aviationlover

  • Mensagens: 1151
Mas alguma para lá foi? Nem o Montijo, duvido que alguma vá para lá, não querem largar a Portela nem por nada.

blue_monday81

  • Mensagens: 114
qual e a diferença entre ir de metro para o centro de Lisboa ou de barco do Montijo para o Terreiro do Paco ?
nao sou um defensor do Montijo mas aquilo esta no centro de Lisboa... Acham mm que uma LCC vai querer duplicar custos? quando no montijo quem as slots que quiser,

nunopinheiro

  • Mensagens: 4239
As lcc vão para lá para crescer em Lisboa e abrir mais rotas.
As taxas também vai ser menores.
Tenho a certeza que vai ser um sucesso. Já estou a ver a Ryanair a vender bilhetes de cacilheiro ...

Agora bom bom era permitir a troca e venda de slots entre operadores, assim quem tivesse mesmo interesse na Portela poderia adquirir slots as lcc. Que assim saiam da Portela.

Se não for por aí só via aumento de taxas e remoção de apoios a abertura de rotas na Portela..
« Última modificação: 30 de Julho 2019, 23:34:28 por nunopinheiro »


Pastel

  • Mensagens: 75
... Não há cacilheiros para o Montijo.

GoncaloRibas

  • Mensagens: 645
Quando o aeroporto abrir até os barcos já vão ser novos e tudo...

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 1766
E vamos supor então que temos um pax de uma low cost que acabou de chegar ao aeroporto de Beja. E vamos supor que a autoestrada foi terminada e temos alta velocidade a passar na estação de Beja.
Saio do aeroporto e pumba tenho de ir para a estação de Beja. É bom que haja shuttle grátis porque senão pumba já estamos a pagar 10km em  taxi. Vamos supor aí qualquer coisa à volta de 10 /15 €.
A seguir apanhar o comboio. Quanto é que vou largar no bilhete? 20€ ou mais. Provavelmente mais.
1h de comboio até Lisboa (supondo que é pelo menos o alfa).
Chegado a Lisboa a uma qualquer estação ainda tenho de pagar mais uns 10 /15€ em táxi ou Uber. Talvez um pouco menos dependendo da localização do meu hotel/ destino final).
Com esta brincadeira toda quanto é que nós gastamos a vir de Beja para Lisboa ou vice versa? Às tantas gastámos mais do que no próprio bilhete de avião.
Nem começo a falar do tempo desperdiçado em transportes até ao aeroporto que vamos supor seja 2h. Não se esqueçam de juntar a isso aquelas 2h recomendáveis de antecedência para estar no aeroporto.
Ou seja isto de dizer que Beja é a solução é muito bonito mas é um pesadelo na prática. Nem digo nada acerca de quem viesse de um sítio ainda mais longe (mais a norte de Lisboa).

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 1766
É claro que quem quiser agarrar no carro e ir pela auto estrada está a vontade. É só fazer as contas a combustível, portagens, parque de estacionamento para deixar o carro enquanto está de viagem... Tudo muito baratinho e super atrativo para o cliente. E o turista? Esse é mesmo bom que vá de comboio porque acho que ninguém é louco ao ponto de pagar taxi até Lisboa.

Cebola

  • Mensagens: 377
Vendo o exemplo de Londres com os seus varios aeroportos, Stansted tornou-se cedo na solução das LCC pois eram claramente beneficiadas com redução de custos (taxas, etc).
Na optica do pax, e tendo eu essa experiencia, se aterrar depois das 22h, o serviço de shuttle para a cidade termina (julgo que já se alterou mas era assim a uns anos) e acabei por ir de taxi para o centro... Pumba 80 Libras.....
O arrependimento foi imediato pois teria sido mais barato, no total, voar com a Tap ou BA para Heathrow ou Gatwick.
Como apontado pelo Tomás, Beja só poderia ser viavel a uma qualquer companhia se houver boas soluções para o pax chegar ao destino final.

toto1100

  • Mensagens: 3848
Nao ha um topico do aeroporto de Beja?!

