Acácio Pires

  • Mensagens: 1371
    • Gostaria de debater o tema da aviação com um olhar centrado na sustentabilidade social e ambiental
E consegue listar os gastos por projecto?
É bom colocar a componente nacional e a componente europeia nisso.
https://www.portugal.gov.pt/download-ficheiros/ficheiro.aspx?v=%3d%3dBQAAAB%2bLCAAAAAAABAAzNDCztAAAjDIorAUAAAA%3d
Têm aí os custos todos discriminados.

Muito obrigado caro Tomás.

Então vamos lá falar de cortes nas infraestruturas que aumentam emissões:

1. Cortar 1420M€ no investimento previsto na rodovia e descrito na pág 33
2. Cortar todo o investimento público destinado à expansão Portuária. Não é possível saber qual o montante mas vamos imaginar que são 1000M€ dos 2088M€ previstos.

Já deve dar para garantir a comparticipação nacional para a construção da LAV Lisboa-Caia!

Já agora uma nota sobre este PNI2030. Parece que não vivemos numa Emergência Climática ... onde é que está a redução estrutural de emissões prevista para cada investimento.

Uma vez que já arranjámos dinheiro para a LAV Madrid - Caia, diga lá caro Tomás quanto é que vai demorar a viagem Lisboa Madrid nessa maravilhosa nova linha convencional?

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 2275
Mais uma vez o Acácio não tem dinheiro para o que propõe e por isso inventa ou corta noutros setores onde os fundos também são necessários, típico. Já sabemos o que a casa gasta consigo. Se quiser voltar aos aeroportos força, não vou prolongar este off topic em que você mais uma vez só prova viver a leste da realidade.

Acácio Pires

  • Mensagens: 1371
    • Gostaria de debater o tema da aviação com um olhar centrado na sustentabilidade social e ambiental
Mais uma vez o Acácio não tem dinheiro para o que propõe e por isso inventa ou corta noutros setores onde os fundos também são necessários, típico. Já sabemos o que a casa gasta consigo. Se quiser voltar aos aeroportos força, não vou prolongar este off topic em que você mais uma vez só prova viver a leste da realidade.

Desculpe ... mas eu cortei em sectores que aumentam emissões à custa de dinheiros públicos. São obras não só inuteis como prejudiciais!
De qualquer modo dizer que não há dinheiro para fazer investimentos essênciais para e resolução de um problema existencial, é simplesmente grotesco.
E isto acontece com as OT a 1 anos com juros negativos ... efim!

O que o PNI 2030 demonstra é que o governo português continua a proteger o sector da aviação adiando mais uma vez a execução das ligações ferroviárias de Alta Velocidade à rede transeuropeia.

Todos os cidadãos preocupados com a ameça climática deveriam estar preocupados com isto!
« Última modificação: 13 de Dezembro 2020, 23:04:45 por Acácio Pires »


lockheed

  • Mensagens: 1391
  • You are not in Kansas anymore!...

2. Cortar todo o investimento público destinado à expansão Portuária.


Corta à vontade. É só das poucas coisas que ainda faz entrar dinheiro em Portugal, através de Sines, Leixões, Alcântara. è só das poucas áreas que ainda via expandindo no país. Corta... E depois é só viver como sabes e falas... de subsídios!!!

nunopinheiro

  • Mensagens: 6548
não só dinheiro comidinha mesmo. O pão que comemos é importado e vem de barco...

sailorman

  • Mensagens: 185
E consegue listar os gastos por projecto?
É bom colocar a componente nacional e a componente europeia nisso.
https://www.portugal.gov.pt/download-ficheiros/ficheiro.aspx?v=%3d%3dBQAAAB%2bLCAAAAAAABAAzNDCztAAAjDIorAUAAAA%3d
Têm aí os custos todos discriminados.

Muito obrigado caro Tomás.

Então vamos lá falar de cortes nas infraestruturas que aumentam emissões:

1. Cortar 1420M€ no investimento previsto na rodovia e descrito na pág 33
2. Cortar todo o investimento público destinado à expansão Portuária. Não é possível saber qual o montante mas vamos imaginar que são 1000M€ dos 2088M€ previstos.

Já deve dar para garantir a comparticipação nacional para a construção da LAV Lisboa-Caia!

Já agora uma nota sobre este PNI2030. Parece que não vivemos numa Emergência Climática ... onde é que está a redução estrutural de emissões prevista para cada investimento.

Uma vez que já arranjámos dinheiro para a LAV Madrid - Caia, diga lá caro Tomás quanto é que vai demorar a viagem Lisboa Madrid nessa maravilhosa nova linha convencional?

Corta no investimento portuário e depois passas a pagar serviços a Espanha e/ou incrementas o transporte rodado para exportares ... e já agora com jeito ainda arranjas forma da autoeuropa fechar portas bem como um cem numero de empresas satélites ....... pois são alimentadas pelo transportes marítimos   

e por ultimo para ambientalista consegues dar uma ajuda bem boa na balança de carbono..(por acaso sabes que o transporte marítimo é o mais barato e menos poluente por TON transportada....?

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 2275
Não chamem ambientalista ao homem vá lá. Um pouco de respeito pela causa ambientalista por favor.

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 2275


Conferência da ADFERSIT sobre o Montijo no período pós covid

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 2275
Fiquei particularmente desiludido com o comentário do Eng. Mineiro Alves. Argumentos completamente vazios do porque sim e porque é estratégico e tal e é o que o país precisa... caramba, não se aprendeu nada com a crise?? Não se aprendeu nada com a situação atual na TAP?? Aliás nem se mencionou durante esta conversa toda que a principal operadora de Lisboa está à beira da falência e ainda em risco de ser liquidada! Brincamos?

