jopeg

  • Moderador
  • Mensagens: 1561
Estimado Bremen,

O artigo 35º do CSC não é respeitado no nosso país. Talvez em parte por existirem várias empresas estatais a quem seria fatal a sua aplicação.

Cumprimentos,

Jopeg

toto1100

  • Mensagens: 4693
Alitalia nacionalizada pelo governo italiano.

New Engine Option

  • Mensagens: 2961
Alitalia nacionalizada pelo governo italiano.

Partilha o link por favor.

toto1100

  • Mensagens: 4693
Vi nos updates ao minuto do Guardian:

Citação
The government of Italy has announced it is to renationalise the former national carrier Alitalia to make sure Italian nationals are never again left stranded overseas by a crisis like the coronavirus pandemic.

The takeover, part of a €25bn coronavirus response plan, will cost taxpayers up to €600m, AFP reports. Deputy economy minister Laura Castelli told Italian radio on Tuesday:

At a time like this, a flag carrier gives the government more leeway. We all saw the difficulties our compatriots faced in returning to Italy. Our decision stems from this.

The transport minister Paola De Micheli said a “national carrier was strategic for our country at a time of crisis”.

Alitalia faced the threat of closure even before Covid-19 killed more than 2,100 people in Italy and grounded the overwhelming majority of most airlines’ flights. The 74-year-old company filed for bankruptcy in 2017 and looked doomed in January when it failed to secure rescues from either the Italian state railway or Germany’s Lufthansa.

New Engine Option

  • Mensagens: 2961

nunopinheiro

  • Mensagens: 5063
Bem com a desculpa do corona coiso não vai ser a única.

A união europeia não se deve meter por agora.... mas isto não vai ficar por aqui...
« Última modificação: 17 de Março 2020, 13:12:07 por nunopinheiro »


VNE

  • Mensagens: 1387
Com capital público injetado como achas que ficará a composição acionista??

toto1100

  • Mensagens: 4693
Vai ser 100% do estado italiano, via ministerio da economia.

VNE

  • Mensagens: 1387
Este tópico ficou, infelizmente, sem exceções.

Não há uma única companhia que não esteja sob enorme pressão financeira. Nem uma!

A questão é saber quanto os Governos vão meter nas companhias, com que critérios, extensão e consequências.

Se os apoios forem financiamentos, os privados manterão as suas participações, mas como não acredito na solvabilidade do setor nos próximos anos a solução será entrada de capital público em troca de posição acionista, nem que seja por nacionalização, ou seja, contra a vontade dos atuais acionistas.

E é assim porque o setor é vital para qualquer país.

É a vida!
« Última modificação: 17 de Março 2020, 15:14:04 por VNE »


Bremem

  • Mensagens: 521
Bom ... esta não é a melhor altura para debater isto. A situação da Alitália tem algumas especificidades e é uma longa história.

 Os Estados não podem andar a nacionalizar empresas de qualquer maneira. Está tudo muito quente. Até os que mais defendiam que o Estado era o horror e a pior coisa que podia acontecer às empresas de aviação, agora vão gritar " Estado bendito .... volta és o melhor gestor que existe "

Calma. Uma coisa são os direitos das pessoas. Devem ser assegurados e para isso existem as leis. Outra coisa são as empresas que já não são empresas. São nascentes de prejuízos como é a Alitália e outras.

Ou alguém acredita que a actual estrutura jurídica Alitalia vai dar a volta e transformar-se num cisne branco ?

Vamos assistir a muitos aproveitamentos e muita mão entendida. Faz parte.

Airlines17

  • Mensagens: 76

nunopinheiro

  • Mensagens: 5063
Nacionalizar prejuízos para depois privatizar lucros..

Mas aqui há o problema de concorrência desleal... Se uma empresa tiver de concorrer com outra que tem injeções de capital do estado isso deturpa a concorrência... Em situação extrema só países ricos poderiam ter companhias aéreas uma vez que poderiam sempre injectar mais capital lá ...

JSilvazito

  • Mensagens: 352

Mas aqui há o problema de concorrência desleal... Se uma empresa tiver de concorrer com outra que tem injeções de capital do estado isso deturpa a concorrência...