Faro1910

  • Mensagens: 395
    • És de Faro, és Farense
qual e a diferença entre ir de metro para o centro de Lisboa ou de barco do Montijo para o Terreiro do Paco ?
nao sou um defensor do Montijo mas aquilo esta no centro de Lisboa... Acham mm que uma LCC vai querer duplicar custos? quando no montijo quem as slots que quiser,

As low costs com base (EasyJet e Ryanair) não irão largar 1 único slot em LIS, é garantido que não irão dar essa margem de crescimento à TAP, tanto mais que sabem que a TAP não sairá da Portela, devido ao seu modelo de negócio.

Angelo Rosa

  • Mensagens: 1589
As LCC´s não vão sair da Portela, e ainda vão ter espaço para crescer no Montijo.

nunopinheiro

  • Mensagens: 4239
Claro que não, a não ser que se faça algo, por isso é que os mercados são regulados, o pessoal inventa regras e mecanismos para convencer os privados a fazer coisas.
Eles reagem e fazem essas coisas porque faz sentido para o seu bottom line.

Eu ate vou adiantando soluções, liberalização de compra e venda de slots entre operadores é uma que é óbvia. E funciona em muito lugar. Mas há muito mais métodos.

Este sistema que temos agora nem sequer é grande coisa para a TAP. Quando abrirem mais slots em Lisboa la voltam os ATR em força a ver se arrebanham o máximo de slots possíveis, com o investimento e as ineficiências que isso implica.

BTW o tópico esta errado, a APA ainda não aprovou nada simplesmente o EIA entrou em outra fase.
« Última modificação: 31 de Julho 2019, 10:52:12 por nunopinheiro »


GoncaloRibas

  • Mensagens: 645
Eu as minhas apostas quanto às LCCs passam pela Wizzair e a BlueAir passarem para o Montijo e talvez a Transavia e a Air Arábia Maroc também, a Ryanair manter em LIS algumas rotas e sobretudo aquelas que apresentam um bom yield e boas margens e crescer a sério no Montijo e a Easy manter a maioria da sua operação em LIS e talvez aproveitar o Montijo para crescer , tal como faz em Paris(CDG e ORY) e em Berlim(SXF e TXL). Mas é só as minhas apostas

MannyV

  • Mensagens: 857
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/psd-quer-reapreciar-solucao-de-alcochete-para-novo-aeroporto-de-lisboa?ref=HP_UltimasNoticias

A proposta é feita no programa eleitoral, aprovado com 17 abstenções, numa reunião do conselho nacional do partido em Guimarães, distrito de Braga, que terminou hoje de madrugada.

Para os sociais-democratas, "é prematuro afastar cenários", como o de Campo de Tiro de Alcochete, que esteve em cima da mesa, e foi abandonado "sem se conhecer os estudos de impacte ambiental".

As opções a tomar, lê-se no texto, "não dispensam um estudo aprofundado das diferentes soluções" e é por isso que o partido liderado por Rui Rio defende que "é razoável a reapreciação da solução Alcochete, mesmo que tal obrigue a uma renegociação das condições contratuais da concessão" do novo aeroporto.
A ANA - Aeroportos de Portugal e o Estado assinaram em 08 de janeiro o acordo para a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa, com um investimento de 1,15 mil milhões de euros até 2028 para aumentar o atual aeroporto de Lisboa (Humberto Delgado) e transformar a base aérea do Montijo no novo aeroporto de Lisboa.
O futuro aeroporto do Montijo deverá ser implantado dentro dos limites da Base Aérea 6, na margem esquerda do rio Tejo, a 25 quilómetros de Lisboa, na sua quase totalidade no concelho do Montijo, na União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro.

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 1766
Eu sei que não se deve falar aqui de política mas acho que isto mostra o quão desesperado está o PSD para as eleições. Isto não é fazer oposição isto é contrariar porque sim.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
9 Respostas
2433 Visualizações
Última mensagem 08 de Julho 2014, 17:18:44
por Jefs
215 Respostas
37342 Visualizações
Última mensagem 22 de Fevereiro 2018, 09:12:35
por toto1100
139 Respostas
25314 Visualizações
Última mensagem 16 de Fevereiro 2016, 20:39:51
por Flyhigh
6 Respostas
1242 Visualizações
Última mensagem 28 de Setembro 2016, 20:46:07
por iSeven
15 Respostas
2359 Visualizações
Última mensagem 28 de Julho 2017, 23:00:23
por joaoff17

Total 106+1=107 ms, db 0 ms, php 107 ms