Scarto

  • Mensagens: 197
Se o avião estive já a segunda sobrevoar o Irão à algum tempo, até poderia acreditar num qualquer militar trigger happy, que pensasse que era um avião americano.

Agora, acabado de descolar do aeroporto do Teerão não me acredito muito.



relativamente a tal foto do estabilizador, não me parece de todo que seja um buraco causado por um míssil por exemplo. Isto são danos causados pelo embate no terreno

MightyMouse

  • Mensagens: 259
Se o avião estive já a segunda sobrevoar o Irão à algum tempo, até poderia acreditar num qualquer militar trigger happy, que pensasse que era um avião americano.

Agora, acabado de descolar do aeroporto do Teerão não me acredito muito.



relativamente a tal foto do estabilizador, não me parece de todo que seja um buraco causado por um míssil por exemplo. Isto são danos causados pelo embate no terreno

Eu vejo aí bem no meio um buraco redondo bem capaz de ser causado por fogo anti aéreo que não míssil.

Há mais ao longo dos restos de fuselagem espalhados pelos destroços.

toto1100

  • Mensagens: 5275
Os buracos provocados por misseis também são redondos. Embora as pessoas normalmente achem que os mísseis anti-aereos atingem diretamente os alvos, isso não costuma acontecer. O que acontece é que os mísseis costumam explodir perto dos alvos, e o que atinge o alvo sao detritos do míssil.

Estando o avião a subir seria um erro daqueles ter sido abatido por alguém dentro do Irão que achasse que estavam a ser atacados.

MightyMouse

  • Mensagens: 259
Qualquer entrada neste fórum não passará de mera opinião.
Certo é que a versão inicial de falha técnica foi retirada.
Em todo o caso e dado que ninguém isento terá acesso ao local, a verdade dos factos poderá nunca vir a ser conhecida.

pedferre

  • Mensagens: 541
Não sei até que ponto podem recusar ao país da companhia de aviação (Ucrânia) o acesso as caixas negras, ou a análise dos destroços.

Cá estão as últimas.

The head of Iran's civil aviation organisation was quoted as saying the Ukrainian plane's black box would not be handed over, either to Boeing or the Americans.

Ali Abedzadeh said Iran would lead the investigation but would allow Ukrainian investigators to be present, according to quotes carried on Mehr news agency.

Ukraine's foreign minister tweeted that he had spoken to his Iranian counterpart and had agreed the countries would coordinate their investigations.
« Última modificação: 08 de Janeiro 2020, 15:17:09 por pedferre »


toto1100

  • Mensagens: 5275
Tecnicamente o Irao tambem tem que contactar os EUA, como Estado de origem da aeronave. Como se processa isso visto serem paises com relacoes diplomaticas oficialmente cortadas, nao faco ideia.
Tanto o Estado de origem da aeronave como o Estado de registo da mesma podem pedir para participar na investigacao, mas nao seria o primeiro caso em que o Estado onde ocorre o acidente os mandava pastar (aconteceu com EgyptAir 804, que so permitiu acesso muito limitado á investigacao e nunca as caixas negras).

Icterio

  • Mensagens: 734
    • Melhor ter sorte do que perícia.
Infelizmente cheira-me que deve ter existido razões externas para esta tragédia. 

1 - Nível actual de tensão militar na área (Irão vs US)
2 - Atitude totalmente normal de voo até poucos segundos do acidente
3 - Não declaração de qualquer emergência pela tripulação
4 - O aparelho (aparentemente) cair já a arder e aos pedaços

Apenas especulando, acredito que o avião possa ter sido abatido.  Com o nível de alerta no máximo muitos sistemas AA operam em modo "semi-automático" e podem reagir de imediato com um disparo se as condições o exigirem ou se houver alguma hesitação.  Mas como todos sabemos, um avião não cai assim sem uma razão muito, muito forte.

