MiguelRei

• Moderador
    • Instagram
Citação
A transportadora de bandeira nacional alemã Lufthansa parou de vender a última fila de assentos em seus Airbus A320neos devido a preocupações com as limitações de centro de gravidade da aeronave.

(...)
Após preocupações com o A321neo, relacionadas ao centro de gravidade, a EASA descobriu um problema semelhante com o A320neo. Uma série de testes revelou que o A320neo pode comandar excessivamente o profundor -superfície na parte traseira da aeronave que controla seu eixo, levantando ou abaixando o seu nariz. Sob certas condições e manobras, o compensador, o elevador e o computador do elevador e aileron (ELAC) mostraram um defeito.
(...)

aeroin

aviationlover

Isto está bonito está, as fabricantes B & A querem à força toda fazer alterações ao design original das aeronaves depois dá estes buracos.
É o que eu digo, não se podem rir umas das outras.

nunopinheiro

aviationlover este problema tem boa solução ao contrario de outros. As companhias nem sequer são obrigadas a meter esta configuração do space flex ultra apertado, nos aparelhos. Metem uma balança a entrada e os gordinhos vão a frente ;). As bagagens mais pesadas também. pronto já resolvi ;), mas olhe que as bagagens mais pesadas a frente até que é possivel de fazer.

Duvido que uma se ria da outra, mas comparar os problemas, como se fossem iguais ou ao menos semelhantes também não é valido.

salvo erro por exemplo a TAP não optou por isto e "só" tem 28 filas vs as 30 da luftansa
« Última modificação: 12 de Setembro 2019, 16:29:57 por nunopinheiro »

toto1100

E tanto quanto sei a familia A320 ja foi pensada logo desde inicio para receber motores maiores, nao?

AECM

A questão de maior peso é mesmo a posição das casas de banho nas cabines Space Flex como é o caso da Lufthansa, daí terem bloqueado a última fila (6 lugares) para manter o CG dentro dos limites indicados. No caso da TAP as casas de banho estão em posição standard por isso são menos afectadas do que a versão da LH neste caso.

A Airbus parece estar a trabalhar numa versão actualizada do ELAC que controla o trim dos elevators e deve estar "pronto" a meio de 2020 e resolver a questão.

aviationlover

Peço desculpa mas o que vejo aqui nos ultimos posts é uma clara falta de parcialidade, o que a Arbus faz resolve-se está tudo bem o que a B faz é mau, na minha opinião as questões de uma e outra são parecidas neste caso, pitch a mais que faz o nariz levantar de mais a Airbus já é a segunda que leva com uma diretiva em relação à família 32xneo, a sorte é que a EASA fez o trabalho como deve ser, coisa que a FAA falhou na questão dos B familia 737 Max. Portanto ao contrario do que o Nuno Pinheiro faz querer parecer que não, na minha opinião e volto a dizer as 2 construtoras erraram na concepção do upgrade destas famílias de aviões ponto final.

nunopinheiro

Certo uma tem um problema que fez dois aparelhos terem perda total apesar dos pilotos terem tentado ao máximo recuperar o aparelho. Devido a erro grosseiro no software do sistema que ajusta automaticamente o Trim.
Outra... Heeee ... Nada.. tipo é preciso dar um toque no comando para ajustar e ele ajusta... E o aparelho avisa para o problema e tudo..

É completamente igual...

Não estou a dizer que a Airbus seja melhor ou o camandro mas comparar estes problemas e deduzir que são igualmente graves é miopia.

Sobre a EASA fazer melhor o trabalho... Tenho dúvidas sérias tanto uma quanto a outra confiam na B e A para validar a maior parte dos sistemas... O problema no caso do B737 é significativamente mais grave a esse nível porque a B não informou a FAA de todo o sistema... Houve erros que deveriam dar processos civis.. contra a Boeing.

