Icterio

• Melhor ter sorte do que perícia.
Deparei-me hoje com uma foto particularmente interessante.  Ao lermos sobre aviação em tempos de conflito é costumeiro encontrar fotos de pilotos e pessoal de voo a celebrar um momento importante ou um número "redondo".  Por exemplo, pilotos de caça que abatem X aviões inimigos e o feito é assinalado com uma condecoração informal e fotos da praxe, ou determinado número de missões em território inimigo ou total de horas de voo que a unidade alcançou, etc...

Na foto abaixo vemos o que parece ser algo do género, só com a diferença de se tratar de mecânicos e técnicos de manutenção, neste caso a assinalar o 600(!?) avião reparado e entregue ás unidades de combate.  Vê-se uma coroa de flores no nariz com o que parece ser o número 60, mas são mesmo 600, um dos zeros fica obstruído.

Não me lembro de ver uma foto deste género, e 600 aviões é mesmo muita coisa.  Confirma também o afinco e dedicação com que estes técnicos tratam todas as aeronaves.  É um sentimento transversal a todas as nacionalidades e épocas; o forte sentido de "posse" que os mecânicos tem em relação aos "seus" aviões.  Na altura da Batalha de Inglaterra um técnico de terra dizia que os aviões são deles, os pilotos levam-nos apenas "emprestados" por umas horas para cumprir a missão.

Em relação á foto abaixo, não sei se mesmo com toda a boa vontade do mundo será possível fazer retornar este avião á linha...  Apesar de quase irreconhecível é um Junkers Ju 88 (igual ao da foto acima) e a legenda colocava duas hipóteses; ou o avião foi alvo de um ataque inimigo ou talvez tenha sofrido um acidente no processo de rearmar.  O que se nota é que o pneu direito parece ter escapado à destruição!

Tomás Ribeiro

Mais um post muito bonito do icterio!
Eu acho que nós temos tendência a esquecer nos destes heróis dos bastidores que geralmente são sempre ignorados por Hollywood. Temos tendência a achar que o avião ou voltava intacto ou simplesmente não voltava da missão (era abatido) o que não podia estar mais longe da verdade. Há histórias impressionantes de bombardeiros ingleses e americanos que voltavam a Inglaterra depois dos raids na Alemanha com o avião completamente desfeito e praticamente incontrolável e os sacanas aguentavam nos horas e horas assim e ainda aterravam com eles muitas vezes com membros da tripulação mortos. Muitos foram para a sucata mas muitos foram parar às mãos dos mecânicos que os punham lá em cima outra vez em semanas.
Não esquecer também a malta das fabricas que trabalhava horas a fio para produzir aviões a um ritmo que ainda hoje envergonha as linhas de produção da Airbus e da Boeing.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
689 Visualizações
Última mensagem 30 de Setembro 2014, 09:45:50
por pampa14
0 Respostas
338 Visualizações
Última mensagem 03 de Maio 2015, 12:50:30
por pampa14