New Engine Option

Neste caso, o que fechou nem se deveu a pouco mercado, mas sim à necessidade de alocar os aviões a outros mercados e rotas, tendo em conta que a Portugalia vai começar a operar ACMI's.

Eu não tenho acesso a dados internos de rentabilidade de rotas, sejam da TAP, sejam de qualquer outra companhia. Mas aquilo que fui vendo é que os preços para BCN eram baixinhos e que as ocupações para LCY eram medíocres.

Sim, mas a operação para LCY tinha muitas outras condicionantes que tornaram a rota inviável, não apenas do Porto. De Lisboa também. Precisamente: se preços eram baixos, aloca-se aeronave a outra rota com mais revenue.

jferreira20

Você conhece o mercado tão bem? Então diga lá, qual é o seu segredo. Toda a companhia o vai contratar.
Eu não conheço nem tenho que conhecer. Não trabalho na área e não sou pago para isso.

jferreira20

Neste caso, o que fechou nem se deveu a pouco mercado, mas sim à necessidade de alocar os aviões a outros mercados e rotas, tendo em conta que a Portugalia vai começar a operar ACMI's.

Eu não tenho acesso a dados internos de rentabilidade de rotas, sejam da TAP, sejam de qualquer outra companhia. Mas aquilo que fui vendo é que os preços para BCN eram baixinhos e que as ocupações para LCY eram medíocres.
Sim, mas a operação para LCY tinha muitas outras condicionantes que tornaram a rota inviável, não apenas do Porto. De Lisboa também. Precisamente: se preços eram baixos, aloca-se aeronave a outra rota com mais revenue.
O que mostra que quem decidiu abri-las não soube ler o mercado convenientemente.
« Última modificação: 06 de Janeiro 2020, 17:20:00 por jferreira20 »

New Engine Option

Não necessariamente.

Maia

É flagrante o profundo conhecimento do mercado da regiao por parte da TAP... Há anos que é assim... Outros já perceberam o seu potencial há muito e por alguma razão o trafego cresceu 100% em 6 anos.

Experimentalista é como caracterizo a operação da TAP no Porto. Uma pena.

Hawks

Quando vejo a TAP a cancelar/reduzir Barcelona, Milão, e Bruxelas no Porto, para logo a seguir lançar Cancun e outras coisas exóticas, fico na dúvida se a companhia vai de vento em popa e está efectivamente a crescer e tudo isto foi planeado, ou se entrou numa espécie de desespero operacional de tentativa e erro para impedir que os maus resultados financeiros se agravem ainda mais.

New Engine Option

Não percebo o que os referidos cancelamentos têm a ver com essa rota. O avião usado é o mesmo para todas? Não é. Dinheiro faz-se com longo curso, goste-se ou não se goste. E o hub é em Lisboa e tem de crescer para alimentar essas rotas. O Porto é uma cidade-foco apenas.

Hawks

Não percebo o que os referidos cancelamentos têm a ver com essa rota. O avião usado é o mesmo para todas? Não é. Dinheiro faz-se com longo curso, goste-se ou não se goste. E o hub é em Lisboa e tem de crescer para alimentar essas rotas. O Porto é uma cidade-foco apenas.

Certo, mas esse paradigma do "dinheiro faz-se é no longo curso, goste-se ou não se goste" mudou assim tanto nos últimos tempos? Em Abril de 2018 a TAP anunciava um reforço de 41 frequências semanais para o Porto, das quais desaparece uma grande parte agora.

New Engine Option

Certo, mas esse paradigma do "dinheiro faz-se é no longo curso, goste-se ou não se goste" mudou assim tanto nos últimos tempos? Em Abril de 2018 a TAP anunciava um reforço de 41 frequências semanais para o Porto, das quais desaparece uma grande parte agora.

Porque não tinha onde alocar talvez os aviões na altura. Agora, supostamente, tem até porque vai ficar com fatias da operação da PGA nas rotas regionais, especialmente as francesas. Não por acaso a TAP também fechou London City, Estugarda, Colónia e Basileia. Portanto, não é só o Porto que padece do mal. Como foi dito, todas as rotas serão alvo de análise de tempos a tempos. As que não forem benéficas para o todo, adeus.
« Última modificação: 06 de Janeiro 2020, 19:18:10 por New Engine Option »

Maia

O Khamenei apenas ameaçou e o barril do petróleo já toca nos 70$... 20% acima face a período homologo...

Se passar aos actos os mercados vão abanar e o preço disparar.

Cenário ideal para apostas de risco...

Maia

Cidade foco onde a TAP aumentou ligações ao Brasil e EWR e abriu a 3 frequência para FNC e um novo NST em MXP. E para quê ? Ligações: Zrh-Opo-Ewr ou Ory-Opo-Gru ou Mxp-Opo-Fnc entre várias outras. Quase que parece um mini hub... ou não... Lá está experimentalismos...

Tem toda razão em relação ao ter de se alimentar Lisboa. No matter what.

nunopinheiro

Eu já nem quero saber, só desejava que a hemorragia financeira da empresa terminasse.

Se estiver no porto a perder dinheiro que saía.

Já não tenho QQ ilusão sobre serviço público, é uma empresa privada. Faça o que funcione e deixe de inventar. Se não sabem fechem a loja.
« Última modificação: 07 de Janeiro 2020, 01:09:30 por nunopinheiro »

comissario

Cidade foco onde a TAP aumentou ligações ao Brasil e EWR e abriu a 3 frequência para FNC e um novo NST em MXP. E para quê ? Ligações: Zrh-Opo-Ewr ou Ory-Opo-Gru ou Mxp-Opo-Fnc entre várias outras. Quase que parece um mini hub... ou não... Lá está experimentalismos...

Tem toda razão em relação ao ter de se alimentar Lisboa. No matter what.

Deveria ser contactado pela TAP, pois é um excelente analista de mercado!
Claro que tem que se reforçar Lisboa! O Hub da TAP é la e não no Porto.

New Engine Option

Não é bem uma novidade de 2020, mas a pontualidade dos voos de 2019 da TAP foi de 64%, 6 pontos percentuais acima de 2019, mas 6 pontos percentuais abaixo também da meta do ano que era de 70 por cento.

Maia

E já agora, apesar do aumento de passageiros para 17M continua a queda das ocupações.

Fechou 2019 com 80% dos lugares disponiveis vendidos.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Total 109+1=110 ms, db 0 ms, php 110 ms