ngouveia

Citação de: Max Q
That’s correct

I made a couple of comments on the pitch
control characteristics of the 757

It has a ‘dead spot’ in pitch you have to watch out for

During rotation on take off, it requires a fairly pronounced input to start the nose up then an immediate input reduction to avoid over rotation

On landing while lowering the nose it tends
to ‘hang up’ before touching, this requires a slight relaxation of back pressure or even a small nose down input followed immediately by back pressure to stop the nose wheel from slamming down

It can hit really hard if you dont get this technique correct, it’s also quite common to think the nose wheels have touched an they haven’t so you relax back pressure and ‘wham’

As long as you’re aware of this characteristic, anticipate and act on it it’s not an issue but once in a while even an
experienced 757 pilot can forget and it will
bite, sometimes causing significant damage

This may or may not have been the case here

https://www.airliners.net/forum/viewtopic.php?f=3&t=1429525&sid=13e9f7f888ca219a6f2cb3a995a26d09&start=50#p21599743

António Costa

O problema é que para haver aproveitamento em maior escala o desmantelamento tem de ser feito por empresa e/ou técnicos certificados ... creio que os não haja em Ponta Delgada e deslocá-los, mantê-los e transportar depois as peças pode não justificar o investimento.

Acredito mais
a) se possível, num esforço para garantir condições de voo para levar a aeronave até à Delta ou empresa certificada para  desmantelamento controlado e certificado; ou,
b) aproveitamento dos motores (se os ciclos justificarem a desmontagem e transporte) e pequenas peças (aviónicos) e posterior desmantelamento ao martelo.

De acordo, mas uma empresa como a DELTA possui esses meios (humanos e materiais) e só os motores mesmo já c/ alguns ciclos valem alguns milhões. Obviamente o desejável para a companhia é que ele retorne à base voando mas poderá não ser possível e aí ele teria mesmo de ser desmantelado em PDL independentemente da sua viabilidade financeira pois não acredito que fosse abandonado.

António Costa

Citação de: Max Q
That’s correct

I made a couple of comments on the pitch
control characteristics of the 757

It has a ‘dead spot’ in pitch you have to watch out for

During rotation on take off, it requires a fairly pronounced input to start the nose up then an immediate input reduction to avoid over rotation

On landing while lowering the nose it tends
to ‘hang up’ before touching, this requires a slight relaxation of back pressure or even a small nose down input followed immediately by back pressure to stop the nose wheel from slamming down

It can hit really hard if you dont get this technique correct, it’s also quite common to think the nose wheels have touched an they haven’t so you relax back pressure and ‘wham’

As long as you’re aware of this characteristic, anticipate and act on it it’s not an issue but once in a while even an
experienced 757 pilot can forget and it will
bite, sometimes causing significant damage

This may or may not have been the case here

https://www.airliners.net/forum/viewtopic.php?f=3&t=1429525&sid=13e9f7f888ca219a6f2cb3a995a26d09&start=50#p21599743

Ora aí está uma possível causa. Se juntarmos a isto um fenómeno de windshear ou Microburst, temos aqui uma bela receita para o desastre.

Tomás Ribeiro

Mas não fui eu que mandei para o ar isso. Aliás eu estou a dizer que me parece algo ilógico que isto se deva apenas a incompetência do piloto. Há que ler os comentários anteriores para perceber o contexto.

Franmed

Aparentemente um outro 757 vindo de PDL teve que aterrar de emergência em JFK devido a problemas no trem...

Querem ver que voltaram a ter problemas em PDL ?

brunodias

O Tomás é piloto?

A maior parte do pessoal esta na cadeira certa para criticar, está numa cadeira imovel, sem influencia de ventos etc

nunopinheiro

brunodias fala por ti, as vezes eu passo com cada "vento" que ninguém a minha volta fica imóvel ;)
« Última modificação: 21 de Agosto 2019, 19:27:18 por nunopinheiro »

Tomás Ribeiro

O Tomás é piloto?

A maior parte do pessoal esta na cadeira certa para criticar, está numa cadeira imovel, sem influencia de ventos etc
Curiosamente toda esta discussão tenho sido eu a defender que é altamente improvável que um acontecimento destes se deva única e exclusivamente a incompetência de um piloto e que muito provavelmente a culpa é de windshear ou de ventos e não culpa do desgraçado.
Mas a malta aqui gosta mais de mandar bocas e chamar treinadores de bancada a toda a gente do que ler como deve ser uns posts. Enfim...

ma_lppt

Especulando sobre que pode ter acontecido em PDL

Experimentem no you tube as seguintes pesquisas ( videos em FNC e PXO )

"Madeira Airport Thomas Cook landing Boeing 757-200 II dangerous!!!"
minuto 2.06

"SCARY LANDING Boeing 757 at Funchal"
minuto 0.36

"Bad Landing First choice 757"
minuto 0.28
« Última modificação: 21 de Agosto 2019, 22:40:06 por ma_lppt »

Pedro Xavier

ANA Boeing 767-300 hard landing at Tokyo Narita

brunodias

Pelo que anda pelo airliners parece que vai um antonov com material para o reparar para um ferry até aos estados unidos

tareias77

É verdade, também li esse tópico.

António Costa

Então já existe uma perícia técnica. Alguém teve acesso a ela?

AndreMP

• Moderador
Voo do A124 neste momento previsto como VDA2284 / VI2284 ATL-PDL com chegada prevista às 09:35 locais.
« Última modificação: 27 de Agosto 2019, 01:44:42 por AndreMP »

LAMPUKA

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Total 99+0=99 ms, db 0 ms, php 99 ms