toto1100

  • Mensagens: 4305
São os meus/teus pais os fiadores, não o estado...
Se as empresas (TAP ou outras) são subsidiadas deve ser assumido. Fazer os outros de parvos "a vender ar de Fátima" é que não.  😉
Pergunta lá ao estado se quer ser teu fiador?
E de quem é  CGD?
E se não pagarem, quem serão na realidade os fiadores?
Temos mais um banco ou outro buraco parecido pela frente. Faz de conta que é privado e o povo paga as contas...

Por eventualmente dinheiro no futuro é diferente de ja ter posto dinheiro (e, obviamente, o exemplo dos teus pais aplica-se aqui outra vez; os teus pais serem fiadores nao é garantia de que vao ter que gastar dinheiro no emprestimo).
Se tu sabes que o estado pos dinheiro na TAP nos ultimos 20 anos diz de uma vez. Escusas de andar aqui a fazer perder o tempo das pessoas com rodeios.
« Última modificação: 29 de Novembro 2019, 08:41:20 por toto1100 »


toto1100

  • Mensagens: 4305
E se forem ver até podem encontrar dinheiro  verdadeiro que o estado injectou na TAP recentemente, foi de forma indireta mas fez isso, o pessoal não reparou e ninguém fez alarido disso... Mas o estado já meteu dinheiro na TAP e foi recentemente.

Quando?

nunopinheiro

  • Mensagens: 4740
Aquando da reversão da privatização...

Nesse momento o estado consumou para todos os efeitos uma participação num aumento de capital... Via pagamento ao consórcio o valor teórico que este tinha pago ao estado originalmente na privatização, que era praticamente todo sob a forma de capital na empresa...

Ninguém reparou na coisa e os médias estavam todos. Entreridos com o jogo de cadeiras e a Cresap. Mas para todos os efeitos o estado meteu dinheiro na TAP.  Usou foi um intermediário.
« Última modificação: 29 de Novembro 2019, 09:02:19 por nunopinheiro »


toto1100

  • Mensagens: 4305
Se meteu dinheiro, este tinha sido recebido anteriormente.
Mesmo que os accionistas tenham posto esse dinheiro na TAP, tambem estamos a falar de uma ninharia. Os 61% da TAP foram inicialmente vendidos por 10 milhoes de euros, suponho que a reversao tenha sido proporcional.

nunopinheiro

  • Mensagens: 4740
Foi proporcional ao valor total sopostamente investido pelo consórcio incluído o aumento de capital. Ergo ..... ;)

Não é nenhuma fortuna, já não me lembro do valor do calor que o estado teve de entregar ao consórcio nem aos cem milhões chegou. Não me lembro... Mas... Ando a procura de notícias da época mas só se interessam com o Frasquilho ser amigo de não sei quem é esse tipo de coisas... O normal..
« Última modificação: 29 de Novembro 2019, 09:12:50 por nunopinheiro »


toto1100

  • Mensagens: 4305
O aumento de capital foi feito por um emprestimo obrigacionista de 30 milhoes de euros, pago a 10 anos, a 7.5% ao ano. Aquando da reversao nao houve aumento de capital da parte do estado (mas ficou acordado que isso seria necessario para passar a receber ~18% dos lucros; sem esse aumento ficava nos 5% ou coisa que o valha), isso so aconteceu com o emprestimo obrigacionista.

Aqui: https://observador.pt/2016/06/16/tapprivatizacao-estado-conclui-subscricao-de-emprestimo-obrigacionista-de-30-milhoes-de-euros/
« Última modificação: 29 de Novembro 2019, 09:17:24 por toto1100 »


nunopinheiro

  • Mensagens: 4740
Hoje tirei o dia para me enganar. Já encontrei os dados e o estado pagou 1,6 milhões que estará em linha com os 10 milhões originais e não com o aumento de capital...

Retiro então o que disse...
« Última modificação: 29 de Novembro 2019, 09:18:37 por nunopinheiro »


pedferre

  • Mensagens: 430
Se for para vender a participação à Lufthansa e não a outra companhia qualquer (sem grandes influências politicias) desaparecem todos os problemas de concorrência... e se calhar até deixam o estado fazer uma injeção de capital antes. :)
Como é o estado alemão que manda nas autoridades europeias...

vabrant

  • Mensagens: 395
E a Lufthansa estaria interessada em ter uma participação minoritária? Não creio.

jferreira20

  • Mensagens: 427
E a Lufthansa estaria interessada em ter uma participação minoritária? Não creio.

Creio que sim. Não nos esqueçamos da questão das alianças. Se a LH não comprar a TAP e esta for vendida na mesma, provavelmente irá parar às mão do IAG. Se assim for, e com a compra da Air Europa pelo mesmo IAG, a Oneworld fica com o monopólio das companhias ibéricas e com o monopólio do mercado América Latina-Península Ibérica, podendo obter sinergias que rebentem com o resto do mercado América Latina-Europa.

pedferre

  • Mensagens: 430
E a Lufthansa estaria interessada em ter uma participação minoritária? Não creio.

Creio que sim. Não nos esqueçamos da questão das alianças. Se a LH não comprar a TAP e esta for vendida na mesma, provavelmente irá parar às mão do IAG. Se assim for, e com a compra da Air Europa pelo mesmo IAG, a Oneworld fica com o monopólio das companhias ibéricas e com o monopólio do mercado América Latina-Península Ibérica, podendo obter sinergias que rebentem com o resto do mercado América Latina-Europa.
Mas a Lufthansa também sabe que alguma vez o governo iria vender a TAP aos espanhois... quanto muito à Air France/KLM (se tivessem interessadas). :)
Possivelmente poderia comprar uma posição minoritária para começar... com opção de compra da totalidade da empresa mais para a frente com condicionantes de manter o Hub Lisboa entre outras que o governo coloca-se claro...
« Última modificação: 29 de Novembro 2019, 10:59:24 por pedferre »


Condestável

  • Mensagens: 41
"Mas a Lufthansa também sabe que alguma vez o governo iria vender a TAP aos espanhois... quanto muito à Air France/KLM (se tivessem interessadas). :)"

Não é o estado que está a vender o que quer que seja, é o David Neeleman que está a vender a parte dele, e esse vende a quem der mais dinheiro  ;)

Jorge78

  • Mensagens: 2610
A Atlantic Getway não tinha que permanecer durante 5 anos?
« Última modificação: 29 de Novembro 2019, 11:46:37 por Jorge78 »


toto1100

  • Mensagens: 4305
Ja faz 5 anos para o ano tambem. E pode vender a participacao dele dentro do consorcio.

"Mas a Lufthansa também sabe que alguma vez o governo iria vender a TAP aos espanhois... quanto muito à Air France/KLM (se tivessem interessadas). :)"

Não é o estado que está a vender o que quer que seja, é o David Neeleman que está a vender a parte dele, e esse vende a quem der mais dinheiro  ;)

Duvido que o acordo com os privados nao tenha clausulas que diga que os restantes accionistas tem que aprovar eventuais mudancas significativas na estrutura accionista.
E, claro, tambem ha noticias que dizem que é o Estado que esta á procura de compradores para substituir o consorcio, nao o Neeleman (i.e., o Estado quer correr com os privados atuais).
« Última modificação: 29 de Novembro 2019, 11:52:05 por toto1100 »


LAMPUKA

  • Mensagens: 108
"Possa caraças, fiar não é dar. Fiar é se tudo correr mal e depois de liquidar os activos o que faltar é o fiador que pode ter de pagar. Dar é pagar e não receber nada em troca..."
Infelizmente tem corrido sempre mal...

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