Eu fico absolutamente chocado com isto tudo. Estamos há 20 anos a viver numa bolha a sonhar com aeroportos que não colam à realidade do país e não aprendemos? Continuamos a querer aeroportos de 2 pistas a 50 km de Lisboa e a 60 de algumas zonas da AML quando temos o turismo de rastos e o país prestes a entrar numa nova crise profunda da qual vamos demorar anos a recuperar??

Caramba, ninguém para para pensar 2 segundos e olhar à sua volta?

Isto é tudo surreal. Simplesmente surreal.

nunopinheiro

  • Mensagens: 6548
Pois mas Tomás o pessoal percisa de trabalho, e a eng civil em Portugal quase que se podia chamar eng. Estatal.

Quando andava nessa vida era comum colegas meus terem a mesmíssima conversa que algum pessoal aqui tem.. que a construção era o maior motor da nossa economia e que o estado tinha de fazer e coiso e tal...

Pois...
« Última modificação: 17 de Dezembro 2020, 00:26:30 por nunopinheiro »


Acácio Pires

  • Mensagens: 1371
    • Gostaria de debater o tema da aviação com um olhar centrado na sustentabilidade social e ambiental
E consegue listar os gastos por projecto?
É bom colocar a componente nacional e a componente europeia nisso.
https://www.portugal.gov.pt/download-ficheiros/ficheiro.aspx?v=%3d%3dBQAAAB%2bLCAAAAAAABAAzNDCztAAAjDIorAUAAAA%3d
Têm aí os custos todos discriminados.

Muito obrigado caro Tomás.

Então vamos lá falar de cortes nas infraestruturas que aumentam emissões:

1. Cortar 1420M€ no investimento previsto na rodovia e descrito na pág 33
2. Cortar todo o investimento público destinado à expansão Portuária. Não é possível saber qual o montante mas vamos imaginar que são 1000M€ dos 2088M€ previstos.

Já deve dar para garantir a comparticipação nacional para a construção da LAV Lisboa-Caia!

Já agora uma nota sobre este PNI2030. Parece que não vivemos numa Emergência Climática ... onde é que está a redução estrutural de emissões prevista para cada investimento.

Uma vez que já arranjámos dinheiro para a LAV Madrid - Caia, diga lá caro Tomás quanto é que vai demorar a viagem Lisboa Madrid nessa maravilhosa nova linha convencional?

Corta no investimento portuário e depois passas a pagar serviços a Espanha e/ou incrementas o transporte rodado para exportares ... e já agora com jeito ainda arranjas forma da autoeuropa fechar portas bem como um cem numero de empresas satélites ....... pois são alimentadas pelo transportes marítimos   

e por ultimo para ambientalista consegues dar uma ajuda bem boa na balança de carbono..(por acaso sabes que o transporte marítimo é o mais barato e menos poluente por TON transportada....?

A expansão de portos e aeroportos tem suportado o aumento insustentável das emissões de GEE atribuíveis ao transporte marítimo e aéreo, que por serem mais dificeis de descarbonizar não podem continuar a crescer sem porem em causa a estabilidade climática.

Sobre isto basta consultar o Emissions Gap publicado à poucos dias pela UNEP.

Uma importante parte da utilização dos portos deve-se ao comércio de combustíveis fósseis. O tráfego marítimo desceu bastante o ano passado e este ano devido à drástica redução de consumo das centrais a carvão que serão encerradas no próximo ano. O mesmo se passará com o gás e com o petróleo nos próximos anos.

Ficará muita capacidade portuária disponível com a decrescimento do tráfego maritimo dedicado ao transporte de fósseis.

A europa é autosuficiente em termos alimentares e Portugal também deve ser a prazo, Neste periodo de transição as trocas comerciais de bens alimentares podem e devem ser crescentemente processadas por via ferroviária. Os outros sectores devem priveligiar a ferrovia também.
« Última modificação: 17 de Dezembro 2020, 12:35:16 por Acácio Pires »


Snip

  • Mensagens: 449
Como micro-produtor de Banana da Madeira estou já em pulgas para enviar as minhas bananas por comboio!
E o mesmo se passa com os produtores de frutos vermelhos em Portugal que vão exportar para o outro lado da Europa (principalmente paises Escandinavos) os seus frutos pela ferrovia ou rodovia

Byte Boador

  • Mensagens: 416
Podem sempre fazer um túnel ferroviário entre a Madeira e Faro  :)
Have no fear of perfection - you'll never reach it.

Salvador Dali

Acácio Pires

  • Mensagens: 1371
    • Gostaria de debater o tema da aviação com um olhar centrado na sustentabilidade social e ambiental
A redução do transporte marítimo de combustíveis fósseis será mais do que suficiente para suportar as trocas comerciais entre o continente ilhas por via marítima.

O ESTADO NÂO DEVE SUBSIDIAR NEM COLOCAR DINHEIROS PÚBLICOS AO SERVIÇO DA EXPANSÂO PORTUÀRIA QUE DÀ UM CONTRIBUTO LIQUIDO PARA O AUMENTO DE GEE, O MAIOR PROBLEMA QUE A HUMANIDADE ENFRENTA.

nunopinheiro

  • Mensagens: 6548
O único aumento sustentável é o da industria cimenteira, ja sabemos a sua conversa Acacio, uma ponte a porta de casa.. o resto que se ...

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