lockheed

• You are not in Kansas anymore!...
"Estou cada vez mais entusiasmado com o futuro da TAP" , diz David Neeleman

Citação
O empresário David Neeleman, acionista privado da TAP, diz que está "cada vez mais entusiasmado com o futuro" da companhia aérea de bandeira.

Esta declaração surge no dia em que o "Jornal de Negócios" noticia que a saída do empresário da TAP está preparada para o primeiro trimestre do próximo ano, estando a desenvolver contactos com a Lufthansa, British Airways, Air France e United para o substituir.

O periódico, sem citar fontes, garante que esta saída está relacionada com "o degradar das relações" entre Neeleman, o Estado e o seu parceiro no consórcio Atlantic Gateway, que tem 45% da TAP, Humberto Pedrosa, bem como com os "resultados negativos".

"Hoje, tal como em 2015, quando ninguém acreditava, estou cada vez mais entusiasmado com o futuro da TAP", afirma o empresário no comunicado, sem fazer qualquer referência à informação hoje noticiada.

"É muito importante para Portugal que sejamos todos bem-sucedidos. A TAP precisa de foco e os seus trabalhadores de paz para continuar a implementar o que tem que ser feito, que é o melhor para TAP", lê-se na mesma nota, na qual afirma que "especulações e outro tipo de manobras em nada ajudam a este extraordinário projeto tão relevante para Portugal".

O empresário diz que, quando decidiu concorrer à privatização e estudou "o potencial da TAP", criou um plano estratégico, convidou um sócio português e reuniu capital em conjunto com a Azul e seus acionistas para poder dar um futuro à TAP.

"Logo na primeira semana sob a nossa gestão, pagámos cerca de 100 milhões de euros de dívidas anteriores à nossa entrada e continuamos a fazê-lo. Hoje, a TAP tem 245 milhões de euros em caixa, mais de três vezes o que tinha na data da privatização", garantiu o empresário.

O acionista da TAP adianta também que "a TAP tem acionistas privados totalmente comprometidos com o plano de crescimento que tem vindo a ser implementado".

"Eu pessoalmente em conjunto com a Azul, empresa que eu controlo, acreditamos no futuro da TAP e detemos hoje direitos equivalentes a mais de 70% dos direitos económicos da TAP", refere.

No comunicado, o empresário dá conta da evolução da TAP desde a privatização, destacando o aumento de passageiros, da frota, de destinos, faturação e contratações, entre outros.

"Com todo este investimento no crescimento os resultados para os acionistas não têm sido tão rápidos como gostaríamos, mas estamos no caminho certo como demonstra aliás a curva dos resultados trimestre após trimestre. Uma nova frota muito mais eficiente e as novas rotas começam a produzir resultados, como demonstram as contas do terceiro trimestre de 2019, em que a TAP teve uma margem operacional acima dos seus pares europeus", garantiu.

Ainda assim, a companhia aérea continua a registar prejuízos, que, até setembro, atingiram os 111 milhões de euros.

https://www.jn.pt/economia/estou-cada-vez-mais-entusiasmado-com-o-futuro-da-tap-diz-david-neeleman-11555660.html

toto1100

TAP153

Citação

...novas rotas começam a produzir resultados, como demonstram as contas do terceiro trimestre de 2019, em que a TAP teve uma margem operacional acima dos seus pares europeus...

Se eu antecipar a venda da minha oferta futura através de preços absurdamente baixos, obviamente que hoje vou ter uma margem operacional fantástica. O pior é que essa margem operacional não cobre os custos da operação futura e serve apenas para garantir as necessidades de tesouraria do imediato.

BSilva

https://newsavia.com/governo-portugues-desmente-eventual-alteracao-societaria-na-tap/

Citação
Governo Português Desmente Eventual Alteração Societária Na TAP

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos (na imagem de abertura), assegurou nesta quarta-feira, dia 27 de novembro, que não está prevista nenhuma alteração societária na TAP, desconhecendo informação sobre a eventual saída do acionista privado David Neeleman.

“Não sei de nenhuma saída do nosso acionista privado […], não existe nenhuma alteração societária, neste momento, prevista”, afirmou Pedro Nuno Santos, em declarações aos jornalistas à margem de uma visita de trabalho ao porto de Lisboa.

Na terça-feira, o ‘Jornal de Negócios’ tinha noticiado que David Neeleman se preparava para deixar a TAP nos primeiros meses de 2020. Por isso estava em contactos com as companhias Lufthansa, British Airways, Air France e United Airlines, para vender a sua parcela no consórcio ‘Atlantic Gateway’, onde é sócio do português Humberto Pedrosa. No mesmo dia, ao final da tarde, David Neeleman disse em comunicado que está “cada vez mais entusiasmado com o futuro” da companhia aérea de bandeira (LINK notícia relacionada).

