MiguelRei

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Citação
A transportadora de bandeira nacional alemã Lufthansa parou de vender a última fila de assentos em seus Airbus A320neos devido a preocupações com as limitações de centro de gravidade da aeronave.

(...)
Após preocupações com o A321neo, relacionadas ao centro de gravidade, a EASA descobriu um problema semelhante com o A320neo. Uma série de testes revelou que o A320neo pode comandar excessivamente o profundor -superfície na parte traseira da aeronave que controla seu eixo, levantando ou abaixando o seu nariz. Sob certas condições e manobras, o compensador, o elevador e o computador do elevador e aileron (ELAC) mostraram um defeito.
(...)

aeroin

aviationlover

  • Mensagens: 1201
Isto está bonito está, as fabricantes B & A querem à força toda fazer alterações ao design original das aeronaves depois dá estes buracos.
É o que eu digo, não se podem rir umas das outras.

nunopinheiro

  • Mensagens: 4336
aviationlover este problema tem boa solução ao contrario de outros. As companhias nem sequer são obrigadas a meter esta configuração do space flex ultra apertado, nos aparelhos. Metem uma balança a entrada e os gordinhos vão a frente ;). As bagagens mais pesadas também. pronto já resolvi ;), mas olhe que as bagagens mais pesadas a frente até que é possivel de fazer.

Duvido que uma se ria da outra, mas comparar os problemas, como se fossem iguais ou ao menos semelhantes também não é valido.




salvo erro por exemplo a TAP não optou por isto e "só" tem 28 filas vs as 30 da luftansa
« Última modificação: 12 de Setembro 2019, 16:29:57 por nunopinheiro »


toto1100

  • Mensagens: 3925
E tanto quanto sei a familia A320 ja foi pensada logo desde inicio para receber motores maiores, nao?

AECM

  • Mensagens: 340
A questão de maior peso é mesmo a posição das casas de banho nas cabines Space Flex como é o caso da Lufthansa, daí terem bloqueado a última fila (6 lugares) para manter o CG dentro dos limites indicados. No caso da TAP as casas de banho estão em posição standard por isso são menos afectadas do que a versão da LH neste caso.

A Airbus parece estar a trabalhar numa versão actualizada do ELAC que controla o trim dos elevators e deve estar "pronto" a meio de 2020 e resolver a questão.

aviationlover

  • Mensagens: 1201
Peço desculpa mas o que vejo aqui nos ultimos posts é uma clara falta de parcialidade, o que a Arbus faz resolve-se está tudo bem o que a B faz é mau, na minha opinião as questões de uma e outra são parecidas neste caso, pitch a mais que faz o nariz levantar de mais a Airbus já é a segunda que leva com uma diretiva em relação à família 32xneo, a sorte é que a EASA fez o trabalho como deve ser, coisa que a FAA falhou na questão dos B familia 737 Max. Portanto ao contrario do que o Nuno Pinheiro faz querer parecer que não, na minha opinião e volto a dizer as 2 construtoras erraram na concepção do upgrade destas famílias de aviões ponto final.

nunopinheiro

  • Mensagens: 4336
Certo uma tem um problema que fez dois aparelhos terem perda total apesar dos pilotos terem tentado ao máximo recuperar o aparelho. Devido a erro grosseiro no software do sistema que ajusta automaticamente o Trim.
Outra... Heeee ... Nada.. tipo é preciso dar um toque no comando para ajustar e ele ajusta... E o aparelho avisa para o problema e tudo..

É completamente igual...

Não estou a dizer que a Airbus seja melhor ou o camandro mas comparar estes problemas e deduzir que são igualmente graves é miopia.

Sobre a EASA fazer melhor o trabalho... Tenho dúvidas sérias tanto uma quanto a outra confiam na B e A para validar a maior parte dos sistemas... O problema no caso do B737 é significativamente mais grave a esse nível porque a B não informou a FAA de todo o sistema... Houve erros que deveriam dar processos civis.. contra a Boeing.

