lockheed

  • Mensagens: 1269
  • You are not in Kansas anymore!...
É um esquema interessante.

Citação
Existe o esquema ATOL – Air Travel Organiser’s License, introduzido em 1973 quando a moda dos pacotes turísticos em Inglaterra se instalou e os problemas com falhas de agências de viagem, operadores turísticos e companhias aéreas se intensificaram.

O esquema é dirigido pela CAA – Civil Aviation Authority e, segundo a media britânica, teria um excedente de caixa de cerca de 170 milhões de libras em maio de 2018 e um seguro de 400 milhões de libras, cuja seguradora e resseguradora ainda não são conhecidas, para suprir necessidades como as que agora se colocam com a Thomas Cook.

A ATOL vive de anos em que se cobrou 2,5 libras por cada pacote turístico vendido e o selo e a garantia de ATOL é um argumento usado para dar garantia aos clientes das agências de viagem.

https://eco.sapo.pt/2019/09/23/atol-salva-seguradoras-do-colapso-da-thomas-cook/

toto1100

  • Mensagens: 4108
Os pacotes de viagem no RU pagam todos um seguro (£2,50 penso) para cobrir situacoes destas (é o "ATOL").
Depois da falencia da Monarch o fundo ficou quase falido e agora vai ficar falido de vez, por isso os contribuintes britanicos vao ter que entrar com uns quantos milhoes (falavam em £100 milhoes). Nao sei se depois o fundo vai devolver o dinheiro ao estado ou nao.

MiguelRei

  • Moderador
  • Mensagens: 1876
    • Instagram
Portugal entrou em cena para saber se haviam Portugueses prejudicados. Não foi o caso, mas se fosse, o país iria ajudá-los (vi nas notícias)

Não sei se o Reino Unido apenas está a pagar o regresso dos seus cidadãos ou de todos os lesados.
« Última modificação: 25 de Setembro 2019, 12:25:47 por MiguelRei »


GoncaloRibas

  • Mensagens: 768
Apenas de cidadãos do Reino Unido

toto1100

  • Mensagens: 4108
Nao. Todas as pessoas que tenham viagens compradas e que tenham partido do e queiram voltar ao RU.
Seria mais um processo para o governo britanico perder se discriminassem por nacionalidade.  ;D
É que aquilo é um seguro com condicoes contratuais. Toda a gente que compra um pacote de viagens no RU esta protegido, e naturalmente na UE nao se pode discriminar assim por nacionalidade (nem, esperemos, nos, se podera discriminar no RU pos-Brexit). A Thomas Cook tambem vende alguns (poucos) lugares sem ser em pacotes, mas o governo britanico disse que tambem ia repatriar esses e acho que ate disse especificamente que seria para toda a gente que quisesse regressar ao RU, mesmo que nao fossem britanicos.
« Última modificação: 25 de Setembro 2019, 12:47:29 por toto1100 »


ma_lppt

  • Mensagens: 241
É um esquema interessante.

Citação
Existe o esquema ATOL – Air Travel Organiser’s License, introduzido em 1973 quando a moda dos pacotes turísticos em Inglaterra se instalou e os problemas com falhas de agências de viagem, operadores turísticos e companhias aéreas se intensificaram.

O esquema é dirigido pela CAA – Civil Aviation Authority e, segundo a media britânica, teria um excedente de caixa de cerca de 170 milhões de libras em maio de 2018 e um seguro de 400 milhões de libras, cuja seguradora e resseguradora ainda não são conhecidas, para suprir necessidades como as que agora se colocam com a Thomas Cook.

A ATOL vive de anos em que se cobrou 2,5 libras por cada pacote turístico vendido e o selo e a garantia de ATOL é um argumento usado para dar garantia aos clientes das agências de viagem.

https://eco.sapo.pt/2019/09/23/atol-salva-seguradoras-do-colapso-da-thomas-cook/

Parece o esquema do fundo de garantia de depósitos para a banca.

Com tanta falência isto está a começar a ficar parecido com a crise dos bancos.