Rejeitando fazer conjeturas sobre o futuro da empresa e o reforço do papel do Estado, Pedro Nuno Santos disse aos jornalistas que a reversão da privatização que estava decidida em 2015 permitiu garantir que “a TAP é uma empresa portuguesa, que não sai de Portugal”.

No entanto, a gestão corrente da empresa está 100% sob responsabilidade do privado, apontou o responsável pela pasta das Infraestruturas.

Relativamente à falência técnica da empresa, Pedro Nuno Santos frisou que o Estado não coloca um cêntimo na TAP há 20 anos.

Capitão do Fim

Pronto. Fim da polémica.

LAMPUKA

"Relativamente à falência técnica da empresa, Pedro Nuno Santos frisou que o Estado não coloca um cêntimo na TAP há 20 anos."
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤥🤥🤥🤥🤥🤥🤥

toto1100

É verdade. Quer dizer, houve o emprestimo obrigacionista, mas isso nao é tecnicamente dar dinheiro á empresa.
« Última modificação: 28 de Novembro 2019, 15:09:30 por toto1100 »

pedferre

Mas não sei até que ponto a renegociação das dividas aos bancos nacionais (penso que CGD e BCP) não foi feita a preço de amigo com a influência/pressão do estado, e no fundo com a garantia indirecta do estado relativamente à mesma divida.

toto1100

Mesmo que tenha sido, isso é diferente de dar dinheiro dos contribuintes á empresa.

Ha gente que diz que a garantia ate é direta, e o estado esta la como fiador (o que a CE diz a isso, nao sei).
Sobre as condicoes serem mais favoraveis, acho mais dificil, que supostamente estes bancos grande estao sobre a supervisao direta do Banco do Portugal e dos mecanismos do Euro/BCE, pelo que a festa ja nao deve ser tao grande como no tempo dos emprestimos ao grupo Lena e afins.
« Última modificação: 28 de Novembro 2019, 15:16:14 por toto1100 »

LAMPUKA

"Mesmo que tenha sido, isso é diferente de dar dinheiro dos contribuintes á empresa." Completamente diferente, só que dá no mesmo...
"...supostamente estes bancos grande estao sobre a supervisao direta do Banco do Portugal e dos mecanismos do Euro/BCE"
Que medo  :-\  :-\  :-\

toto1100

Bem, ja discutimos isso aqui outro dia, por isso fica o exemplo que se usou na altura: vais comprar uma casa e os teus pais querem ajudar. Achas que é igual os teus pais darem-te 100.000 euros ou serem fiadores do teu emprestimo? Se achas que é igual tenho aqui umas garrafas de ar de Fatima para te vender.

Acho que em termos praticos é muito mais dar dinheiro á TAP o emprestimo obrigacionista. Mas nesse a TAP esta a pagar 7.5% ao ano de juros...
« Última modificação: 28 de Novembro 2019, 16:33:26 por toto1100 »

jpmane

CS-TUK

LAMPUKA

Bem, ja discutimos isso aqui outro dia, por isso fica o exemplo que se usou na altura: vais comprar uma casa e os teus pais querem ajudar. Achas que é igual os teus pais darem-te 100.000 euros ou serem fiadores do teu emprestimo? Se achas que é igual tenho aqui umas garrafas de ar de Fatima para te vender.

Acho que em termos praticos é muito mais dar dinheiro á TAP o emprestimo obrigacionista. Mas nesse a TAP esta a pagar 7.5% ao ano de juros...
São os meus/teus pais os fiadores, não o estado...
Se as empresas (TAP ou outras) são subsidiadas deve ser assumido. Fazer os outros de parvos "a vender ar de Fátima" é que não.  😉
Pergunta lá ao estado se quer ser teu fiador?
E de quem é  CGD?
E se não pagarem, quem serão na realidade os fiadores?
Temos mais um banco ou outro buraco parecido pela frente. Faz de conta que é privado e o povo paga as contas...

nunopinheiro

Possa caraças, fiar não é dar. Fiar é se tudo correr mal e depois de liquidar os activos o que faltar é o fiador que pode ter de pagar. Dar é pagar e não receber nada em troca...

Não é tudo igual...

E se forem ver até podem encontrar dinheiro  verdadeiro que o estado injectou na TAP recentemente, foi de forma indireta mas fez isso, o pessoal não reparou e ninguém fez alarido disso... Mas o estado já meteu dinheiro na TAP e foi recentemente.

Isto só para dizer que nem precisam de dizer que fiar é igual a dar. É que o estado deu mesmo...

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
1 Respostas
537 Visualizações
Última mensagem 21 de Maio 2015, 13:56:01
por Flyz
6 Respostas
1363 Visualizações
Última mensagem 30 de Março 2016, 00:47:53
por Spark