Faro1910

• És de Faro, és Farense
Toda a gente já teimou que o Montijo é má ideia.
Ecologistas por causa das aves, direita teoricamente por não ser escalável, esquerda porque queriam gastar logo tudo num alcochete desta vida.

Se todos achassem Montijo má ideia não iria avançar, certo?

Este problema é transversal a todos os assuntos, quando não se tem informação tenta-se dramatizar por todos os os prismas...

Este é um dos problemas de hoje em dia, ter que instruir alguém e só depois poder discutir com eles.

Dada a grande abrangência dos seus argumentos, fica absolutamente provado e comprovado que o futuro está no Montijo! Não vi nenhum técnico a defender o Montijo. Apenas governantes nacionais e locais (todos do PS, curiosamente)...

Quando me vêm com a conversa de que o Humberto delgado está esgotado e já não da para mais, só respondo que já na altura do euro 2004 era urgente fazer um novo aeroporto e este entretanto já mais do que duplicou o tráfego de agora.

Obviamente que as coisas deviam ter sido decididas e acauteladas nessa altura, não pelo aeroporto estar esgotado, é certo, mas porque uma decisão destas, pelos custos (financeiros e económicos) que comporta, deve ser estudada a fundo, e porque leva tempo a construir. O argumento mais forte do governo para ser o Montijo é não haver mais tempo. Argumento falacioso e que desmonta esta sua afirmação. Enfim!

toto1100

Tendo em conta que o Montijo como +1 foi pela primeira vez proposto, la para os idos de 2008, num estudo (encomendado pela Associacao Comercial do Porto) de professores (engenheiros e economistas) da FEUP, Tecnico e Catolica-Porto dizer que nunca se viu um tecnico a defender o Montijo... e suponho que na ANA tambem haja alguns tecnicos de aeroportos.

Faro1910

• És de Faro, és Farense
Tendo em conta que o Montijo como +1 foi pela primeira vez proposto, la para os idos de 2008, num estudo (encomendado pela Associacao Comercial do Porto) de professores (engenheiros e economistas) da FEUP, Tecnico e Catolica-Porto dizer que nunca se viu um tecnico a defender o Montijo... e suponho que na ANA tambem haja alguns tecnicos de aeroportos.

E então? O facto de eu não ter visto significa que não há? Evidente que não, mas é revelador, sendo eu um interessado no assunto, ou não?

brunodias

nunopinheiro

Citação
Não vi nenhum técnico a defender o Montijo. Apenas governantes nacionais e locais (todos do PS, curiosamente)...

Faro formalmente eu sou um tecnico, e está careca de me ler a defender o Montijo certo... E relembro que a opção Montijo foi  defendida por Passos Coelho. Até me lembro de ter dito que passado algum tempo o PS mudava de opinião e passava a apoiar o Montijo.

Sabe porquê? Porque os políticos não riscam nada nisto, a opção é de quem manda e paga, como está contratualizado entre o estado e a Vinci. Se a opção fosse política pode ter a certeza que havendo como pagar a opção era a mais cara, é a que rende mais apoio, em particular nesse setor completamente desligado da política, o da construção civil...
« Última modificação: 01 de Fevereiro 2020, 08:19:37 por nunopinheiro »

Faro1910

• És de Faro, és Farense
Citação
Não vi nenhum técnico a defender o Montijo. Apenas governantes nacionais e locais (todos do PS, curiosamente)...

Faro formalmente eu sou um tecnico, e está careca de me ler a defender o Montijo certo... E relembro que a opção Montijo foi  defendida por Passos Coelho. Até me lembro de ter dito que passado algum tempo o PS mudava de opinião e passava a apoiar o Montijo.

Sabe porquê? Porque os políticos não riscam nada nisto, a opção é de quem manda e paga, como está contratualizado entre o estado e a Vinci. Se a opção fosse política pode ter a certeza que havendo como pagar a opção era a mais cara, é a que rende mais apoio, em particular nesse setor completamente desligado da política, o da construção civil...

É verdade, o Passos Coelho - chefe do último governo decente que tivémos neste século - fez alguns erros graves, e, a meu ver, os maiores foram no setor da aviação. A concessão da ANA foi de longe o maior. Segue-se esta ideia peregrina do Montijo. Esqueci-me desse pequeno grande detalhe no meu post! Peço desculpa.

Quanto a você ser um técnico, não contesto, falava apenas dos que ouvi publicamente (nos media) a falar do assunto!
« Última modificação: 03 de Fevereiro 2020, 08:08:40 por Faro1910 »

nunopinheiro

Os políticos para mim também são só bons quando decidem da forma que eu quero...

Já somos dois Faro...

Tá a ver já eu não gostei muito do governo de Passos Coelho.. mas não foi a decisão que ele não tomou pelo Montijo que me chateou...

