Nakano

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O aviao da TAAG saiu da taxiway enquanto fazia pushback no Porto
« Última modificação: 12 de Outubro 2019, 11:55:04 por Nakano »


Byte Boador

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“Success is not final, failure is not fatal.
It is the courage to continue that counts“

Winston Churchill

MiguelRei

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Não creio ser pushback. Parece-me mais reboque do avião do Stand remoto para a gate. Dentro do avião não deve estar ninguém

Aparentemente, apenas deitou um poste de iluminação abaixo. Mas poderia ser muito mais grave, incluindo ter batido no A319 estacionado ao lado.

Pareceu-me que a barra de pushback se soltou do trator em andamento.

Joao Morais

  • Mensagens: 27
Desde quando se reboca um avião sem ninguém no cockpit? O avião auto-trava-se? 😂
Ha vídeos de gente lá dentro.
Parece-me que houve descoordenação entre o tratorista e o cockpit para avisar da situação e o avião ser travado a tempo.

Byte Boador

  • Mensagens: 314
“Success is not final, failure is not fatal.
It is the courage to continue that counts“

Winston Churchill

Nakano

  • Mensagens: 342
O avião estava a ser rebocado da gate para um stand remoto.
Por norma no cockpit esta alguem da manutenção

livetofly

  • Mensagens: 75
O avião estava a fazer pushback para sair do stand e ao retirar a lança para iniciar o reboque até à tango, (pushback e reboque são coisas diferentes) o agente de manutenção da taag que estava a bordo deu autorização para retirar a lança porque o avião estava travado mas na realidade não estava. Erro humano ou algo técnico. Eis a questão.

lrad

  • Mensagens: 1013
Não há mais vídeos?

AviationCH

  • Mensagens: 326
Pelo menos deve ser alguem da TAPME (Se no Porto é a TAPME tambem) Alguem se esqueceu de por o Parking Brakes ao Avião ou se a lança do trator partiu é mesmo um azar do caraças :(

Nakano

  • Mensagens: 342
No Porto na é TAPME mas sim uma equipa da TAAG

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 1895
"O Boeing 777 da TAAG chegou este sábado de madrugada ao aeroporto do Porto, depois de ter realizado a ligação desde Luanda. Como habitualmente, visto ser uma aeronave de grande dimensão, foi deslocada para a zona do terminal de carga, onde ficou estacionada. Só que, segundo a fonte ouvida pelo JN, "alguém se esqueceu de colocar calços nas rodas do avião, o que fez com que deslizasse até uma zona de terra"."
No JN

Simonsays

  • Mensagens: 332
    • Não há ventos favoráveis se não sabes para onde vais
"O Boeing 777 da TAAG chegou este sábado de madrugada ao aeroporto do Porto, depois de ter realizado a ligação desde Luanda. Como habitualmente, visto ser uma aeronave de grande dimensão, foi deslocada para a zona do terminal de carga, onde ficou estacionada. Só que, segundo a fonte ouvida pelo JN, "alguém se esqueceu de colocar calços nas rodas do avião, o que fez com que deslizasse até uma zona de terra"."
No JN

pensei q estas perolas eram só do CMTV

jeropiga

  • Mensagens: 277
Toda esta situação é absurda. Ora vejamos... o Apu parece não estar ligado. Ora sem apu, não hà geração electrica nem pneumatica. Nem o beacon parece ligado. Eu diria que o reboque estava a ser feito com aviao desligado! Ora mesmo se travassem, sem pressao na linha, era inconsequente! E é fácil, com o sistema hidraulico desligado, a pressão do acumulador ir à vida...basta dar umas bombadas nos travões e a pressão cai. Dito isto, é perfeitamente possivel fazer um reboque, sem apu, logo sem pressão hyd. Mas os cuidados tem que maiores e haver alguem pronto a lançar calços.

Para mim, varios erros humanos, desde no cockpit como no reboque em si... como é que a lança saiu? O fusiveĺ é na ponta que liga ao avião, e não a que liga ao trator! Tudo muito estranho...

Dioguito

  • Mensagens: 56
No Fcom de B777 estão descritas no Pushback or Towing procedure duas notas de Caution sendo a 2ª a seguinte:

"Caution: Do not use airplane brakes to stop the airplane during pushback or towing. this can damage the nose gear or the tow bar."

Espero que ajude a retirar alguma ilação....

Cumprimentos
« Última modificação: 12 de Outubro 2019, 23:30:18 por Dioguito »


jmms

  • Mensagens: 88
O apu desse avião está inop há imenso tempo, o som que se ouve não é dele. O erro aqui foi não colocar os calços no momento em que o trator trator está a dar a volta para rebocá-lo com a traseira.

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