brunodias

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Resumo para a impresa portuguesa


eascensao

  • Mensagens: 421
É importante não tecer considerações sobre o tempo de reacção ou prontidão do serviço de socorros sem ter real conhecimento do que se passou ou foi comunicado. Deve ter-se em conta que isto aconteceu no ou com o motor que não é visivel pela torre ou pelas viaturas dos serviços de socorros nas suas posições. E, certamente, haverá quem tenha ouvido (ou vá ouvir) a frequência e nela ouvirá que a primeira informação prestada pelo ATC às aeronaves que interromperam a aproximação e/ou entraram em espera que o motivo tinha sido o rebentamento de um pneu e que a aeronave estava imobilizada na pista.

POLHAS

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    • Gosto de aviões
nada de especial !!!!, só os bombeiros e que falharam

Spark

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    • A internet nos dias de hoje são 2 veículos: o hypetrain e o hatewagon. ALL ABOARD!!!
Sugestões?

Nada de especial...

A320 TAP - Falha de motor na descolagem

Spark

  • Mensagens: 5744
    • A internet nos dias de hoje são 2 veículos: o hypetrain e o hatewagon. ALL ABOARD!!!

ruijacome

  • Mensagens: 120
nada de especial !!!!, só os bombeiros e que falharam

Falharam? Então? Sabe se foram pedidos meios de socorro inicialmente? Sabe qual foi a comunicação rádio dos pilotos para a torre?

Tem conhecimento de alguma coisa que queira partilhar, ou foi só uma posta de pescada?
Com os melhores cumprimentos,

Rui Jácome

Simonsays

  • Mensagens: 324
    • Não há ventos favoráveis se não sabes para onde vais
É importante não tecer considerações sobre o tempo de reacção ou prontidão do serviço de socorros sem ter real conhecimento do que se passou ou foi comunicado. Deve ter-se em conta que isto aconteceu no ou com o motor que não é visivel pela torre ou pelas viaturas dos serviços de socorros nas suas posições. E, certamente, haverá quem tenha ouvido (ou vá ouvir) a frequência e nela ouvirá que a primeira informação prestada pelo ATC às aeronaves que interromperam a aproximação e/ou entraram em espera que o motivo tinha sido o rebentamento de um pneu e que a aeronave estava imobilizada na pista.
Concordo, foi uma análise “a olho”
Depende da comunicação da Crew e outras análises que não podemos, no momento, fazer.

aviationlover

  • Mensagens: 1201
nada de especial !!!!, só os bombeiros e que falharam

Falharam? Então? Sabe se foram pedidos meios de socorro inicialmente? Sabe qual foi a comunicação rádio dos pilotos para a torre?

Tem conhecimento de alguma coisa que queira partilhar, ou foi só uma posta de pescada?

Para mim foi mais uma posta de pescada.

Spark

  • Mensagens: 5744
    • A internet nos dias de hoje são 2 veículos: o hypetrain e o hatewagon. ALL ABOARD!!!
Correndo tudo como deve ser, em caso de incêndio, qual é o tempo de resposta esperado num aeroporto como o de Lisboa?

jeropiga

  • Mensagens: 272
Spark já algum dia pensas-te porque razão estabilizador vertical é tão grande ;)

É em grande medida por esse motivo em caso de falha de um motor o estabilizador vertical tem de compensar o binário de força criado pela falha de um dos motores.

AKA sim é mais o menos a mesma coisa, claro que naquele momento os motores estavam a debitar o máximo possivel e o drag total também era máximo em particular com as rodas no chão que substancialmente aumentarão o binário.
O estabilizador, a baixa velocidade não é tido nem achado. A correção é à base de steering de nose LDG.

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 1846
Acho que o Nuno se estava a referir em situações de assimetria de potência a velocidades superiores.

jeropiga

  • Mensagens: 272
bem... os meus 2 cents... O PIC começa a meter potencia nos motores e o motor 1 tem um stall. A baixa velocidade, consegue facilmente abortar a descolagem em segurança. Ok, teve um stall, qual o procedimento do QRH? Imagino, verificar parametros de motor, ECAM alerts, etc. está tudo ok? até podem estar ok! Mas... teve um stall obvio.
E pode não ter declarado logo emergencia ou necessidade de veiculos de emergencia-. dai os bombeiros não terem ido logo. para uma situação destas, há um protocolo. E no meu entender, foi seguido à risca.

Do video parece que o o motor 1 não foi logo cortado ( apenas voltou para idle). E em definitivo não parece ter aviso de fogo, pois as garrafas não foram disparadas...

De qualquer forma, os procedimentos são claros, em relação a falhas de motor e quando as mesmas acontecem. Se for antes da V1, aborta. Se for depois, continua. Um avião está preparado para continuar o V1, depois da voo, em modo mono motor.

POLHAS

  • Mensagens: 410
    • Gosto de aviões
posta de  pescada , depende se ela estiver fresca, se os pilotos tivessem comunicado que não  havia problema , porque é que os meus de socorro apareceram ?

eascensao

  • Mensagens: 421
Caríssimo

ninguém disse que a tripulação não reportou ... a questão é quando reportou e o que reportou.

SE a tripulação tiver reportado que abortou a descolagem porque rebentou ... um pneu (uso um pneu em vez de um motor porque foi esse o primeiro reporte transmitido às restantes tripulações), não existia urgência no atendimento pelo serviço de socorros ...

ClearedForTakeOff

  • Moderador
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    • Aviation Blog

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