nunopinheiro

Vira o disco e toca a mesma musica, chegado ao poder la levam eles com a realidade, relembro que o PS dizia ate mais que isso na oposição.

Isto é mesmo simples a VINCI não vai torrar dinheiro tonto.

Spark

• A internet nos dias de hoje são 2 veículos: o hypetrain e o hatewagon. ALL ABOARD!!!
Oh Nuno... acho que me lembro de ver no tópico que está bloqueado uma imagem tua (ou de outro user, não tenho a certeza) do mapa onde ficaria o aeroporto em Alcochete... mas não a encontro agora... por acaso sabes onde está?

Faro1910

• És de Faro, és Farense
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/psd-quer-reapreciar-solucao-de-alcochete-para-novo-aeroporto-de-lisboa?ref=HP_UltimasNoticias

A proposta é feita no programa eleitoral, aprovado com 17 abstenções, numa reunião do conselho nacional do partido em Guimarães, distrito de Braga, que terminou hoje de madrugada.

Para os sociais-democratas, "é prematuro afastar cenários", como o de Campo de Tiro de Alcochete, que esteve em cima da mesa, e foi abandonado "sem se conhecer os estudos de impacte ambiental".

As opções a tomar, lê-se no texto, "não dispensam um estudo aprofundado das diferentes soluções" e é por isso que o partido liderado por Rui Rio defende que "é razoável a reapreciação da solução Alcochete, mesmo que tal obrigue a uma renegociação das condições contratuais da concessão" do novo aeroporto.
A ANA - Aeroportos de Portugal e o Estado assinaram em 08 de janeiro o acordo para a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa, com um investimento de 1,15 mil milhões de euros até 2028 para aumentar o atual aeroporto de Lisboa (Humberto Delgado) e transformar a base aérea do Montijo no novo aeroporto de Lisboa.
O futuro aeroporto do Montijo deverá ser implantado dentro dos limites da Base Aérea 6, na margem esquerda do rio Tejo, a 25 quilómetros de Lisboa, na sua quase totalidade no concelho do Montijo, na União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro.

Acordaram para a vida!
Foram bem assessorados, mas mantêm-se nas meias tintas. Mostra humildade na ignorância a mudança de rumo e discurso, mas de nada servirá. Agora é (provavelmente) demasiado tarde.

nunopinheiro

Spark olha aqui
tenho no meu mapa
a vermelho na direita

também na imagem as populações afetadas pelos dois aeroportos.

Demonstrando que no montijo é muito menos gente que a portela.

Também gosto muito desta, que demonstra a imperativa necessidade de construir 25 km de autoestrada nova para chegar la.

Faro eles na oposição "acordam todos para a vida" (voto) Relembro que ha menos de nada era ao contrario com o PSD (no poder) a querer o Montijo e o PS a dizer que era um disparate, depois no poder levam com a realidade...
« Última modificação: 31 de Julho 2019, 16:36:03 por nunopinheiro »

Faro1910

• És de Faro, és Farense
[ Anexo inválido ]

Ahahahaha! A sério que estão a comparar as populações afetadas Portela vs. Montijo? Não entendo o intuito desta comparação. Ainda se fossemos fechar a Portela e centralizar tudo no Montijo poderia servir, mas assim, serve para quê, mesmo?

Aliás, desafio alguém a arranjar uma localização em Portugal que incomode mais gente que a Portela.

Snip

Spark olha aqui
tenho no meu mapa
a vermelho na direita

Faro eles na oposição "acordam todos para a vida" (voto) Relembro que ha menos de nada era ao contrario com o PSD (no poder) a querer o Montijo e o PS a dizer que era um disparate, depois no poder levam com a realidade...

Já agora, não foste tu que fizeste também uma espécie de "planta" de como seria o Montijo "escalavel" para NAL? Podias colocar aqui sff? Acho que seria interessante

nunopinheiro

Faro1910 só referi porque se viam, aquele boneco vem do tempo em que alguém andava com uns cálculos sobre os impactos na população baseado num estudo que não percebeu nada do próprio estudo mas que me obrigou a fazer aqueles cálculos.

Snip ja meti tantos desses que nem tem piada, aqui um deles com a estação para ferrovia/metro, + TTT +segunda pista mais triplicação dos terminais.

são só demonstrações do que se pode fazer com o espaço la existente

Pista de 3000 metros e 3500 metros, a carga e manutenção colocava do lado do montijo
« Última modificação: 31 de Julho 2019, 16:45:21 por nunopinheiro »

brunodias

Vendo o exemplo de Londres com os seus varios aeroportos, Stansted tornou-se cedo na solução das LCC pois eram claramente beneficiadas com redução de custos (taxas, etc).
Na optica do pax, e tendo eu essa experiencia, se aterrar depois das 22h, o serviço de shuttle para a cidade termina (julgo que já se alterou mas era assim a uns anos) e acabei por ir de taxi para o centro... Pumba 80 Libras.....
O arrependimento foi imediato pois teria sido mais barato, no total, voar com a Tap ou BA para Heathrow ou Gatwick.
Como apontado pelo Tomás, Beja só poderia ser viavel a uma qualquer companhia se houver boas soluções para o pax chegar ao destino final.

