ma_lppt

  • Mensagens: 241
Pela primeira vez viajei para a América do Norte, mais propriamente para o Canadá.
Partilho as seguintes experiências para promover o debate, sobre alguns aspectos que me pareceram um pouco diferentes do que estamos habituados aqui na Europa, para alguns foristas não será novidade por certo, para outros ficam alguns alertas/curiosidades no caso de terem planos de viajem para lá. Provavelmente algumas situações podem ser comuns nos EUA com o qual o Canadá partilha a sua única fronteira terrestre

1) Bagagem de porão / Voo de Ligação
Não é linear o reencaminhamento automático de bagagem... pelos vistos é prática para aqueles lados recolher a bagagem de porão no 1º aeroporto do Canadá, mesmo que depois tenhamos um voo de ligação.
O site da Air Canadá até tem um simulador em que mediante a origem/destino sabemos que devemos ou não recolher a bagagem de porão. No meu caso não foi preciso recolher, mas no 1º aeroporto passei por 2 agentes de segurança que davam informações diferentes sobre a necessidade ou não de recolher a referida bagagem o que aumenta um pouco a ansiedade na espera no tapete.

2) ETA's
Um formulário online que nos permite uma pré-autorização de entrada, com algumas perguntas muito pessoais, acho que sem isso não conseguimos entrar no país, é controlado logo na 1ª escala junto de um quiosque.
Mas mesmo assim não nos livrarmos do habitual controlo alfandegário o com o habitual "Business ou Vacations?", mas querem saber mais ! a nossa profissão e até mesmo onde trabalhamos.

3) Self Check-In
Lá é prática incentivada, quem não o faça é visto um bocado como "tótó" :-[ pelos funcionários de check-in pois vai para uma zona de "Assistência Especial de Bagagem" sujeito normalmente a longa espera, mesmo que a razão de lá ir parar é apenas porque nome no passaporte não era exactamente o mesmo do que o que constava na reserva porque faltava um espaço.
E enquanto na europa se ficarmos algum tempo a olhar para o ecran, temos logo um assistente tipo "baby-sitter" para nos ajudar no quiosque digital, ali é um assistente para várias dezenas de pax's cada um com as suas dificuldades, tipo desenrrasca-te...

4) Companhias de Bandeira vs Low Cost
A paisagem aeronáutica é dominada pela Air Canada ( que agora quer comprar a Transat ) e suas subsidiárias regionais (que operam preferencialmente Dash8 , claro ). Há uma companhia Westjet que penso que se posiciona no low cost, mas lá o pessoal queixa-se que continua com tarifas caríssimas, com a agravante que lá o avião é um meio de transporte preferencial pois as distâncias são enormes (digamos que para muitos visitar a familia ao fim de semana equivale na Europa a ir de Lisboa a Moscovo  :o) e os comboios não são normalmente opção em muitas regiões, pois as distâncias são muito longas e estão mais talhados para mercadorias. Resumindo o Low cost lá ainda é uma miragem, pese embora ter sido no vizinho EUA que o conceito nasceu.

5) Voo Doméstico / Serviço de Bordo
Voos de 4h30 "coast to coast" onde apenas temos direito a um suminho de laranja ou água (e numa companhia de bandeira) !. Enfim que saudades da "TAP" que em voos de 2h/3h da europa nos oferece uma verdadeira experiência Gourmet e numa caixinha todo xpto  ;D. quando comparada com um suminho de laranja.

6) Carimbo no Passaporte
Foi o primeiro pais que visito que não me carimbou o passaporte à saída. Curiosamente a aeronave que fez o voo doméstico foi a mesma que depois seguiu para Lisboa (lá é normal um wide-body fazer voos domésticos) e nem sai da zona doméstica. Mas na porta de embarque ( que foi a mesma de desembarque ) estava um funcionário com uma scanner que "flashou" o cartão de embarque o conferiu o passaporte, portanto deve ter sido assim que controlaram a saída.

7) Aeroportos
Posso estar errado, estive nos 4 principais aeroportos mas muitas vezes apenas na área de transfers, pareceu-me darem mais importância à funcionalidade aeroportuária, do que ao estilo "shopping-center" que cada vez mais vemos na Europa. Em 8 embarques/desembarques, tudo por manga o que é sempre mais confortável e companhia aérea muito pontual.
« Última modificação: 17 de Setembro 2019, 07:59:37 por ma_lppt »


toto1100

  • Mensagens: 4108
Ha varios paises onde nao se controla a saida. EUA, RU, Canada. :) (O RU so controla no Eurostar, porque a Franca assim o obrigou.)
Recolher a bagagem de porao no primeiro ponto de entrada no país tambem é habitual em varios sitios onde se preocupam com os procedimentos alfandegarios (nós na Europa é que estamos "mal habituados"). "Estranho" foi nesse caso nao teres que ter recolhido. :D

Adob

  • Mensagens: 229
No Canadá foi o único local onde não me carimbaram o passaporte...à entrada, isto em 2018. Tanto em 2016 como em 2017 carimbavam.

Fui para um self-kiosk onde nos pedem para inserir uns dados, tira uma foto, sai um papel com essa informação e que se entrega ao agente mais à frente. Mas no passaporte não fica qualquer prova de entrada!

O embarque por manga lá faz-se inclusive para os dash, têm uma espécie de extensão/rampa/ponte adaptada. Imagino que por uma questão de meteorologia, no Inverno deve ser complicado por bus!

Se os voos internos não têm refeição incluída nem na Air Canada, ao menos há IFE.

E, sim, confirmo. Os preços da Westjet nos voos internos é praticamente o mesmo, eles queixam-se que há um duopólio concertado de preços. No longo-curso a Westjet já costuma ser mais em conta, mesmo face à Air Canada Rouge. Além de estar a apostar nos voos com escala em Hallifax para trajectos Canadá-UK e que ficam a preços muito bons.
« Última modificação: 19 de Outubro 2019, 19:24:53 por Adob »


Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
1284 Visualizações
Última mensagem 15 de Janeiro 2015, 15:08:03
por alf2005
1 Respostas
367 Visualizações
Última mensagem 14 de Outubro 2015, 09:54:52
por Spark
0 Respostas
631 Visualizações
Última mensagem 14 de Abril 2016, 14:15:27
por Spark
3 Respostas
1366 Visualizações
Última mensagem 27 de Outubro 2017, 15:43:30
por toto1100
8 Respostas
2044 Visualizações
Última mensagem 17 de Outubro 2018, 20:19:48
por eascensao

Total 84+1=85 ms, db 0 ms, php 85 ms