aviationlover

Faro contrução em água não é problema, há vários aeroportos no mundo onde isso aconteceu, Hong Kong foi reclamado ao mar, Japão, Tokyo Kaneda, pista construida em terrenos reclamados ao mar, terceira pista e construção do terminal 5 do aeroporto de Singapura terrenos reclamados ao mar, há mais exemplos, portanto esse argumento de construção em água não dá e bla bla, não pega.

nunopinheiro

Citação
Precisamos de um aeroporto com 2 pistas independentes num horizonte de 15-20 anos? Sim.

Requer prova eu estou disposto a dizer que não.

Ora bem como de costume fazer as contas
Portela com os 48 movimentos. Passa para os 37 milhões,
O Montijo será capaz obviamente de chegar aos 40 movimentos, aplicando a mesma densidade que Lisboa temos 31 milhões.
Ou seja 68 milhões de Pax com duas pistas.  Se a região de Lisboa continuar a crescer o tráfego aéreo a 5% em 15 anos não chega lá, e manter 5% é virtualmente impossível uma vez que os crescimentos são absolutos e a percentagem é relativa, isto é quanto mais crescemos mais difícil é de crescer percentualmente.

Em valores absolutos a Portela deve crescer algo como 1,5 milhões este ano. Supondo que mantém esse crescimento de forma constante para as próximas décadas só dentro de 26 anos é que lá chegamos...

E este crescimento não se vai manter para sempre. Há limites a quantidade de gente que passeia de avião.

Para além de 68 milhões de Pax é muito mais que a capacidade turística da região.

Sobre construção na água, em primeiro lugar não é preciso basta olhar para o meu boneco.
É só ir para o sapal, que em abono da verdade até é pior que água temos de retirar ou consolidar a matéria orgânica que lá estiver, provavelmente é uma camada fina sobre areia e não será muito problemático.
« Última modificação: 01 de Agosto 2019, 10:48:03 por nunopinheiro »

toto1100

Nao discordo com as contas e com achar dificil crescimento a esse ritmo "para sempre". Mas Lisboa tambem nao é Palma de Maiorca e o aeroporto nao existe so para receber turistas. Tambem emite turistas e tambem ha-de receber e emitir algumas viagens de negocios. Mais os passageiros em transito e o relativamente pequeno trafego VFR.

decio

Faro contrução em água não é problema, há vários aeroportos no mundo onde isso aconteceu, Hong Kong foi reclamado ao mar, Japão, Tokyo Kaneda, pista construida em terrenos reclamados ao mar, terceira pista e construção do terminal 5 do aeroporto de Singapura terrenos reclamados ao mar, há mais exemplos, portanto esse argumento de construção em água não dá e bla bla, não pega.

Funchal, exemplo bastante proximo. A extensao da pista foi feita mar a dentro.

nunopinheiro

Décio péssimo exemplo, isso é basicamente uma ponte e cara. Que foi.
Estamos a falar de aterros de areias como aqueles que fazem no Dubai para fazer ilhas inteiras e completas urbanizações... Uma barca bombeia areia para um local e temos uma ilha...ou o que quiser ter.

É mais tipo isto

Aquilo que vê a sair do tubo é areia mais água, só precisa de fundos arenosos onde colocar a outra ponta da mangueira... Se ao menos ao pé do Montijo houvesse sei lá um canal fluvial que precisa-se e de ser regularmente  dragado.... ;)

toto1100, eu referi o turismo porque foi o grande impulsionador dos crescimentos dos últimos anos. claro que há mais para alem disso. Não tenho os números mas acho que em termos de Pax por habitante a região de Lisboa já esta bem acima da media europeia. Estamos a falar de uma região de aproximadamente 3 milhões de habitantes. Que dá uma media de 10 pax por habitante.
« Última modificação: 01 de Agosto 2019, 10:53:31 por nunopinheiro »

brunodias

Seria possivel a areia vir da baia do seixal??

Pergunto porque andam sempre com projectos para lá mas aquilo teria que ser bem dragado

Já agora só para corrigir o Nuno em algo anterior, ele diz não haver nada no cta, a verdade é que existe lá 1 pista, agora não sei em que estado, nem sei se perto de onde seria o futuro aeroporto

nunopinheiro

brunodias a pista no CTA fica a praticamente 6 km do local onde estava planeando o Aeroporto tem 900 metros de comprimento e 30 de largura.