Andre3567

  • Mensagens: 251
Não sei até que ponto podem recusar ao país da companhia de aviação (Ucrânia) o acesso as caixas negras, ou a análise dos destroços.

Onde é que os Iranianos disseram que não iriam dar acesso aos Ucranianos? A única coisa que eu vi foi terem dito que não iriam dar as caixas negras nem à Boeing nem aos Americanos. E estão no seu direito.

A secção 5-1 do Anexo 13 da ICAO diz claramente que o responsável pela investigação (e isto inclui a análise das caixas negras) recai sobre o país onde se deu a ocorrência, neste caso o Irão. Diz igualmente que o país responsável pode, caso o queira, delegar parte ou até a totalidade da investigação a outro país caso este o aceite.

Trocando isto por miúdos, os iranianos têm a faca e o queijo na mão. Boeing sendo o fabricante obviamente pode assistir na investigação e deverá ter acesso aos conteúdos das caixas negras, mas não há nada que diga que têm de receber as caixas negras. Os iranianos caso não tenham capacidade para as analisar eles próprios escolherão alguém para o fazer por eles.

Se um Embraer caísse nos EUA também não iriam brasileiros bater à porta da NTSB para receber as caixas negras.
« Última modificação: 08 de Janeiro 2020, 17:39:52 por Andre3567 »


jpmane

  • Mensagens: 562
O anexo 13, para sermos específicos, sobre o país de origem do fabricante utiliza o termo "should have". O que é diferente de ter direito a. "deveria ter" é diferente de "tem que ter". Se está "should have" por alguma razão é. Ou seja, o Irão não tem qualquer obrigatoriedade em ter que acolher representantes da Boeing or da Ucrânia. Se deveria fazê-lo são outros quinhentos.
"The State of Manufacture (or Design) has airworthiness responsibilities and the expertise normally required to read out and analyse flight recorder information. Since flight recorder information can often reveal airworthiness problems, the State of Manufacture (or Design) should have a representative present when the flight recorder read-out and analysis are being conducted in a State other than the State of Manufacture (or Design).
The State of the Operator has regulatory responsibilities regarding the flight operation and can provide insights into operational issues which may be specific to the operator. Since flight recorder information can reveal operational problems, the State of the Operator should also have a representative present when the flight recorder read-out and analysis are being conducted."

Andre3567

  • Mensagens: 251
Não sabia que isso era opcional. Sempre a aprender, obrigado pela correcção!

CS-TUI

  • Mensagens: 193
Mais um MH17?
Desculpem a ignorância mas o que é o MH17?!

New Engine Option

  • Mensagens: 3530
Mais um MH17?
Desculpem a ignorância mas o que é o MH17?!

O avião da Malaysia que foi abatido...

CS-TUI

  • Mensagens: 193

Scarto

  • Mensagens: 197
Sobre a teoria de abate, via Aviation Herald

"There are photos circulating on the Internet, mainly via Iranian Student News Agency ISNA, who appear to show aircraft parts with Shrapnell holes similiar to MH-17, see Crash: Malaysia B772 near Donetsk on Jul 17th 2014, aircraft was shot down from separatist controlled ground. An original photos produced by Ebrahim Noroozi/Associated Press at high resultion (3500x2333 pixel) reveals however, that the "punctures" are the result of stones on the part of the fuselage and their shadows. As an exception we make the original large photo availabe via a click at the usual image (width 750 pixel) in the photo section.

The point of first ground impact is at position N35.5625 E51.1033, the field of debris expands south of that location - which suggests, the aircraft had turned around and was moving in the direction of the airport again"

MiguelRei

  • Moderador
  • Mensagens: 2060
Olhando no FR24, ele desapareceu dos radares ainda em subida. Nunca desceu.
Falha de motor, ele comunicaria com os radares também em queda até ao solo.
« Última modificação: 09 de Janeiro 2020, 00:33:28 por MiguelRei »


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