Icterio

• Melhor ter sorte do que perícia.
Provavelmente muitos de vós já tiveram encontros imediatos com "experts de aviação".  À uns dias, num curso de informática, estava entretido a ler um pdf sobre a guerra do pacífico (acho que era sobre Okinawa) e um colega aproxima-se com curiosidade e exclama perante uma das fotos no monitor;

- Isso é um Mustang, não é?
- Muito bem Ambrósio (nome mudado para não ferir susceptibilidades), gostas de aviões? (a foto era mesmo de um P-51 mas também tinha a legenda por baixo...)
Logo a seguir exclama com um misto de sabedoria e escárnio;

- O Mustang foi apenas uma cópia do Spitfire!!
- "Onde foste buscar essa ideia?", pergunto eu com espanto e já arrependido de o fazer...
- "Oh, é uma cópia, estou a dizer!", visivelmente irritado pela ousadia da minha pergunta.

A seguir pergunto, apenas para tentar perceber se ele sabia o que estava a dizer;

- Sabes ao menos que empresas construíram o Mustang e o Spitfire?
- "Oh, não percebes nada!", diz, enquanto se afasta...

Parece que quando o assunto é aviação, todos os "machos" acham que sabem tudo (o que até é normal, principalmente quando somos miúdos a discutir no recreio) quando na realidade não sabem nada e (e esta é a parte pior) não gostam sequer de compreender os erros que dizem.  Não sei será apenas orgulho.  De certeza que também já encontraram "cromos" destes, certo?
« Última modificação: 20 de Agosto 2019, 19:24:48 por Icterio »

padilhasantos

• Who cares?
Infelizmente já apanhei muitas cenas dessas para além do assunto "aviação".. o que mais me enerva é que até gostaria de saber mais acerca de várias coisas e quando penso que será  momento de aprendizagem e partilha de informação percebo que as pessoas que insinuam saber acerca de um assunto apenas não passam disso. Tal como uma munição de salva. Pensas que vai sair um tiro mas afinal é só barulho.

Dioguito

Eh eh eh, existem sempre os experts, no meu caso foi uma discusão relativamente ao KC 135 e ao B707 em que o "expert"  dizia tentando fazer valer os seus galões de Sr. Dr. Eng. da FEUP não partilhavam a mesma base após um comentário meu, só após lhe ter mostrado os "documentos" que o comprovavam ele aceitou mas mesmo assim sempre a querer mostrar a sua sapiência ainda que errada ;D ;D ::) ::).... ainda me virei para ele e disse  "éh páh é lixado quando se pensa que tem razão mas nos aparece alguem que sabe o lado verdadeiro da história e tem como o provar....é preferivel saber a verdade do que viver na ignorância Saloia e espalhar a mesma...." nem um pio ouvi mais do outro lado, sei que fui um pouco "rispido" mas não resisti ;P.....essa malta tira-me do sério.....

Um Abraço e bons vôos!!!!
« Última modificação: 21 de Agosto 2019, 01:26:01 por Dioguito »

Tomás Ribeiro

Eu passo me bastante com as asneiras que se dizem dentro de um avião. Às vezes são só miúdos e pronto deixo passar mas quando são adultos alguém que me agarre que eu vou me a eles.
Uma vez estava em taxi em LIS e passamos pelo 146 onde estava o B777 da TAAG e oiço vindo do banco de trás uma exclamação "olha só aquele Airbus enorme!". Tive de apertar melhor o cinto para não fazer nada que me  viesse a arrepende depois. :P
Enfim eu não comento sobre assuntos que não conheço o que a mim me parece relativamente sensato.
« Última modificação: 20 de Agosto 2019, 22:00:17 por Tomás Ribeiro »

AvGeekDiogo

• LHR/EGLL
    • Instagram das minhas fotos de Plane Spotting
Não é um encontro imediato mas muitos já devem ter visto este rapaz pela internet quando toca a aviação. Refiro-me ao autoproclamado "Aviation Analyst", Alex Macheras (@AlexInTheAir no Twitter).. As análises dele são geralmente comunicado de imprensa reciclados, mas pronto..

António Costa

Eu passo me bastante com as asneiras que se dizem dentro de um avião. Às vezes são só miúdos e pronto deixo passar mas quando são adultos alguém que me agarre que eu vou me a eles.
Uma vez estava em taxi em LIS e passamos pelo 146 onde estava o B777 da TAAG e oiço vindo do banco de trás uma exclamação "olha só aquele Airbus enorme!". Tive de apertar melhor o cinto para não fazer nada que me  viesse a arrepende depois. :P
Enfim eu não comento sobre assuntos que não conheço o que a mim me parece relativamente sensato.

Mas Tomás, era mesmo um AIRBUS enorme (autocarro aéreo enorme), ahahah.

Agora a sério, exemplos desses abundam mas sabes que mais; deixo-os dizer e rio-me baixinho.

Icterio

Já agora, ao tentares esclareceres a diferença entre ambos ainda levavas com uma resposta do género;

"O Boeing 777 é só uma cópia do Airbus!".

Tomás Ribeiro

Já agora, ao tentares esclareceres a diferença entre ambos ainda levavas com uma resposta do género;

Era metê-los a todos no porão
 ::)

CS-TTK

• Moderador
Eu já tive alguém a jurar à minha frente que as portas 7 a 13 (portas não-schengen) do Aeroporto da Madeira nunca tinham sido utilizadas desde a sua construção.

