Tomás Ribeiro

Estou a imaginar um cabo do diametro daqueles tubos amaralos do AC que se ligam ao avião no stand :P

nunopinheiro

Tomás para uma avião eu arrisco dizer que baterias convencionais tipo 48v nunca serão possíveis simplesmente não é possível transportar em cobre com tensões realistas esse nível de energia  durante um tempo razoável.. carecemos de supercondutores para isso...

E apesar de haver bastante investigação em supercondutores a temperaturas mais "normais” ainda não chegamos lá...

Melhor investigar sistemas híbridos que apoiam um sistema convencional que use um combustível a base de CO2 reciclado nas fases de levantamento do aparelho com carga de baterias durante as fases menos exigentes do voo.
« Última modificação: 06 de Outubro 2019, 15:41:40 por nunopinheiro »

Tomás Ribeiro

Com um sistema híbrido desses não seria possível descer só com propulsão elétrica em vez de idle thrust? Parecido com o que hoje acontece na maioria dos híbridos, quando travamos o computador corta o motor de combustão a partir de certa velocidade

nunopinheiro

Estes sistemas são pensados teoricamente para que a componente de propulsão seja praticamente toda ela eléctrica, a turbina serve essencialmente para gerar electricidade o thurst que gera é simplesmente energia não recuperada pelo gerador e que se aproveita para... Thrust.. ;)

Espera vou ver se encontro um vídeo que explica a coisa.

Diria que ainda estamos a umas decadas disto...

Em termos de poupança de emissões estamos a falar de max 75% CO2 e 90% de NOx. Com um combustível normal, ou virtualmente zero emissões com metano reciclado apartir de CO2 atmosférico.  Metano ess que sendo criogenico ajuda com o problema dos cabos eléctricos supercondutores...

E muito menos ruído.
« Última modificação: 06 de Outubro 2019, 16:13:25 por nunopinheiro »

toto1100

Tomás para uma avião eu arrisco dizer que baterias convencionais tipo 48v nunca serão possíveis simplesmente não é possível transportar em cobre com tensões realistas esse nível de energia  durante um tempo razoável.. carecemos de supercondutores para isso...

O outro problema é que as baterias pesam o mesmo cheias ou vazias. Aviões assim seria um paradigma completamente diferente do que existe atualmente.

Groundspeed

• Nada a apontar
Tópico: Estudo ambiental viabiliza novo aeroporto do Montijo

;)

nunopinheiro

Pedia a moderação para mudar esta conversa toda para o tópico adequado, desculpem as conversas são como as cerejas...

Totó repara que no modelo que "eu” refiro as baterias são bastante menores a verdadeira "bateria" ainda é um combustível que depois é transformado em corrente eléctrica. Numa turbina, a bateria convencional é apenas uma reserva para a fase de subida do aparelho. E logo muito menor que a de um aparelho totalmente elétrico.
« Última modificação: 07 de Outubro 2019, 01:24:43 por nunopinheiro »

Acácio Pires

• Gostaria de debater o tema da aviação com um olhar centrado na sustentabilidade social e ambiental
https://www.telegraph.co.uk/business/2019/10/10/british-airways-boss-says-heathrow-unlikely-get-third-runway/

Existem os nós górdios da mudança climática e os nós górdios da resposta politica, social e económica à emergência climática. Parar a expansão aeroportuária é uma batalha decisiva para toda a Humanidade.

RazeR550

Acácia vamos parar a expansão do mundo, assim e que estamos bem, paramos as fábricas todas, os aviões todos, os barcos todos, os carros todos (combustão e elétricos) e até as bicicletas, visto que as bicicletas têm pneus que são construídos nas fábricas que se fecha. Da para ver o ridículo destes idiotas ambientalistas. Vai andar de veleiro e diverte-te.

RazeR550

Não digo que não tenha de haver uma preocupação generalizada com o ambiente mas isto está-se a tornar ridículo e a culpa é vossa, a culpa é dos radicais que querem impor o estilo de vida que têm ao resto do mundo, quando um assunto e enfatizado e extremado ao ponto que os ambientalistas, a maior parte deles hipocrita, quer, isso cansa as outras pessoas, tal como tu com o ridículo que queres tornar este fórum e esta discussão fazes.

Tomás Ribeiro

"Parar a expansão aeroportuária é uma batalha decisiva para toda a Humanidade."

Uii a derradeira batalha, o grande confronto final, batman contra super homem versão humanidade contra aeroportos, o king kong vs godzilla da batalha ambiental...
Haja paciência...

Acácio Pires

• Gostaria de debater o tema da aviação com um olhar centrado na sustentabilidade social e ambiental
Os hipócritas que sempre se manifestaram muito preocupados com as alterações climáticas mas que sempre se opuseram à adopção de medidas efectivas para lidar com o problema estão finalmente a ser desmascarados.

Há gente que fica nervosa e diz que aqueles que aqueles que querem atingir a neutralidade carbónica em 2044, tal como recomenda o IPCC e a esmagadora maioria dos cientistas sêrios, são radicais.

Estão do lado errado da história e por isso mesmo vão passar à história.

Heathrow será o inicio de uma tendência.

brunodias

Acacio vou-lhe confessar 1 coisa

Eu sou daqueles que acha que o mundo não está perdido, mas também não está 1 mar de rosas, acho que se tem que fazer algo, mas nada tão radical como se diz, mudar algumas coisas, mas coisas que tenham sentido, não tem mais sentido ir de Lisboa a New york numa semana, o mundo tornou-se global e por isso a viagem tem que ser rapida
Mas resumindo, eu antes de o Acacio cá ter aparecido, andava ai nos 70%  ambientalista e os 30% no deixa andar e carrega na poluição, depois apareceu o Acacio ai há 1 ou 2 anos anos e a minha % mudou, tenho que admitir que mudou devido ao que escreve, neste momento e depois de andar há muito tempo a ler o que escreve estou numa de 80% carrega poluição e 20% ambientalista

Tudo bem que só a minha opinião pouco conta, mas acho que devia ler e reflectir, porque a mim parece que está a fazer com que as pessoas se preocupem menos e não mais, no fundo está a fazer 1 pessimo trabalho

Tomás Ribeiro

Se o objectivo do Acácio é trazer pessoas para a causa ambientalista posso já adiantar que pelos menos aqui está a ter o efeito contrário. Está a afugentar pessoas. Pena porque é uma causa nobre pela qual vale a pena lutar.

toto1100

Então era mentira que o EIA nao podia passar por os impactes negativos serem maiores que os positivos? Não posso crer!

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
9 Respostas
2830 Visualizações
Última mensagem 08 de Julho 2014, 17:18:44
por Jefs
215 Respostas
40918 Visualizações
Última mensagem 22 de Fevereiro 2018, 09:12:35
por toto1100