E com isto não estou a dizer que a Airbus seja melhor, possa em termos das vendas também fazem coisas que merecem tribunal corrupção e o camandro.
« Última modificação: 12 de Setembro 2019, 19:42:23 por nunopinheiro »


Icterio

  • Mensagens: 425
    • Melhor ter sorte do que perícia.

toto1100

  • Mensagens: 3925
O problema dos NEO nem sequer alguma vez foi experienciado na realidade, só em situações extremas em simulador.
E notar que morreram mais de 300 pessoas nos MAX. Reais, nao simuladas.

E, obviamente, a EASA tambem certificou o MAX. Mas essa dos reguladores serem os culpados das aldrabices também tem muito que se lhe diga. Um bocado de responsabilidade "individual" não fica mal a ninguém.
« Última modificação: 12 de Setembro 2019, 19:45:08 por toto1100 »


António Costa

  • Mensagens: 992
Certo uma tem um problema que fez dois aparelhos terem perda total apesar dos pilotos terem tentado ao máximo recuperar o aparelho. Devido a erro grosseiro no software do sistema que ajusta automaticamente o Trim.
Outra... Heeee ... Nada.. tipo é preciso dar um toque no comando para ajustar e ele ajusta... E o aparelho avisa para o problema e tudo..

É completamente igual...

Não estou a dizer que a Airbus seja melhor ou o camandro mas comparar estes problemas e deduzir que são igualmente graves é miopia.

Sobre a EASA fazer melhor o trabalho... Tenho dúvidas sérias tanto uma quanto a outra confiam na B e A para validar a maior parte dos sistemas... O problema no caso do B737 é significativamente mais grave a esse nível porque a B não informou a FAA de todo o sistema... Houve erros que deveriam dar processos civis.. contra a Boeing.

E com isto não estou a dizer que a Airbus seja melhor, possa em termos das vendas também fazem coisas que merecem tribunal corrupção e o camandro.

A grande questão aqui é que nunca caiu nenhum NEO (longe vá o agoiro) e isso faz toda a diferença.
Também se percebeu porque é que a A nunca atacou a B. Telhados de vidro dão nisto, não há inocentes.

toto1100

  • Mensagens: 3925
Porque é que a Airbus havia de atacar a Boeing? Inventam cada uma.

nunopinheiro

  • Mensagens: 4336
Antônio e se o pessoal estiver realmente interessado pode descobrir que era mais complicado para a Airbus fazer ##### as alterações foram muito menores uma vez que o aparelho foi originalmente pensado para motores muito maiores (ductless fans). https://wikipedia.org/wiki/Propfan

O B737 foi pensado e desenhado num tempo muito diferente para motores completamente diferentes.
O problema vem quase todo daqui. Isso e a inépcia de quem programou aquele software, o erro é uma vergonha e QQ estudante de informática do primeiro ano deveria saber evitar.
https://wikipedia.org/wiki/Feedback
« Última modificação: 12 de Setembro 2019, 20:10:44 por nunopinheiro »


António Costa

  • Mensagens: 992
Porque é que a Airbus havia de atacar a Boeing? Inventam cada uma.

Porquê? Não conhece o mundo empresarial? Isso acontece todos os dias, chama-se concorrência, leal ou desleal. Neste caso é leal, aparentemente.

toto1100

  • Mensagens: 3925
Não fazes grande ideia de como é o mundo da aviação para achares isso.
Seria um tiro no pé daqueles. E contra décadas do que se faz no setor.
« Última modificação: 12 de Setembro 2019, 21:13:00 por toto1100 »


nunopinheiro

  • Mensagens: 4336
Antônio quando se faz isso faz-se com intermédia entidade, diretamente para além de parecer mal num mercado em que o pessoal comum manda nada e muito menos compra, não serve de nada...mais a mais o que ambas querem dizer ao público em geral é que a aviação civil é muito segura..

Eles as vezes lá fazem de conta que se atacam, mas estes gurdam ataques reais para os escritórios fechados onde se assinam contractos.
(Ou pior) a Airbus têm ums casos em cima por usar "lubrificantes" negociais. E tenho a certeza que não é a única.
« Última modificação: 12 de Setembro 2019, 23:36:56 por nunopinheiro »


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