Mas estou a vontade também não morro de amores pelo PS. Ou CDS ou CDU e bloco... Até porque isto de política não deveria ir de "amores" isso devia ser para a bola...
« Última modificação: 03 de Fevereiro 2020, 01:59:28 por nunopinheiro »

Tomás Ribeiro

Agora vou meter aqui uma que é capaz de surpreender muita gente.
Isto em anexo é a correspondência entre o procurador da US Steel e o Salazar em 1935.
Qual Costa ou Coelho, nem a segunda guerra tinha começado e a malta já achava o montijo um sitio espectacular para um aeroporto. ;)
« Última modificação: 05 de Fevereiro 2020, 00:11:06 por Tomás Ribeiro »

Tomás Ribeiro

https://www.publico.pt/2020/02/10/economia/opiniao/montijo-assumira-responsabilidade-1903253
Para animar a festa por aqui... Voltamos à carga com Alverca...
Eu juro que não percebo como que raio é que querem meter uma pista no mouchao que é literalmente na reserva natural do estuário do Tejo. Isto já nem é zpe, é reserva natural pura e dura
« Última modificação: 13 de Fevereiro 2020, 22:16:06 por Tomás Ribeiro »

toto1100

Surreal, no Montijo "nao se pode" construir uma pista de mais de 2150m por termos o Tejo. Solução? Construir uma pista de 4200m no meio do Tejo. Isto é ao nivel do Trump.

Angelo Rosa

Será que ainda temos as plantas do Aeroporto de Macau? :)

toto1100

Como ja aqui nos fartamos de repetir, nao ha impedimento nenhum tecnico para se fazer aeroporto em qualquer ponto do estuario do Tejo.
Agora é absurdo dizer que nao se pode construir umas centenas de metros de pista no Montijo por causa dos impactos que isso teria no Tejo, e depois quer espetar quilometros a fios de pista no meio do rio.  :o Coisa mais absurda.

nunopinheiro

Totó eles até foram escolher um local que defacto tem um impedimento técnico... Os pilares da Vasco da Gama..... Bem para um dos lados da sua pista...ele podem construir a pista mas fica manca...
Em abono da verdade o principal argumento deles tem que ver com os cacilheiros... A parte irónica é que foram consultar as regras ICAO para isso mas não as aplicaram a sua proposta...
« Última modificação: 14 de Fevereiro 2020, 09:29:07 por nunopinheiro »

jopeg

• Moderador
Citação

Regulador da aviação obrigado a chumbar novo aeroporto no Montijo

Artigo de um Decreto-Lei indicado pelo regulador da aviação civil não deixa dúvidas: é preciso parecer positivo de todos os municípios afetados. Empresa que gere aeroportos diz que está em análise regulação específica, só para o Montijo.

19 Fevereiro, 2020 • 07:15

Com a legislação atual e com a recusa categórica de duas câmaras municipais ambientalmente afetadas em darem o aval ao projeto, vai ser impossível à Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) licenciar o novo aeroporto do Montijo.

Num documento enviado à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) no fim de agosto de 2019, no âmbito do estudo de impacto ambiental, a ANAC explica que a ANA - Aeroportos de Portugal ainda "não deu cumprimento" à legislação nacional, sendo citado, nomeadamente, um artigo do Decreto-Lei de 2010 que impõe que a construção, ampliação ou modificação de um aeroporto comece através de um requerimento a apresentar junto da ANAC para que esta faça uma apreciação prévia da viabilidade.

Regulador chegou a recusar anteprojeto

Nesse mesmo documento, consultado pela TSF e com data prévia à aprovação do estudo de impacto ambiental, a ANAC explica que já comunicou à ANA que "aguarda" por esse pedido de apreciação prévia "em conformidade com o definido na legislação".

Aeroporto do Montijo. Quadro legal para certificação pela ANAC "tem obviamente de ser revisto"

Questionada agora pela TSF, seis meses depois, a ANA confirma que ainda não entregou ao regulador "o requerimento de apreciação prévia", garantindo que "a preparação deste procedimento apenas pôde prosseguir após a emissão da Declaração de Impacte Ambiental e consequente estabilização do projeto".

No documento de agosto de 2019, a ANAC acrescentava que chegou a receber, em agosto de 2018, um "masterplan" e um "anteprojeto" para o novo aeroporto que não mereceu aprovação da ANAC por falta de conformidade com outros artigos ou normativos legais.

A ANAC diz ainda que algumas soluções do anteprojeto apresentado não cumpriam parte da regulamentação europeia.

Sem o 'ok' das autarquias, regulador tem de chumbar

No entanto, além das falhas anteriores, o artigo referido pela ANAC na posição enviada à APA sobre a "apreciação prévia da viabilidade" do aeroporto é muito claro, exigindo elementos que é certo que, nas atuais circunstâncias, são impossíveis de obter pela ANA. Nomeadamente, pareceres favoráveis de todas as câmaras municipais dos concelhos potencialmente afetados por razões ambientais.

https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/regulador-da-aviacao-obrigado-a-chumbar-novo-aeroporto-no-montijo-anac-ja-recusou-um-anteprojeto-11836944.html

Jopeg

nunopinheiro

Citação
Contudo, a ANA também diz que, sendo este "um projeto de natureza e dimensão sem precedentes em Portugal", está em análise a necessidade de criar um enquadramento regulatório específico.

A resposta... Como quem diz vai deixar de ser vinculativo....

A ser verdade, será  muito difícil aprovar onde quer que seja, qual será a definição de município atingido?
Já estou a ver o filme a seguir o Montijo não permite o aeroporto em Alcochete como forma de vingança...hehehhe
« Última modificação: 20 de Fevereiro 2020, 10:12:33 por nunopinheiro »

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
9 Respostas
2826 Visualizações
Última mensagem 08 de Julho 2014, 17:18:44
por Jefs
215 Respostas
40855 Visualizações
Última mensagem 22 de Fevereiro 2018, 09:12:35
por toto1100