Qualquer dia a IATA tem de fazer uns testes de "stress" ás companhias aéreas !!!
« Última modificação: 25 de Setembro 2019, 13:01:10 por ma_lppt »


António Costa

  • Mensagens: 1032
Não são necessários testes pois em Stress vivem elas diariamente... ;)

New Engine Option

  • Mensagens: 2612
Este ano está a ser trágico para a viação em falências e em incidentes e acidentes. Meu Deus.

ClearedForTakeOff

  • Moderador
  • Mensagens: 1324
    • Aviation Blog
Sempre houve airlines a falir, apesar dos media darem uma sensação de pânico. Quando não havia ATOL ficava tudo no chão, e pronto.

Temos falências de companhias irrelevantes que por vezes parecem ter sido a Lufthansa: smallplanet? Germania? Mesmo a TC (UK) são apenas 30 aviões.

Em Portugal faliu/fecharam nos últimos 30 anos:  Air Sul, Air Atlantis, Air Luxor, LAR, Air Columbus, por exo.

Na Espanha: Spanair, Aebal, Air Madrid, Air Plus Comet, Mint e muitas mais.

Após o 911 faliam airlines de "bandeira": Sabena, Swissair, por exo.

Do bloco Leste fechou a Malev, Estonian Air, a da Lituânia, e agora a Adria Airways.

O mundo não acabou, nem vai acabar.

Golf Lima

  • Mensagens: 329
Estão muitos aviões envolvidos neste processo. Dos Portugueses, são estes:

CS-TFM  EuroAtlantic  B772
CS-TSV  EuroAtlanticB763 
9H-MIP  HiFlyA388
CS-TKY  HiFlyA339
CS-TRO  White  A320
O CS-TKT também está a repatriar pax.
Ao que parece, o CS-TSU também está a caminho de RMF para repatriar pax.

PMCN

  • Mensagens: 1686
Outros a repatriar turistas thomas cook   
9H-PGS  A340-642
01 Oct 2019   Manchester (MAN)   Tenerife (TFS)   ZT1866   3:53   10:00   11:35   —   Landed 15:28        
    29 Sep 2019   Alicante (ALC)   —   ZT1539   —   —   12:14   —   Diverted to MAN        
    29 Sep 2019   London (LGW)   —   ZT1538   —   07:15   07:46   —   Diverted to ALC        
    29 Sep 2019   Izmir (ADB)   London (LGW)   ZT643   3:37   02:15   04:10   —   Landed 05:47        
    28 Sep 2019   Manchester (MAN)   —   (AWC642P)   —   —   21:14   —   Diverted to ADB        
    27 Sep 2019   Tenerife (TFS)   Manchester (MAN)   ZT1967   3:42   —   22:43   —   Landed 02:25        
    27 Sep 2019   London (STN)   Tenerife (TFS)   ZT1966   4:00   —   16:56   —   Landed 20:56        
    26 Sep 2019   Tenerife (TFS)   London (STN)   ZT1859   3:36   —   23:43   —   Landed 03:18        
    26 Sep 2019   Manchester (MAN)   —   (AWC1858P)   —   —   18:12   —   Unknown        
    26 Sep 2019   Manchester (MAN)   Tenerife (TFS)   ZT1858   4:19   17:40   18:00   —   Landed 22:19        
    25 Sep 2019   Larnaca (LCA)   Manchester (MAN)   ZT1059   4:42   23:55   00:02   —   Landed 02:44        
    25 Sep 2019   Manchester (MAN)   Larnaca (LCA)   ZT1058   4:04   16:10   16:25   —   Landed 22:29        
    24 Sep 2019   Tenerife (TFS)   Manchester (MAN)   ZT1867   3:46   —   19:09   —   Landed 22:55

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
43 Respostas
4844 Visualizações
Última mensagem 02 de Novembro 2015, 15:52:25
por Spark
0 Respostas
367 Visualizações
Última mensagem 02 de Setembro 2015, 21:11:13
por Flyz
0 Respostas
501 Visualizações
Última mensagem 30 de Novembro 2015, 18:13:41
por jopeg
1 Respostas
593 Visualizações
Última mensagem 04 de Abril 2017, 10:50:55
por ClearedForTakeOff
4 Respostas
816 Visualizações
Última mensagem 08 de Fevereiro 2019, 22:46:11
por Cebola

Total 79+1=80 ms, db 0 ms, php 80 ms