No outro dia vi 1 empresa que fazia os percursos de luton para Londres barato, vi no site da wizz, e dava bem menos que as 80 libras, e stansted tem comboio, agora não sei até que horas

Quanto a Beja a estação esta muito longe, a estação é no meio da cidade, o aeroporto a oeste, alias a linha passa a este da base

aviationlover

Esta conversa dá-me sono, primeiro tivemos um Acacio, agora temos um faro.

António Costa

Sejamos honestos; não há comparação.

Tomás Ribeiro

Nem diga isso homem, abençoado seja o faro e sua teimosia em não ver espaço no montijo. Tudo menos o Acácio

nunopinheiro

Se todos concordássemos isto era uma seca, desde que o pessoal não seja desonesto não tem qq problema, se o Faro é teimoso o que dizer de um tal de Nuno Pinheiro ;)
« Última modificação: 31 de Julho 2019, 21:50:20 por nunopinheiro »

Caravelle

Olá a todos.

O meu nome é acácio e estou muito aborrecido por andarem a fazer pouco de mim :-( .

Bons voos.
Daily flights to
EUROPE - AFRICA - AMERICAS

Faro1910

• És de Faro, és Farense
Nem diga isso homem, abençoado seja o faro e sua teimosia em não ver espaço no montijo. Tudo menos o Acácio

Vamos lá ver se me consigo explicar. O Montijo tem espaço para colocar lá aquilo que consta do esquema do nunopinheiro. Ok? Ninguém está a negar evidências.  ;)

Na Ota haveria espaço destruindo um monte, na Portela haveria espaço destruindo algum edificado, no Montijo haverá espaço construindo sobre o rio. Em Alcochete há espaço para 2, 4 ou 6 pistas sem nada disso. É uma evidência.

Precisamos de 4 ou 6 pistas num horizonte previsível (30-50 anos)? Não.
Precisamos de um aeroporto com 2 pistas independentes num horizonte de 15-20 anos? Sim.

Portanto, se os custos de fazer o que o nunopinheiro representou - 2 pistas com operação independente e capacidade (comprimento e resistência para WBs) - no esquema forem razoáveis, é óbvio que a localização Montijo é melhor do que qualquer outra (Alcochete, Rio Frio ou Ota). E esperemos que depois se venha a construir a TTT Beato-Montijo (e não a estupidez do Chelas-Barreiro!).

De impacto ambiental não entendo nada, mas haverá em qualquer lugar. Naturalmente, afetar-se-á mais população no Montijo do que em Alcochete.

In a nutshell: eu duvido seriamente dos custos de fazer isso (vide esquema) devido aos solos e à construção sobre o rio. Se o futuro me provar errado, como já disse, ficarei feliz porque o mais importante é o país.

Espero que tenha ficado claro  :)
« Última modificação: 01 de Agosto 2019, 09:26:14 por Faro1910 »

toto1100

Solos eram muito muito mais problematicos em Alcochete do que em qualquer outra localizacao. Ser um campo de tiro assim o ditava.
Como se esta farto de repetir aqui, aterrar um rio é coisa corriqueira, nao tem nada de mais. O povo fica sempre impressionado por aqueles grandes aterros em Hong Kong ou Singapora a expandir territorio, mas aquilo nao é nada de mais em termos tecnicos (em termos ambientais ja pode ser mais problematico). É so preciso terra pra encher (Singapura tem uma reserva estrategica de areia!) e tempo para o fazer.

Sobre a Ota, criou-se a imagem que na Ota haveriam movimentos de terra extraordinarios, mas isso nao era verdade (tal como muitas outras coisas sobre a Ota; o Ricardo Salgado era bom no que fazia): os movimentos de terra em Alcochete e Ota era da mesma ordem de grandeza (uma obra daquele tamanho exigiria sempre movimentacoes de terra brutais), com a agravante que na Ota escavacoes e aterros eram ela por ela, e em Alcochete escavacoes eram o dobro dos aterros - boa sorte arranjar um sitio para despejar milhoes de metros cubicos contaminados sem a populacao se passar.
« Última modificação: 01 de Agosto 2019, 09:38:23 por toto1100 »

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
9 Respostas
2433 Visualizações
Última mensagem 08 de Julho 2014, 17:18:44
por Jefs
215 Respostas
37342 Visualizações
Última mensagem 22 de Fevereiro 2018, 09:12:35
por toto1100