Acácio Pires

  • Mensagens: 1180
    • Gostaria de debater o tema da aviação com um olhar centrado na sustentabilidade social e ambiental
E já agora, explicação do PM ontem na passagem de testemunho de capital europeia verde
https://www.google.com/amp/s/24.sapo.pt/amp/atualidade/artigos/lisboa-verde-costa-diz-que-pais-alcancara-neutralidade-carbonica-mesmo-com-novo-aeroporto

Obrigado pela partilha.
O senhor PM tem que ser melhor acessorado.
As emissões dos transportes aéreo e maritimo internacionais não estão incluidos nas metas de neutralidade carbónica estabelecidas para 2050.
Partindo das projecções conservadoras que constam do EIA para o Montijo e se assumirmos que melhorias tecnológicas resultam numa redução de 40% de GEE, a aviação internacional representaria 60% de todas as emissões previstas para 2050. Isto quer dizer que agricultura, industria, transporte maritimo internacional, tratamento de residuos, emitirão apenas cerca de 4Mt CO2 eq.

Outras curiosodades das declarações do PM.
1. Os vôos entre o Continente e ilhas reprentam uma fracção minima dos vôos com origem e destino nos principais aeroportos nacionais. Mas a continuidade territorial também pode ser assegurada de barco - aliás foi assim ao longo de séculos e continua a ser assim hoje.
2. Cerca de 50% dos emigrantes portugueses encontram-se na Europa e podem usar o transporte ferroviário ou rodoviário eletrificado para aceder ao país. Com comboios com velocidades médias entre 200km/h e 250km/h Lisboa fica a 10 12 horas (uma noite) das cidades onde existem mais de 2 milhões de emigrantes portuguses.
3. Cerca de 50% dos vôos com origem e destino em portugal continental fazem-se entre cidades que estão a uma noite de viagem num comboio de alta capacidade e com uma velocidade média entre os 250mkm/h e os 200km/h. É um padrão que se repete na generalidade dos aeroportos a nível mundial, não é uma especificidade portuguesa. (https://theicct.org/publications/co2-emissions-commercial-aviation-2018)

É uma pena o PM ter desperdiçado esta oportunidade para ter uma posição adequada às circunstâncias.

lockheed

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  • You are not in Kansas anymore!...
Com semáforos ou sem semáforos nessas linhas?

Snip

  • Mensagens: 325
Outras curiosodades das declarações do PM.
1. Os vôos entre o Continente e ilhas reprentam uma fracção minima dos vôos com origem e destino nos principais aeroportos nacionais. Mas a continuidade territorial também pode ser assegurada de barco - aliás foi assim ao longo de séculos e continua a ser assim hoje.
2. Cerca de 50% dos emigrantes portugueses encontram-se na Europa e podem usar o transporte ferroviário ou rodoviário eletrificado para aceder ao país. Com comboios com velocidades médias entre 200km/h e 250km/h Lisboa fica a 10 12 horas (uma noite) das cidades onde existem mais de 2 milhões de emigrantes portuguses.
3. Cerca de 50% dos vôos com origem e destino em portugal continental fazem-se entre cidades que estão a uma noite de viagem num comboio de alta capacidade e com uma velocidade média entre os 250mkm/h e os 200km/h. É um padrão que se repete na generalidade dos aeroportos a nível mundial, não é uma especificidade portuguesa. (https://theicct.org/publications/co2-emissions-commercial-aviation-2018)

É uma pena o PM ter desperdiçado esta oportunidade para ter uma posição adequada às circunstâncias.

Como ilheu, anseio pelo dia em que demorarei 18h(na melhor das hipoteses) por trajeto a ir a casa em vez das habituais 3h(ja a contar com o tempo despendido nos aeroportos), e ainda como quero conhecer a europa ainda bem que vou ter de gastar um dia em viagens em vez de meia duzia de horas!

Já lhe disse volto a dizer, isso é tudo muito bonito mas ao expor as coisas nesses termos so desincentiva a que as pessoas convertam os seus comportamentos. Devia aprender algo com o Joaquin Phoenix, que ainda recentemente disse que mudou muita coisa, recomendou algumas mudanças, mas que ha coisas que simplesmente não sao práticas/viaveis tais como a deslocação em aviões...