E com isto não estou a dizer que a Airbus seja melhor, possa em termos das vendas também fazem coisas que merecem tribunal corrupção e o camandro.
« Última modificação: 12 de Setembro 2019, 19:42:23 por nunopinheiro »

Icterio

• Melhor ter sorte do que perícia.

toto1100

O problema dos NEO nem sequer alguma vez foi experienciado na realidade, só em situações extremas em simulador.
E notar que morreram mais de 300 pessoas nos MAX. Reais, nao simuladas.

E, obviamente, a EASA tambem certificou o MAX. Mas essa dos reguladores serem os culpados das aldrabices também tem muito que se lhe diga. Um bocado de responsabilidade "individual" não fica mal a ninguém.
« Última modificação: 12 de Setembro 2019, 19:45:08 por toto1100 »

António Costa

Certo uma tem um problema que fez dois aparelhos terem perda total apesar dos pilotos terem tentado ao máximo recuperar o aparelho. Devido a erro grosseiro no software do sistema que ajusta automaticamente o Trim.
Outra... Heeee ... Nada.. tipo é preciso dar um toque no comando para ajustar e ele ajusta... E o aparelho avisa para o problema e tudo..

É completamente igual...

Não estou a dizer que a Airbus seja melhor ou o camandro mas comparar estes problemas e deduzir que são igualmente graves é miopia.

Sobre a EASA fazer melhor o trabalho... Tenho dúvidas sérias tanto uma quanto a outra confiam na B e A para validar a maior parte dos sistemas... O problema no caso do B737 é significativamente mais grave a esse nível porque a B não informou a FAA de todo o sistema... Houve erros que deveriam dar processos civis.. contra a Boeing.

E com isto não estou a dizer que a Airbus seja melhor, possa em termos das vendas também fazem coisas que merecem tribunal corrupção e o camandro.

A grande questão aqui é que nunca caiu nenhum NEO (longe vá o agoiro) e isso faz toda a diferença.
Também se percebeu porque é que a A nunca atacou a B. Telhados de vidro dão nisto, não há inocentes.

toto1100

Porque é que a Airbus havia de atacar a Boeing? Inventam cada uma.

nunopinheiro

Antônio e se o pessoal estiver realmente interessado pode descobrir que era mais complicado para a Airbus fazer ##### as alterações foram muito menores uma vez que o aparelho foi originalmente pensado para motores muito maiores (ductless fans). https://wikipedia.org/wiki/Propfan

O B737 foi pensado e desenhado num tempo muito diferente para motores completamente diferentes.
O problema vem quase todo daqui. Isso e a inépcia de quem programou aquele software, o erro é uma vergonha e QQ estudante de informática do primeiro ano deveria saber evitar.
https://wikipedia.org/wiki/Feedback
« Última modificação: 12 de Setembro 2019, 20:10:44 por nunopinheiro »

António Costa

Porque é que a Airbus havia de atacar a Boeing? Inventam cada uma.

Porquê? Não conhece o mundo empresarial? Isso acontece todos os dias, chama-se concorrência, leal ou desleal. Neste caso é leal, aparentemente.

toto1100

Não fazes grande ideia de como é o mundo da aviação para achares isso.
Seria um tiro no pé daqueles. E contra décadas do que se faz no setor.
« Última modificação: 12 de Setembro 2019, 21:13:00 por toto1100 »

nunopinheiro

Antônio quando se faz isso faz-se com intermédia entidade, diretamente para além de parecer mal num mercado em que o pessoal comum manda nada e muito menos compra, não serve de nada...mais a mais o que ambas querem dizer ao público em geral é que a aviação civil é muito segura..

Eles as vezes lá fazem de conta que se atacam, mas estes gurdam ataques reais para os escritórios fechados onde se assinam contractos.
(Ou pior) a Airbus têm ums casos em cima por usar "lubrificantes" negociais. E tenho a certeza que não é a única.
« Última modificação: 12 de Setembro 2019, 23:36:56 por nunopinheiro »

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
582 Visualizações
Última mensagem 14 de Julho 2014, 18:40:48
por aerointeressado
5 Respostas
2796 Visualizações
Última mensagem 18 de Setembro 2015, 11:21:29
por Filipe Pinho