toto1100

Nunca ouvi dizer que a TAP tivesse problemas em ir ao mercado buscar mais divida.
Tens exemplos de quando isso aconteceu? Aproveita e mostra quando é que a TAP recebeu dinheiro do estado nos ultimos 20 anos (que foi como esta conversa toda comecou ontem).

LAMPUKA

"Se tu sabes que o estado pos dinheiro na TAP nos ultimos 20 anos diz de uma vez. Escusas de andar aqui a fazer perder o tempo das pessoas com rodeios."
Primeiro, só perdes tempo se quiseres.
Segundo, Sei eu, sabes tu, e sabe toda a gente. Só que ninguém quer admitir ou assumir.
Os pormenores de como a coisa é feita são tretas, conversa para boi dormir, porque na realidade entra dinheiro e pronto. Nesta e nas outras, incluindo as privadas que voam para aqui e para ali conforme vai dando jeito.
Se sou contra ou a favor, depende dos casos, mas também não é disso que se trata, apenas que afirmarem que não metem um tostão há 20 anos é uma desonestidade.

toto1100

Eu nao sei.
E ás voltas que das para nao dizer, tambem nao me parece que saibas.

nunopinheiro

O pessoal podia começar a aprender a admitir quando se engana, as vezes podemos achar uma coisa, mas se não é novo tiramos provas disso e ainda por cima nos demonstram que a nossa opinião não estará certa.
Admitir erro não diminui a nossa credebebilidade, já não admitir....

Parece a conversa da bola do café...
Tudo o que não sabemos é exatamente o que nos queremos que seja e "toda a gente sabe que é assim"
« Última modificação: 29 de Novembro 2019, 12:19:02 por nunopinheiro »

LAMPUKA

Nunca ouvi dizer que a TAP tivesse problemas em ir ao mercado buscar mais divida.
Tens exemplos de quando isso aconteceu? Aproveita e mostra quando é que a TAP recebeu dinheiro do estado nos ultimos 20 anos (que foi como esta conversa toda comecou ontem).
Chover no molhado...
Vai ao google, é fácil e não falta lá informação mais ou menos credível ;)
A não ser que só aceites relatório oficiais, mas isso não consigo arranjar.

Entretanto...

https://rr.sapo.pt/2016/02/06/economia/estado-vai-investir-30-milhoes-na-tap-e-ajudar-na-reestruturacao-da-divida/noticia/46301/

https://www.rtp.pt/noticias/economia/governo-injeta-100-milhoes-na-tap_v613150

Mas quem é que sabendo o passado e o presente da TAP pode acreditar nisso? Não brinquem, ou por outra, nós até podemos estar aqui a brincar, pessoas com responsabilidades é que não.

Já disse que não sou contra, há casos em que até penso ser um mal necessário.

Só temo é que este, à imagem de outros negócios recentes do Estado, se venha a tornar em mais uma sociedade em que uns só lucram e outros (nós) pagam as contas. Assim qualquer um.

Apenas isso.

toto1100

Estas a dizer que a TAP entrou em incumprimento da divida e todos os seus administradores mais os auditores e os credores estao em conluio para que isso nao seja público? (mais o parlamento, etc.)
É pá realmente TODA A GENTE claramente sabe isso.

O primeiro link é sobre o emprestimo obrigacionista de que ja aqui falamos. Ao menos lê o que os outros escrevem.
Eu dou da opiniao que a reversão da privatização foi um excelente negocio para o consórcio privado (receberam dinheiro para ficarem com direito a mais lucros). Mas isso sao outros 500.

O segundo nao so também é um emprestimo, como foi feito numa altura em que a TAP estava legalmente impedida de ir aos mercados (por estar a decorrer a privatização).
(Eu ate tenho ideia que o Fernando Pinto depois disse que as condicoes desse emprestimo eram pessimas, por isso ate é capaz de ter sido a TAP a ajudar o estado; mas posso estar a fazer confusao)
« Última modificação: 29 de Novembro 2019, 13:00:30 por toto1100 »

LAMPUKA

E então? Com um ou outro nome, o Estado meteu ou não dinheiro? Pergunta simples, conclusão fácil, contrariando a afirmação de que discordo desde o principio.
Eu li e consigo interpretar o que está escrito.
O resto só estás a complicar e misturar coisas, e pior ainda, a concluir o que eu não disse.
Sobre este assunto da hipotética saída, tenho as minhas desconfianças baseadas por exemplo no timing, logo após a apresentação dos prejuízos. Cheira-me mais a pressão. Mas isso o tempo dirá. É a minha opinião.

toto1100

Bem, se achas que emprestar é o mesmo que dar dinheiro, é lá contigo. Se alguma vez pedires um emprestimo nao estranhes se uns meses depois aparecer um senhor de fraque a bater-te á porta. :)
Mas sim, em termos semanticos, um emprestimo é "por la dinheiro". Mas isso parece conversa de politico ("I did not have sexual relations with that woman"). Obviamente que o que interessa é ter posto la dinheiro a fundo perdido, vulgo, subsidios.
« Última modificação: 29 de Novembro 2019, 13:21:13 por toto1100 »

brunodias

Eu não li mais de metade dos post, agora na minha opinião ele investiu a pensar em algo e viu que aqui neste pais há muita complicação para se fazer algo

Muitos interesses, muitos sindicatos etc

CS-TUK

Caros: Tirando de parte a questão da falta de pão, que aí como já disse por aqui ou no outro tópico aplica-se bem o velho provérbio: Casa onde não há pão... Vamos olhar para os acontecimentos dos últimos dias pelo lado pragmático das coisas: Todo este reboliço em torno da TAP não se dá só depois de conhecidos os prejuízos... Dá-se fundamentalmente depois de a IAG ter comprado a Air Europa... E isso talvez tenha feito soar certas campainhas, até porque já deverão ser muito poucas as companhias na Europa de "serviço universal" que não estarão consolidadas com as 3 grandes e que; quem sabe; possam atrair a atenção de alguma das grandes LCC!... Talvez para a LH seja considerado barato financiar o prejuízo anual de 100 ME aqui de uns "tansos" naquela "tasca rançosa" aqui do sul; ou até mesmo considerado mais barato do que perder de vez algum do mercado potencial que certas sinergias trazem em África e principalmente na América Latina... E esse é que parece ser o facto marcante nesta história!...

E atenção a outro factor menos falado, mas igualmente possível: Apesar de já ter um AOC na Bélgica se não estou em erro; a Easyjet poderá estar interessada numa protecção extra para os desafios do Brexit... Seria como que uma compra diplomática, se quisermos assim...

Mas... Entretanto há um senão... Os actuais gerentes da "tasca" também têm os seus interesses... Vai ser preciso dar-lhes um rebuçado extra... E é exactamente esse o ponto em que estamos!... Ninguém quererá comprar madame velha pelo preço de menina nova; se me faço entender...

toto1100

O AOC extra da easyjet é na Austria. E nao é  preciso comprar uma companhia para ter um AOC, é so querer.
A Easyjet ate considerou Portugal, mas depois decidiu-se pela Austria.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
1 Respostas
592 Visualizações
Última mensagem 21 de Maio 2015, 13:56:01
por Flyz
6 Respostas
1515 Visualizações
Última mensagem 30 de Março 2016, 00:47:53
por Spark