Cebola

Boas
Efetivamente os leasings, rentings e/ou outros instrumentos financeiros são cada vez mais comuns... tal como nas frotas automóveis...
Ainda assim, e pelo anúncio de venda de 6 777, a Cathay tem várias aeronaves como próprias... o que pode ser um empréstimo bancário comum o que contabilisticamente é  frotz própria...

https://simpleflying.com/cathay-pacific-sells-6-aircraft/

toto1100

Isso nao esta em causa. O que estava em causa era dizer que se os avioes fossem propriedade da empresa entao nesta altura nao havia pagamentos, como se fosse comum, seja em que industria for, comprar ativos de centenas de milhoes de euros com fundos proprios.
Mas claro que se os avioes fossem propriedade da empresa os podiam vender nesta altura (a preços de saldo claro) para melhorar as contas da empresa e ter capital para as despesas.
« Última modificação: 18 de Março 2020, 08:43:26 por toto1100 »

Cebola

Explicado e concordo.
Ter tesouraria ou capacidade de solvabilidade, é um.instrumento demasiado forte para se perder em ativos quando podemos comprar esses mesmos ativos com empréstimo  com condições vantajosas pois há tesouraria....
Com isto, estamos sempre a pagar...
Mesmo o caso da Cathay, que se aponta com vários aeronaves próprias, certamente que boa parte dos empréstimos possam estar pagos mas tem de pagar ainda boa parte certamente.
« Última modificação: 18 de Março 2020, 09:03:38 por Cebola »

nunopinheiro

https://simpleflying.com/european-airlines-covid-19/amp/

Normalmente não é o.melhor site mas este artigo está bastante bom, e demonstra como nem todas precisam do mesmo nível de apoio, na minha opinião no âmbito europeu deveriam rapidamente decidir que tipo de apoios e de que forma os estados podem dar a mão as empresas aéreas...

Empréstimos ponte parece-me obvio. Mas também apoios para colocar o pessoal em casa. E assim diminuir o cash burn rate.

toto1100

Notar que empresas como a IAG, a LH ou as grandes americanas só não tem dinheiro para aguentar varios anos disto porque distribuíram quase todos os lucros que tiveram nos ultimos anos pelos accionistas. Se precisam de ajuda, que tal irem a esses accionistas?
Capitalismo de meia tigela.

Nao tinha fonte isto, mas acabei de ler que as companhias aereas americanas cotadas em bolsa gastaram 96% do seu "free cash flow" na ultima decada em dividendos e "stock buy backs" (essencialmente comprar accoes que estao no mercado para diminuir o seu numero e fazer subir o valor das restantes). Tem esta gente lata de vir pedir dinheiro dos contribuintes.

LPPR

• F-LPPR1

TAP153

A nacionalização é uma corrente que está a ganhar força. A pandemia acabará por ser a salvação de muitas companhias que já estavam financeiramente debilitadas antes disto tudo. A Alitalia pode respirar de alívio, a TAP será outra.

brunodias

Eu no fundo acho mal nacionalizar, acho que as ajudas ou são para todos ou não é para ninguem

Flyz

Bremem

A nacionalização é uma corrente que está a ganhar força. A pandemia acabará por ser a salvação de muitas companhias que já estavam financeiramente debilitadas antes disto tudo. A Alitalia pode respirar de alívio, a TAP será outra.

Estimado TAP153,

Não leve a mal. Tenho muita consideração pelos seus post, mas falar em  nacionalizar os prejuízos da TAP é uma ofensa a centenas de milhares de empresas e milhões de Portugueses que vão sofrer com a futura situação económica. Basta olhar para o balanço da TAP, para as decisões do TJUE, e para as regras da concorrência para perceber a loucura que isso era.

Só na provincia de Setúbal foram para casa 10 000 trabalhadores da fileira automóvel à espera que a situação mude. Haja decência.

Aliás o que esta previsto para a ALITALIA segundo a imprensa será uma coisa um pouco diferente.

"De acordo com a agência Efe, que cita fonte do executivo italiano, o objetivo é criar uma nova companhia aérea, que será “controlada por completo” pelo Ministério da Economia e Finanças italiano ou por uma empresa pública, que assumirá a propriedade e gestão da companhia aérea"

O transporte aéreo em Portugal é estratégico ? é.
O transporte aéreo vai acabar em Portugal ? não
O balanço actual da TAP condiciona todo o futuro ? condiciona

E fico-me por aqui por respeito aqueles que por lá andam a dar o seu melhor nesta fase tão dificil.
« Última modificação: 19 de Março 2020, 15:46:27 por Bremem »

TAP153

Estimado Bremen,

O que escrevi não reflete a minha opinião. É o caminho que se começa a desenhar na Europa e nos EUA.

Hoje a DLH afirmou que precisa de ajuda.

Bremem

Sim, entendo perfeitamente. Eu referia-me ás eventuais correntes, que todos sabemos que andam por aí para salvar o status quo existente.

Empresas que estavam robustas, com balanços equilibrados e gestão prudente devem ser apoiadas.

As outras, temerárias, que viviam numa bolha de ilusões só têm um caminho. Fechar e dar espaço aos outros.

Aliás, por motivos bem diferentes vivemos isso no Brasil. Fechou a VARIG. Veio a TAM e depois a GOL.

Na VARIG tudo terminou com a temerária maior renovação da frota da sua história e balanços negativos sucessivos. Depois veio o 11 de setembro e foi o que se viu.

Ironias do destino.. Mas com um traço comum.
« Última modificação: 19 de Março 2020, 16:57:57 por Bremem »

Cebola

Noruegian parece ter luz ao fundo do túnel...
Pergunta que se faz é se os 250M serão suficientes face ao passivo até então, mais efeito Corona...

https://www-eleconomista-es.cdn.ampproject.org/c/s/www.eleconomista.es/empresas-finanzas/amp/10428668/El-gobierno-noruego-inyectara-250-millones-en-Norwegian-para-evitar-su-quiebra

toto1100

Para esta o virus em vez de ser a desgraça foi a salvaçao, que sem virus iam cair na mesma e ninguem os ia salvar.

Cebola

Ja se fala neles à tanto tempo, com altos e baixos constantes, que são como os gatos e as suas 7 vidas.... ;D

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
10 Respostas
2472 Visualizações
Última mensagem 30 de Julho 2015, 21:34:22
por PauloBR
1 Respostas
1088 Visualizações
Última mensagem 12 de Março 2018, 23:17:49
por brunodias