Chame hipocrita, Bolsonaro, Trump, o que quiser mas poucas ou nenhumas pessoas irão ser amigas do ambiente se isso significar um retrocesso em termos de conforto. É o ser humano no seu melhor, sempre foi assim e sempre há de ser.
« Última modificação: 13 de Janeiro 2020, 12:46:41 por Snip »


toto1100

  • Mensagens: 4301
Comecamos bem o ano estou a ver.

Citação
As emissões dos transportes aéreo e maritimo internacionais não estão incluidos nas metas de neutralidade carbónica estabelecidas para 2050.

Mentira. Aviacao esta explicitamente incluida na proposta de um "green new deal" da nova comissao europeia (que inclui a neutralidade carbonica ate 2050):
https://ec.europa.eu/info/sites/info/files/european-green-deal-communication_en.pdf
Onde a aviacao e o transporte maritimo nao estao incluindos é no Acordo do Paris, onde sao alvo de iniciativas diferentes no ambito das Nacoes Unidas (ICAO e IMO, respetivamente). Na aviacao é o CORSIA, que comeca a ser testado este ano.

Citação
Com comboios com velocidades médias entre 200km/h e 250km/h Lisboa fica a 10 12 horas (uma noite) das cidades onde existem mais de 2 milhões de emigrantes portuguses.

Sabes quantos comboios ha na Europa que facam uma viagem completa a mais de 200km/h de media? Um, na Italia, num troco de pouco mais de 200km (nao 2000km).
Sabes quantos comboios-hotel de alta velocidade ha na Europa? Zero. E ate gostava de ver como é que se ia fazer um comboio hotel de "alta capacidade". Todos encavalitados como nos navios negreiros? É que a parte do "hotel" dos comboios-hotel (i.e., a parte que tem camas - eu pelo menos nunca estive num hotel onde dormisse numa cadeira) é a coisa de mais baixa densidade que se pode imaginar, mesmo em camaratas.
A aviacao podia triplicar de preco e mesmo assim a AV nunca seria competitiva para essas distancias.

Pessoas assim a mandar bojardas sem nocao do mundo (incluindo a perola de querer obrigar as pessoas dos Acores a vir ao continente de barco; que insulto!) é o primeiro passo para todas as boas e necessarias iniciativas relacionadas com o ambiente e as alteracoes climaticas serem ignoradas.
Faz um favor á tua causa e deixa de falar.
« Última modificação: 14 de Janeiro 2020, 12:57:19 por toto1100 »


VidocQ

  • Mensagens: 356
Ano novo, mentiras velhas, cá estamos novamente caro Acácio...

1. O Acácio SÓ vem promover o isolacionismo insular. O Acácio SÓ quer substituir pelo segundo transporte mais poluente do mundo. O Acácio SÓ quer que as ilhas voltem ao século passado, enfim...

2. O Acácio é emigrante por acaso? É que eu sou, e sei bem os obstáculos que tenho para ver a familia sempre que posso! 10h-12h é mais uma mentira sua, hoje por transportes públicos são no minimo 20h-24h de Lisboa para um pais que tem um pouco mais de 1milhao de emigrantes portugueses, e experimente você dormir no autocarro ou no banco do comboio! Vá rever a sua realidade! Saia da sua casa e venha viver no mundo!

3. Atira mais uma percentagem para o ar, mete como justificação mais um site, e mais uma vez não sabe analisar os dados... Atropela a especificidade e geografia portuguesa pelo meio...Enfim o ano mudou mas claramente a sua resolução não foi mudar a sua desonestidade intelectual !


A sua falta de seriedade é gritante!

Outras curiosodades das declarações do PM.1. Os vôos entre o Continente e ilhas reprentam uma fracção minima dos vôos com origem e destino nos principais aeroportos nacionais. Mas a continuidade territorial também pode ser assegurada de barco - aliás foi assim ao longo de séculos e continua a ser assim hoje.
2. Cerca de 50% dos emigrantes portugueses encontram-se na Europa e podem usar o transporte ferroviário ou rodoviário eletrificado para aceder ao país. Com comboios com velocidades médias entre 200km/h e 250km/h Lisboa fica a 10 12 horas (uma noite) das cidades onde existem mais de 2 milhões de emigrantes portuguses.
3. Cerca de 50% dos vôos com origem e destino em portugal continental fazem-se entre cidades que estão a uma noite de viagem num comboio de alta capacidade e com uma velocidade média entre os 250mkm/h e os 200km/h. É um padrão que se repete na generalidade dos aeroportos a nível mundial, não é uma especificidade portuguesa. (https://theicct.org/publications/co2-emissions-commercial-aviation-2018)