Ao contrapor e dizer que aquelas portas eram utilizadas por exemplo para os voos com destino ao Reino Unido (existem voos do Funchal para cerca de uma dezena de aeroporto no Reino Unido), a pessoa em questão tratou de assegurar que o embarque para esses destinos eram nas mesmas portas que os voos para LIS, OPO, ORY, etc (portas schengen) -> obviamente mentira!

E no final fiquei a saber que ele garantiu que o que dizia era verdade, baseado na sua experiência, pois nunca tinha visto aquelas portas serem utilizadas. Conclusão, a pessoa em questão utiliza o terminal do aeroporto da madeira uma vez por ano, nas férias.

ClearedForTakeOff

• Moderador
    • Aviation Blog
Bom tópico.

Apanho imenso revisionismo histórico (a.net é pródigo)
- O Concorde podia ter voado muito mais anos (never mind que subiu o preço do fuel, o ruído, e o nicho de mercado ínfimo)
- A Boeing fez mal em encerrar a linha do 757-200 (never mind que não se vendia)
- O A380 cargueiro poderia ter salvo o modelo, tal como o B747-8F está a fazer (never mind que a própria Airbus decidiu não avançar com o projecto, por dificuldades técnicas)
- Os aviões automatizados de hoje não se justificam e antes é que era (never mind que se reduziram acidentes)
- Teorias da conspiração sobre o MH370, deliberadamente excluindo factos técnicos
- Os pilotos de hoje não têm formação e não sabem voar (basta ver relatórios de acidentes dos anos 80/90 mundo fora e é uma plétora de qualificações falsificadas, compadrio, total inexistência de CRM, e inúmeros casos de total incompetência grosseira)
- Privatização da TAP está a ser um desastre (analise-se o que aconteceu entre 1975-2004, primeiro. Eu lembro-me perfeitamente)

E também vejo uma imensa histeria sempre que há um acidente com um modelo de aeronave e na foto do jornal vem outro.

E com isto acredito que vou ser "fuzilado" :)

jeropiga

Se me dissessem isto... ia dar barulho de certeza! ehhehe

jeropiga

Bom tópico.

Apanho imenso revisionismo histórico (a.net é pródigo)
- O Concorde podia ter voado muito mais anos (never mind que subiu o preço do fuel, o ruído, e o nicho de mercado ínfimo)
- A Boeing fez mal em encerrar a linha do 757-200 (never mind que não se vendia)
- O A380 cargueiro poderia ter salvo o modelo, tal como o B747-8F está a fazer (never mind que a própria Airbus decidiu não avançar com o projecto, por dificuldades técnicas)
- Os aviões automatizados de hoje não se justificam e antes é que era (never mind que se reduziram acidentes)
- Teorias da conspiração sobre o MH370, deliberadamente excluindo factos técnicos
- Os pilotos de hoje não têm formação e não sabem voar (basta ver relatórios de acidentes dos anos 80/90 mundo fora e é uma plétora de qualificações falsificadas, compadrio, total inexistência de CRM, e inúmeros casos de total incompetência grosseira)
- Privatização da TAP está a ser um desastre (analise-se o que aconteceu entre 1975-2004, primeiro. Eu lembro-me perfeitamente)

E também vejo uma imensa histeria sempre que há um acidente com um modelo de aeronave e na foto do jornal vem outro.

E com isto acredito que vou ser "fuzilado" :)

Fuzilado, não!!! são optimos topicos de para saudáveis discussões, numa mesa redonda, com uma boa quantidade de tremoços, e cervejinhas! Ah! eu sou um dos que defende que o 757 não devia ter saido de produção! hehehehhehehehhe

Predictor

A melhor que ouvi nos últimos tempos foi, no primeiro almoço que tive com os novos colegas de trabalho.

Ah e tal, porque quando fomos a Cuba demoramos mais pra lá do que para cá por causa da rotação da terra.

Eu fiz cara de parvo e disse, sabes que isso não é assim, certo? Há uma coisa que se chama jet stream... se fosse como tu dizes bastava ter um helicóptero, subíamos e esperávamos que a terra rodasse etc...

Teimavam que não, que com a “altura” era diferente e que havia menos gravidade.

Eu não insisti mais... o pior é que depois na empresa eu é que tinha a fama de sabichão com a mania que sabe!

Nem vou dizer onde trabalho, porque ate se trabalhasse nas obras sentia vergonha alheia só por ouvir uma coisa destas.

Icterio

Essa é muito habitual e quando andava na escola também pensava que era assim.  Depois vamos crescendo, lendo e aprendendo.

Acho que o problema vem de confundir com o fuso horário.  O Concorde descolava de Paris ás 10h da manhã por exemplo, e aterrava no JFK por volta das 9h (se não me engano), talvez seja por isto que surjam confusões ao atribuir à rotação da terra.
Como sempre que se pensa nas "Time Zones" sabemos que tem a haver com a rotação da Terra, logo essa seria a razão lógica.

Mas quando falas num "almoço com novos colegas de trabalho"... Uiii, ninguém gosta de ser corrigido neste ambiente... >:( >:( >:( 
Mesmo que se esteja a dizer um grande disparate, vai-se defender até á morte!!  Nunca admitir que estamos errados!!  >:( >:( >:(

Tomás Ribeiro

E também pode estar relacionado com as pessoas a fazerem confusão porque o concorde voava mais depressa que a própria rotação da Terra etc... Mas sim é dos mitos mais espalhados por aí... Quase que podiamos fazer um tópico só a falar dos mitos da aviação... Era giro

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
4 Respostas
1271 Visualizações
Última mensagem 12 de Fevereiro 2015, 17:22:18
por iSeven
1 Respostas
628 Visualizações
Última mensagem 20 de Abril 2018, 18:27:23
por Icterio