brunodias

  • Mensagens: 5377
https://odigital.pt/avioneta-que-partiu-de-vendas-novas-aterra-de-emergencia-em-plena-autoestrada-a12/

Não consigo encontrar o aeródromo de Vendas Novas que é referido nesta noticia ... alguém já aterrou ou descolou de lá?

Não consegues porque é de ultraleves

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 2201
Alcochete ou Rio Frio p.e.
Btw toto, Rio Frio (mais ali para os lados do Pinhal Novo) não tinha um problema qualquer com aquíferos?
« Última modificação: 11 de Novembro 2020, 13:06:45 por Tomás Ribeiro »


toto1100

  • Mensagens: 5965
Sim, tem.
Só estava a responder à questão do espaço. :)

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 2201
Mas grave ao ponto de inviabilizar assim de longe qualquer coisa lá?

toto1100

  • Mensagens: 5965
Nos anos 90, na altura em que se escolheu a Ota, foi excluido precisamente por causa disso.
O estudo da "Aéroports de Paris" que escolheu a Ota até dizia que Rio Frio parecia ser melhor opção, mas que os problemas ambientais da localização eram intransponiveis.

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 2201
Pois realmente a nível de integração na rede de infraestruturas existentes melhor do que aquilo é impossível. Sempre fiquei curioso porque é que aquela zona do Pinhal Novo não tinha sido melhor estudada.

Acácio Pires

  • Mensagens: 1314
    • Gostaria de debater o tema da aviação com um olhar centrado na sustentabilidade social e ambiental
Sem dúvida que a zona a leste do Pinhal Novo é a que melhor se integra na rede de infrestruturas já existentes e nas que se prevê que venham a existir - linha de AVF Lisboa-Madrid.

No entanto devem evitar-se localizações que conflituem com o corredor de avifauna que existe entre os Estuários do Tejo e do Sado, que conflituem com as recomendações da OMS para poluição sonora, que tenham impactos significativos sobre habitats, corredores ecológicos e espécies protegidas e finalmente que possam potenciar a contaminação do aquifero ou inutilizar dolos de elevado potencial agrícola.

Precorrendo todas as possibilidades de localização na AML entre a A2-A6 e a Linha do Sul e que se situem a leste do Pinhal, a localização que me parece não ter nenhum dos problemas atras indicados são os terrenos imediatamente a ocidente de Bombel ... mas posso estar enganado.

lockheed

  • Mensagens: 1376
  • You are not in Kansas anymore!...
Não Acácio, melhor melhor é mais a Este já muito perto de Badajoz. Até já está construído, até dá para ser Beja +1.

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 2201
A AR aprovou hoje uma moção para obrigar o Governo a fazer uma Avaliação Ambiental Estratégica do Montijo.
https://www.dn.pt/dinheiro/coligacao-negativa-obriga-governo-a-avaliacao-ambiental-estrategica-do-novo-aeroporto-de-lisboa-13070362.html

Rafael6

  • Mensagens: 389
Lá vai o tal remendo no meio do rio por água abaixo! 😂 Temos que cumprir leis. Não estamos na Venezuela, embora às vezes pareça!

toto1100

  • Mensagens: 5965
Se foi preciso ser a AR a exigir a AEA isso só por si é uma demonstração que não houve nenhuma lei que não foi cumprida. Que quem faz cumprir leis são os tribunais, não é a AR. A AR quando muito podia fazer um inquérito e se concluisse que a lei não fui cumprida entregava o caso ao ministério público.

nunopinheiro

  • Mensagens: 6369
E lá vai mais um estudo...

Se não estou enganado a Vinci tem de propor uma solução não será um estudo comparativo que vai escolher onde eles gastam o dinheiro...

Probabilidade da Vinci propor o NAL dos sonhos de alguns.... Zero vírgula zero...

Bem mas já somos ricos outra vez, vai 4 mil milhões para TAP...? Também pode ir 4 mil milhões para a Vinci... Eles agradecem...

Esse estudo vai comparar o que? O +1 do Montijo com o NAL?
São coisas incomparáveis...
« Última modificação: 24 de Novembro 2020, 20:59:54 por nunopinheiro »


toto1100

  • Mensagens: 5965
Sim, são eles que tem que propor - sendo que a opção por defeito é o NAL, mas também diz logo no artigo a seguir que a Vinci pode propor as alternativas que quiser.
Isto indo avante a Vinci deve aproveitar e pedir para cancelar o contrato que tem para construir o Montijo (e faz muito bem). Fazendo isso, só terá outra vez que apresentar proposta para um novo aeroporto quando o tráfego na Portela ultrapassar outra vez os patamares de tráfego que estão no contrato de concessão. E quando isso acontecer, naturalmente dirão que não podem construir um aeroporto indo o contrato de concessão quase a meio.

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 2201
O estudo não decide nada, as consequências disto serão sempre mais politicas, dependendo do resultado.

Mas também não sei com que pressupostos é que se vai estudar isto, com a aviação nos números de 2019?

E os próximos anos ou meses, a nível político e de finanças públicas vão ser muito agitados e incertos... e isso acaba por ter impacto nestes projetos

nunopinheiro

  • Mensagens: 6369
Muito boa análise totó, é o mais provável...

Se estivesse no lugar da Vinci agradecia a AR.. isto basicamente liberta a Vinci da obrigação...

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