É uma pena o PM ter desperdiçado esta oportunidade para ter uma posição adequada às circunstâncias.
« Última modificação: 13 de Janeiro 2020, 13:15:04 por VidocQ »

A388 / A321(321/32B) / A320(320/32A) / A319 / A318 / A223 / B773(77W) / B738(73H) / B737(73G/73W)
E195 / E190 / E145 / CRJK(X) / CRJ9 / F100 / RJ85 / AT76 / DH8D(NG)
TP / AF / KL / LH / LX / BA / OS / TK / SK / ZI / TO / FR / U2 / EW / A5 / C9 / D8 / UX / EK / V7 / 0B / SN / DY

toto1100

  • Mensagens: 4301
Ou substituir uma viagem de 2 horas de aviao por uma viagem de 15 horas de carro. Excelente para haver mais portugueses a morrer nas estradas francesas e espanholas; como ja morrem poucos e tudo.

RazeR550

  • Mensagens: 147
E já agora, explicação do PM ontem na passagem de testemunho de capital europeia verde
https://www.google.com/amp/s/24.sapo.pt/amp/atualidade/artigos/lisboa-verde-costa-diz-que-pais-alcancara-neutralidade-carbonica-mesmo-com-novo-aeroporto

Obrigado pela partilha.
O senhor PM tem que ser melhor acessorado.
As emissões dos transportes aéreo e maritimo internacionais não estão incluidos nas metas de neutralidade carbónica estabelecidas para 2050.
Partindo das projecções conservadoras que constam do EIA para o Montijo e se assumirmos que melhorias tecnológicas resultam numa redução de 40% de GEE, a aviação internacional representaria 60% de todas as emissões previstas para 2050. Isto quer dizer que agricultura, industria, transporte maritimo internacional, tratamento de residuos, emitirão apenas cerca de 4Mt CO2 eq.

Outras curiosodades das declarações do PM.
1. Os vôos entre o Continente e ilhas reprentam uma fracção minima dos vôos com origem e destino nos principais aeroportos nacionais. Mas a continuidade territorial também pode ser assegurada de barco - aliás foi assim ao longo de séculos e continua a ser assim hoje.
2. Cerca de 50% dos emigrantes portugueses encontram-se na Europa e podem usar o transporte ferroviário ou rodoviário eletrificado para aceder ao país. Com comboios com velocidades médias entre 200km/h e 250km/h Lisboa fica a 10 12 horas (uma noite) das cidades onde existem mais de 2 milhões de emigrantes portuguses.
3. Cerca de 50% dos vôos com origem e destino em portugal continental fazem-se entre cidades que estão a uma noite de viagem num comboio de alta capacidade e com uma velocidade média entre os 250mkm/h e os 200km/h. É um padrão que se repete na generalidade dos aeroportos a nível mundial, não é uma especificidade portuguesa. (https://theicct.org/publications/co2-emissions-commercial-aviation-2018)

É uma pena o PM ter desperdiçado esta oportunidade para ter uma posição adequada às circunstâncias.

A situação do comboio é completamente insustentável e o Acacio sabe disso.

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 1998
Ou finge que não sabe ou vive mesmo num universo alternativo

Spark

  • Mensagens: 5818
    • São 2 os veículos da internet nos dias de hoje: o hypetrain e o hatewagon. All aboard!!!
...incluindo a perola de querer obrigar as pessoas dos Acores a vir ao continente de barco...

Atenção, barco a remos, nada de coisas a motor que isso polui...!!

calhas

  • Mensagens: 178

Acácio Pires

  • Mensagens: 1180
    • Gostaria de debater o tema da aviação com um olhar centrado na sustentabilidade social e ambiental
Olá.

1. Esclarecendo o toto. Tanto eu como o PM estávamos a falar das metas estabelecidas no Roteiro para a Neutralidade Carbónica Português onde só estão incluidas as viagens aéreas a nível nacional. Felizmente no Green New Deal já está incluido o transporte aéreo e marítimo internacional. Esperemos que isso tenha consequências nesta loucura que é a expansão da capacidade aeroportuária.

2. Talvez o VidocQ possa ajudar-me a interpretar. Consegue ver outra coisa na informação apresentada? Não é claro no relatório apresentado que cerca de 50% das emissões atribuiveis à aviação são devidas a viagens com menos de 2500km?

