aviationlover

Análise detecta anomalia no ângulo de atitude do A321neo.

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação – EASA (European Aviation Safety Agency) publicou uma Diretriz de Aeronavegabilidade (Airworthiness Directive – AD) direcionada para todas as aeronaves da família A321neo.

O comunicado emitido nesta quarta-feira, 17, alerta os operadores do A321neo sobre certas condições excessivas provocadas no ângulo de atitude (pitch) da aeronave. Você pode ter acesso ao documento aqui.

A321neo

A análise obtida através do Elevator Aileron Computer (ELAC) do A321neo revelou que o pitch excessivo “pode ocorrer em certas condições e durante manobras específicas”. Segundo a EASA, se esta condição não for corrigida, pode resultar na “redução do controle da aeronave”.

A Airbus emitiu revisões temporárias do manual de voo da aeronave, incorporando limitações operacionais. As companhias aéreas que utilizam o A321neo tem o prazo de 30 dias para atualizar seus manuais de voo de acordo com as orientações da EASA.

Spark

• A internet nos dias de hoje são 2 veículos: o hypetrain e o hatewagon. ALL ABOARD!!!
Citação
Você pode ter acesso ao documento aqui.

ma_lppt

Não percebo "boi" de engenharia nem de física, mas é impressão minha ou estas novas aeronaves do médio curso esticadinhas ou com motores mais musculados estão a desafiar demasiado as leis da fisica ?

Com esta notícia vou deixar de apreciar o cheiro a novo na cabine e começar a stressar com climb rates mais elevadas.
« Última modificação: 19 de Julho 2019, 13:24:44 por ma_lppt »

nunopinheiro

ma_lppt, não e sim, ora bem estes aparelhos quanado foram desenhados os motores eram bem mais estreitos e o centro thrust ficava mais acima, os motores e a moda actual de poupar combustível promovem mais e mais bypass, fans cada vez maiores, como eles são colocados debaixo das asas o centro de thrust vai descendo com o aumento do raio do motor.
em teoria o centro de thrust devia estar mais o menos alinhado com o centro de gravidade de forma a não criar um momento (binário de força). quanto maior a distancia entre os dois maior o pictch up do aparelho

Ora bem, o A320 é um modelo mais recente que o B737 e foi logo feito a pensar em motores maiores, na altura achavam que haviam de ser os ductless fan's.

Portanto ambos sofrem do problema, mas o B737 mais, no caso do A320 como é fly by wire o computador simplesmente não vai permitir esses ângulos de ataque basta um update a este
« Última modificação: 19 de Julho 2019, 14:11:11 por nunopinheiro »

ma_lppt

Hum ... entro num A321 neo, viro à esquerda e pergunto

Sr.Comandante, já tem aí o patch "L102 software 3945129114" instalado...  ;D
« Última modificação: 19 de Julho 2019, 15:49:02 por ma_lppt »

nunopinheiro

ma_lppt, mais o menos mas por isso é que a AESA mandou passar a circular para informar os Pilotos. enquanto os patch não chegam ao seu lugar é bom que os pilotos saibam do que se passa, ate mesmo com o FBW é bom que saibam não vão eles andar a lutar com o computador, isso as vezes dá maus resultado ;)

Mas olhe que perguntar se os patch de segurança estão instalados não é má política em lado nenhum ;)

JGonzo

Pagava para ver a cara do Comandante!!!  ;D

ma_lppt

Se o Sr.Comandante me deixar entrar no cockpit até lhe levo uma pen com o "Patch" não sei é se o cockpit tem porta USB  :o

Agora mais a sério:
Isto dos aviões cada vez mais sofisticados e controlados por computadores levanta a eterna discussão sobre a importância dos pilotos não perderem as bases do comando manual da aeronave.

Não sei em que ponto estão as conclusões do acidente do B737 max da ethiopian, mas até arrepia pensar que pode ter sido uma linha de programação, a causar o trágico acidente
« Última modificação: 19 de Julho 2019, 18:41:45 por ma_lppt »

nunopinheiro

ma_lppt mas foi, mas olhe que não é só nos aviões, centenas de coisas no dia a dia são inteiramente controladas por software muitas delas dependem vidas humanas, é só ir um um hospital qq e ver a quantidade brutal de maquinaria lá.

Pra uma empresa que não posso dizer num software que não posso dizer numa area ... já perceberam, estamos (estão não somos nos ) a fazer um AI que deteta os parâmetros de comportamento aceitável  e que se sobrepõe ao operador caso... A parte mais gira nenhum operador sabe disto :)
« Última modificação: 19 de Julho 2019, 19:36:53 por nunopinheiro »

Tomás Ribeiro

Também não esquecer que não foi só essa linha de código... Os acidentes são todos tempestades perfeitas, o alinhamento de várias falhas na segurança.
Neste caso falhou a formação, falhou o software e ainda mais umas coisas. Estou curioso para ver como é que isto depois se vai desenrolar nos tribunais porque acho que já se percebeu que a Boeing e a FAA têm muuuuita coisa para explicar.

Caravelle

Este standard foi lançado em Dezembro de 2018. Não deve estar instalado ainda em muitos aviões.
Daily flights to
EUROPE - AFRICA - AMERICAS

pfrodrigues

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
6 Respostas
1903 Visualizações
Última mensagem 29 de Julho 2014, 12:25:19
por Flyz
2 Respostas
553 Visualizações
Última mensagem 22 de Maio 2015, 18:57:29
por tareias77