Caro Nuno,

A situação actual ( e a futura imediata ainda tem aspecto bem pior ) não é uma questão de concorrer; é, isso, sim já uma questão de sobreviver.
Todas vão ter que, de um modo ou outro, descarada ou disfarçadamente, ter a mão dos estados. Quem não tiver já está morto porque num negócio que há alguns anos tem margens esmagadas, altamente regulado, de capital intensivo e de feroz concorrência não há milagres nem capital para aguentar 3, 4 ou 6 meses sem receitas.
Ninguém aguenta meses e meses com aviões grounded, frotas carissímas sem facturar e stored. Vai tudo à falência, não sobra nada para o depois da crise e por isso a questão da concorrência não existe.
Acho muito importante os estados posicionarem-se para que haja vida ( também económica ) quando tudo isto acalmar. E para isso ainda faltam muitos meses.
Por mim, acho que o ano de 2020 para a aviação civil mundial está completamente perdido. Se após o verão as coisas começarem a mexer ( apenas mexer ) já acho bom quanto mais entrar em cruzeiro ou atingir picos de movimentos e ocupação.
Cumprimentos,

nunopinheiro

  • Mensagens: 5063
JSilvazito vai depender dos estados e da dimensão da empresa não é? E isso é concorrência desleal, e não tenha duvida vai acabar por ir parar tudo a tribunal.

Os paises que entretanto perderam as suas companhias de bandeira agora poderiam tentar recuperar estas???

No fim do dia empréstimos ponte terão de ser tratados de forma diferente de injeções de capital/nacionalizações, ou de ausência de apoios, que também os vão haver. Se não for por mais porque as empresas de países mais poderosos que apostavam em acabar com boa parte da concorrência via consolidação do sector não vão achar piada nenhuma a isto agora e os seus estados vão fazer a pressão do costume.

A titulo de exemplo a AlItalia estava para todos os efeitos falida, imaginemos que amanha graças a dinheiro fresco do estado desata a abrir rotas para o Brasil, América latina, África etc com preços verdadeiramente loucos. Obviamente a TAP não havia de achar piada nenhuma a coisa e moveria processo contra o estado Italiano. E com toda a razão o faria.
« Última modificação: 17 de Março 2020, 23:22:03 por nunopinheiro »


toto1100

  • Mensagens: 4693
Notar que empresas como a IAG, a LH ou as grandes americanas só não tem dinheiro para aguentar varios anos disto porque distribuíram quase todos os lucros que tiveram nos ultimos anos pelos accionistas. Se precisam de ajuda, que tal irem a esses accionistas?
Capitalismo de meia tigela.

E notar tambem que estas empresas que estao a pedir dinheiro sao as mesmas que andam ha anos e anos em guerra com as companhias do golfo por causa de ajudas estatais, e agora tem o desplante de vir exigir o mesmo.
Porra, a LH ainda aqui ha 3 semanas ameaçou com tribunal por a LOT estar a comprar a Condor, com o argumento de que a industria nao precisava de dinheiro do estado pra nada e que esse dinheiro so servia para distorcer a concorrencia! (Ja para nao falar do CEO da AA - que quando era CEO da America West foi um dos grandes beneficiarios das ajudas estatais no pos 9/11 que lhe deu capital para destruir a concorrencia, capital que de outra maneira ele nao conseguiria ter, depois disso comprou a US Airways e depois a AA - que anda ha anos a dizer que a empresa dele nunca mais iria ter prejuizos).

Nos EUA as companhias aereas pediram ontem 58 mil milhoes de dolares de subsidios imediatos mais 250 mil milhoes para o futuro. Enquanto isso a AA esta a dar 6 meses de ferias aos seus pilotos, pagas a 60% (o que em alguns casos dá salarios de 25.000 dolares mensais). So falta vir agora a Juventus vir pedir dinheiro dos contribuintes para poder continuar a pagar o salario do Ronaldo.
« Última modificação: 18 de Março 2020, 09:35:29 por toto1100 »


Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
10 Respostas
2349 Visualizações
Última mensagem 30 de Julho 2015, 21:34:22
por PauloBR
1 Respostas
989 Visualizações
Última mensagem 12 de Março 2018, 23:17:49
por brunodias
0 Respostas
347 Visualizações
Última mensagem 08 de Agosto 2016, 16:27:46
por pedferre
1 Respostas
880 Visualizações
Última mensagem 12 de Setembro 2016, 17:22:06
por ClearedForTakeOff
10 Respostas
2506 Visualizações
Última mensagem 05 de Maio 2018, 20:24:59
por eascensao

Total 117+0=117 ms, db 0 ms, php 117 ms