3. Em relação aos comboios.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/amp/nao-sao-o-expresso-do-oriente-mas-os-comboios-noturnos-estao-de-volta.
Parece que o número de pessoas dispostas a dormir nos comboios está a crescer, portanto o que governos responsáveis devem fazer é investir no incremento da rapidez e conforto das viagens de comboio utilizando os meios obtidos através da forte penalização fiscal dos modos de transporte mais poluentes.
A distância entre Berlim, Paris e Londres não é muito diferente da distância entre Lisboa, Paris e Londres, o que contribui para desmentir a ideia de que Lisboa está numa situação muito diferente de outras cidades europeias.
O que dizer de Roma, Varsóvia, Estocolmo, Atenas?

4. Tanto eu como o PM estávamos a falar de continuidade territorial não de facilidade de acesso entre o continente e ilhas.

Acham que é possível reduzir 7% ao ano as emissões de GEE até 2030 sem alterar comportamentos?

toto1100

  • Mensagens: 4301
Citação
A distância entre Berlim, Paris e Londres não é muito diferente da distância entre Lisboa, Paris e Londres, o que contribui para desmentir a ideia de que Lisboa está numa situação muito diferente de outras cidades europeias.

Em linha reta:
- Lisboa-Paris: 1500km
- Paris-Berlim: 900km
Quase igual realmente.   ???

Essa noticia que puseste sobre os comboios noturnos tambem é qualquer coisa. Tem uma longa lista de comboios noturnos que acabaram e depois fala de uma (1!) encomenda de comboios noturnos e conclui que os comboios noturnos estao de volta. ROTFL.
Mais uma para acabar com os teus delirios: esses comboios noturnos que os austriacos encomendaram tem a fantastica quantidade de 160 camas. Que alta densidade!  ::)

lockheed

  • Mensagens: 1286
  • You are not in Kansas anymore!...
E a economia francesa e alemã é tal e qual a nossa. E para chegar à Europa nem se tem que furar os pirinéus nem nada... É só facilidades....!  ::)

toto1100

  • Mensagens: 4301
Ja ha ligacao de AV a passar os Pirineus, na linha Barcelona-Paris (ate é das ligacoes na Europa com velocidade media mais elevada atualmente, ~190km/h de media, mas mesmo assim nao chega ao patamar que o Acacio fala).
Tambem vai haver outra ligacao AV em Irun (mais conveniente para Portugal), no ambito das linhas da "Y basca", embora essas linhas, fruto das condicoes de montanha da regiao, tenha varios trocos em que nao sao AV pura (logo, os tempos de viagem totais sofrerao).

Pela Y Basca, Madrid-Paris serao 7:25. Mais 15 min para atravessar Madrid e 2:45 para Lisboa pela linha de AV que antes estava prevista (e que tanto Portugal como Espanha desistiram de construir), seriam mais de 10:30 de Paris para Lisboa nas melhores das condicoes.

Uma pequenas contas. :) Face as condicionantes das viagens noturnas (dado so terem interesse se sairem tarde da origem e cedo ao destino para dar para aproveitar o dia nos 2 lados), imaginemos que haveria 3 comboios por noite por sentido (nao, nao é pouco; ate é provavelmente muito, dado nesse futuro cheio de comboios hotel tambem haveria necessidade de servir muitos mais destinos para alem de Lisboa e por isso o canal-horario ia ser escasso) e levavam 250 pessoas cada um (para ser simpatico, e para ser mais "alta densidade" face as 160 camas dos comboios novos que a OBB encomendou).  Dava 550 mil lugares por ano no conjunto dos 2 sentidos. So do aeroporto do Porto ha mais de 1 milhao de passageiros anuais de e para Paris.... (suponho que em Lisboa seja pelo menos outro tanto). Completamente exequivel!
« Última modificação: 14 de Janeiro 2020, 17:07:38 por toto1100 »


Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 1998
Citação
A distância entre Berlim, Paris e Londres não é muito diferente da distância entre Lisboa, Paris e Londres, o que contribui para desmentir a ideia de que Lisboa está numa situação muito diferente de outras cidades europeias.

Em linha reta:
- Lisboa-Paris: 1500km
- Paris-Berlim: 900km
Quase igual realmente.   ???

Começo a achar que ele nunca deve ter olhado para um mapa na vida. É como aqueles americanos que quando lhes pedem para indicar o Irão num mapa apontam para a Argentina.
Enfim é deixá-lo sonhar.

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