioa e os autocarros que transportam os passageiros aos aviões  fazem parte do aeroporto.

GoncaloRibas

Os da Portway já não são da Carris, são da Rodoviária de Lisboa, uma empresa privada do Grupo Barraqueiro que opera em algumas zonas da Área Metropolitana de Lisboa. Esses sim normalmente já são mais antigos do que os da GF, sendo que os que tradicionalmente operam no aeroporto sejam Mercedes dos anos de 1998/99, sendo que esta empresa até tem bastantes autocarros mais novos que esses na sua operação

CS-TUK

Caros: Claramente que os autocarros que nos transportam para os aviões são parte da experiência de aeroporto e por isso devem fazer parte da discussão aqui no fórum, tal como as frotas dos mesmos e dos seus concessionários e subconcessionários. Mais: Em minha muito modesta opinião, eles eram, e ao que tudo indica continuam a ser, um dos pontos mais negativos dessa experiência por vários motivos que me parecem óbvios.

Permitam-me já agora voltar a clarificar: Os Citaros de que falei não eram esses de 2003-2005 ou mais recentes de que se fala por aqui nem os articulados! Eram os da versão anterior, que foi comprada para a Expo'98, com um visor LED de anúncio da carreira na frente e de lado que era cerca de metade do tamanho desses de que falam; ou dito de outra forma para quem conheça a cidade, eram aqueles que até ao início deste ano faziam regularmente as carreiras como a 716 ou a 742 e, às vezes ao fim de semana também se viam na 728! Esses autocarros já foram todos removidos das ruas da cidade no início deste ano, isto apesar de em minha muito modesta opinião de simples leigo na matéria, eles parecerem estar em muito melhor estado de conservação que, por exemplo esses Volvo e esses MAN de que vamos falando!

Espero que, como dizem já não sejam esses os autocarros do aeroporto! E espero que, quem de direito perceba que num aeroporto com tão poucas mangas, convém que esse serviço seja mais eficiente!...

Tenham uma boa noite!...

CS-TUK

A Carris tem e sempre teve das frotas mais modernas que anda por ai (comparado ao resto do mundo, comparado a Portugal nem se fala). Nao sei onde foram tirar essa ideia de que a frota da Carris tem alguma problema, é só mesmo querer dizer mal por querer.

Caro Toto (...er!...): Enquanto seu utilizador regular creio que o problema da frota da Carris não é a sua idade. É o desleixo do comportamento de certos passageiros e o célebre "deixa andar" que leva ao mais que aparente desleixo em relação a alguma manutenção programada que parece não se fazer. Estes autocarros com 15 anos como os Volvo ainda os encontro aí em pequenas cidades Europa fora em excelentes condições de conservação que quase parecem novos quando todos sabemos que foram lá parar já em 2ª ou 3ª mão! Aqui são sucatões! Depois, andam agora a comprar autocarros com faróis de xénon, televisores, ou computadores de leitura de bilhetes todos XPTO... Dizem-nos que é o futuro!... No entanto o futuro já o sabemos: Será a mesma falta de visão e dimensão com que se faz quase tudo nesta nossa terra!... E muito provavelmente o mesmo desleixo com a manutenção programada...

Entretanto e para não ser só dizer mal por dizer mal; é de dar os parabéns à Carris por ser pioneira a nível quase mundial na adopção de uma frota amiga do ambiente em grande escala; prevendo-se que em 10-15 anos seja tudo gás natural e eléctrico!... Oxalá estejam à altura do desafio!... Mas, só a intenção já é excelente!...

E tenha uma boa noite!... :)

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
20 Respostas
2620 Visualizações
Última mensagem 31 de Março 2019, 13:47:02
por Byte Boador
2 Respostas
1532 Visualizações
Última mensagem 07 de Janeiro 2016, 22:29:22
por lrad