Na zona onde se planeava fazer o aeroporto não há qq pista. quando por aqui eu digo CTA refiro-e aos terrenos onde se planeava fazer o NAL, e não a totalidade do Campo de tiro.

Sobre areias, elas normalmente têm algum valor comercial, se podem vir do seixal?, em teoria sim draga-se la metesse numa barca e la vai ela para o montijo. É muito mais barato do que transportar por camião.

Mas se eles tem areia que se querem livrar dela normalmente há quem queira comprar. (se bem que são salobras portanto não tem o mesmo valor que uma areia sem sal... (o aço na construção civil não gosta nada de sal) mas para aterro são ótimas
« Última modificação: 01 de Agosto 2019, 19:56:22 por nunopinheiro »

Tomás Ribeiro

Pergunto porque andam sempre com projectos para lá mas aquilo teria que ser bem dragado

Já agora só para corrigir o Nuno em algo anterior, ele diz não haver nada no cta, a verdade é que existe lá 1 pista, agora não sei em que estado, nem sei se perto de onde seria o futuro aeroporto
Sim mas essa pista é uma piada desculpem a sinceridade.

brunodias

Tomás Ribeiro

A pista está muito longe do lugar estudado para o suposto nal do CTA e francamente duvido muito que essa pista ajudasse nalguma coisa para um novo aeroporto. É demasiado estreita e nem falo do comprimento. No máximo o que isso podia ser era uma secção da pista. E imagino que o pcn tivesse de ser aumentado também.
Quanto ao estado da pista não faço ideia se está "novinha em folha" ou se já tem ervas a crescer no meio.

brunodias

E por isso é 1 piada??

Se dizes que esta longe como poderia ser pelo menos 1 secção da pista??

A pista nunca foi sequer pensada para o aeroporto, alias eu só falei nela porque ela existe e tal como eu disse pode estar bem longe do sitio do novo aeroporto

Agora achar 1 pista que tem muito pouco uso, mas que serve as missões para as quais foi contruido 1 piada.....................

nunopinheiro

brunodias não pode ser uma secção da pista para o NAL que se planeava. porque fica a 6 km deste.

Para outro NAL2 no local onde essa pista esta talvez mas de forma muito limitada, a norte há uma barragem e a orografia não tão simples ali provavelmente mais valia desmontar a pista toda e fazer do nada, são 900 metros de pista com 30 metros de largura de asfalto, convenhamos que tem pouco que se aproveite quando se compara com os 60 metros da do montijo com 2100 m de comprimento.

aqui com o NAL de um lado e a pistinha do outro
« Última modificação: 01 de Agosto 2019, 23:35:03 por nunopinheiro »

Tomás Ribeiro

E por isso é 1 piada??

Se dizes que esta longe como poderia ser pelo menos 1 secção da pista??

A pista nunca foi sequer pensada para o aeroporto, alias eu só falei nela porque ela existe e tal como eu disse pode estar bem longe do sitio do novo aeroporto

Agora achar 1 pista que tem muito pouco uso, mas que serve as missões para as quais foi contruido 1 piada.....................
Seria uma secção da pista se o aeroporto fosse lá feito como é mais que óbvio!
Uma piada é achar que aquilo serve de alguma coisa para o aeroporto. Obviamente que serve bem para o que a FAP precisa.
 Mas que raio eu agora venho para aqui insultar pistas??

brunodias

Eu ate meti o meu quote, eu corrigi o Nuno quando disse que havia 1 pista, tal como ai esta nem sabia se seria perto do suposto futuro novo aeroporto
Agora espanta-me achar 1 piada a 1 pista que eu nem disse que serviria para nada no suposto novo aeroporto, que eu simplesmente disse que existia, porque apesar do Nuno saber dela, algumas pessoas aqui do forum poderiam não saber da existencia dela

Tomás Ribeiro

Pronto então foi um mero mal entendido. Eu interpretei mal o Bruno porque achei que estava a dizer que a pista poderia ter alguma utilidade para o suposto aeroporto. Peço desculpa

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
9 Respostas
2532 Visualizações
Última mensagem 08 de Julho 2014, 17:18:44
por Jefs
215 Respostas
38313 Visualizações
Última mensagem 22 de Fevereiro 2018, 09:12:35
por toto1100