cruzov

• Administrador
Recoloco aqui uma questão colocada no Facebook do fórum:

A propósito da queda do avião no Mali: um avião a 10/12 mil metros de altitude pode ser afectado por condições atmosféricas adversas?

Costa

Pode. Veja-se aqui, por exemplo:  http://www.skybrary.aero/index.php/Inter_Tropical_Convergence_Zone_(ITCZ)

E mesmo mais a norte, aqui pela Península Ibérica por exemplo, não sendo a coisa mais comum, não é surpresa encontrar cumulonimbus com topos acima das altitudes que refere.

Costa
« Última modificação: 25 de Julho 2014, 14:29:27 por cruzov »

Tiago Maia

basta pensares no AF447

Flyz

As nuvens que provocam trovoadas e fortes ventos chamam-se Cumulonimbus ou abreviado CB, estas nuvens são os que tem crescimento vertical mais violento e os que estão associados ao granizo, ventos fortes, chuvadas fortes, tufões e tornados.
   Nas nossas latitudes a tropopausa(sítio onde a temperatura para de descer, o que por sua vez imposibilita as nuvens terem um diferencial para continuar a crescer), fica no inverno por volta dos 32000 mil pés mínimos e os 42 mil pés máximos no verão( ou seja entre os +- 10km  e os 13 km) os aviões costumam regra geral andarem pelos 36000 e os 42000pés ( a não ser em voos curtos). Mas nos latitudes tropicais a tropopausa chega a estar aos 56000 pés ou seja pode se encontrar nuvens enormes impossíveis de sobrevoar até aos 17km..

Mais informações sobre:
CB
http://en.m.wikipedia.org/wiki/Cumulonimbus_cloud

Tropopausa
http://en.m.wikipedia.org/wiki/Tropopause

Frentes

http://en.m.wikipedia.org/wiki/Frontal_system

Turbulência de ar limpo

http://en.m.wikipedia.org/wiki/Clear-air_turbulence

cruzov

• Administrador
É comum os aviões atravessarem este tipo de nuvens?

Flyz

Quase todos os aviões tem hoje em dia um radar meteorológico no nariz do avião, com o qual podemos observar a quantidade de agua presente nas diferentes zonas das nuvens,regra geral os pilotos tentam evitar as piores zonas,desviando-se da rota ou entrando em espera quando estão na zona terninal( para não levar com microburst quando se atera,como aconteceu com o avião em faro).agora os desvios que os pilotos fazem são relativos com a experiencia de cada um, ate porque a interpretação do radar e mais ou menos subjectivo.para não falar de situações em que existen squall lines(são linhas de tempestades que podem estender-se centenas de km) e que se tem de passar por aquilo para chegar ao destino. Ou quando se chega destino e tanto o destino como a zona a volta,incluindo o alternante estão com tempestades..os pilotos regra geral já sabem que podera ocorer a tempestade(pelos tafs), mas mesmo levando combustível para entrar em espera e sempre limitado..

mais info:
squall line
http://en.m.wikipedia.org/wiki/Squall_line

microburst
http://en.m.wikipedia.org/wiki/Microburst

radares
http://www.explainthatstuff.com/radar.html
« Última modificação: 26 de Julho 2014, 00:59:12 por Flyz »

cfm56

...para não levar com microburst quando se atera,como aconteceu com o avião em faro...
E como aconteceu com o 738 da Turquish no ano de 2009 em Amesterdão (voo 1951).
Saudações aeronauticas

LapaG

Caro CFM56

Penso que o acidente ocorrido com o B738 da Turkish Airlines em Amsterdam,  se deveu a uma falha no altímetro que motivou a redução da potência dos motores e não com problemas meteorológicos.

Cps
Fernando Lapa

cfm56

Exacto, é correcto. Lapso meu; queria referir o Delta 191.

Obrigado pela correcção.
Saudações aeronauticas

zulutango

Em Portugal tivemos um grave acidente motivado por um microburst... Não se lembram do DC10 da Martinair em Faro?! Acho que foi em 1992...  :-\

jeropiga

Clear Air Turbulence. Essa nem o radar apanha. E acontece a altitudes de cruzeiro. Pode estar associada à Jet Stream...

Nyctalus

Ainda ontem tive a pior descolagem de sempre. Estava num A321 da TAM a sair de GRU com destino a REC e à nossa frente descolou um B777 da Air France.
E pensei para mim: Ou dão tempo ou levamos "porrada".

Ainda houve uma boa espera depois de nos posicionarmos na pista. Tinhamos acabado de levantar voo quando o avião vira todo para a direita e em seguida todo para a esquerda, acho que os pilotos devem ter levado um belo susto (assim como toda a gente na cabine). Depois apenas fomos sentido alguma turbulência até os flaps terem sido recolhidos.

Sei que não se enquadra bem no tema do tópico, mas pareceu-me o mais correcto sem estar a criar um novo. Isto foi turbulência provocada pelo B777 não?

superpiloto

Em 2007 quando vim de PUJ para LIS na Orbest (já com o cs-trh mas para la fui no cs-tra), tivemos "uma descolagem de emergência" estava a haver uma grande trovoada tropical em PUJ e um raio atingiu um poste elétrico no aeroporto e a pista ficara sem luzes e so autorizavam a descolagem ate as 19:20 e estávamos no taxiway quando os televisores fecham(estávamos a meio do safety vídeo) e eram 19:19 quando estávamos a descolar a toda a pressa (foi uma sorte!!!)
quando descolamos o comandante pediu desculpa pela 1 hora de atraso e explicou-nos a situação que se tinha passado.
Agora este verão voei na EVELOP! Mad-Cun e Cun-Mad e eles voam com o CS-TRH.
Só percebi agora que o CS-TRA foi para a Air Europa

Vine

Curioso.. Ontem vinha de Londres, tínhamos acabado de ser informados pelo comandante que estávamos em holding e tal e tal, levantei-me para visitar as instalações sanitárias dum A320 da BA, quando um tipo se levanta mesmo à minha frente com a intenção de fazer o mesmo... Como só havia uma casa de banho livre pensei.. Rasparta o homem...... Enfim.. Fiquei cerca de 40 segundos encostado na última fileira à espera da minha vez enquanto a tripulação estava amena cavaqueira na galley.. Eis quando do nada levamos um safanão daqueles de ficarmos com os pés no ar.. Por momentos pensei que ia ser um daqueles mais graves em que ia bater com a cabeça lá em cima.. A coisa lá acalmou e só tive tempo de dizer.. "better sit down hey..." Os 3 tripulantes meio agachados.. um deles responde.. "might not be a bad idea..." Lá voltei para o 7C, agarradinho a cada banco que me aparecia pela frente.. Assim que me sentei, agradeci ao senhor que entrou na casa de banho no meu lugar.. Nesta altura devia estar a tentar lavar as calças........

(eish, isto quase parece um trip report, ainda por cima reparei agora off topic....)
« Última modificação: 15 de Outubro 2014, 00:53:12 por Vine »

tareias77

Exacto, é correcto. Lapso meu; queria referir o Delta 191.

Obrigado pela correcção.

Ainda ontem vi o episódio do Mayday sobre o Delta 191, é de facto impressionante, como tudo aconteceu.
Há registos da ocorrência de acidentes motivados por Microburst, nos anos mais recentes, ou com a actual tecnologia dos radares metereológicos, tem sido possível evitar estes acidentes?

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
2 Respostas
1201 Visualizações
Última mensagem 08 de Abril 2014, 22:16:33
por Ferreira
7 Respostas
4153 Visualizações
Última mensagem 15 de Dezembro 2014, 22:41:24
por LEVI