jpmane

  • Mensagens: 562
Não pedir desculpa e dizer que não foram eles que abateram (que é o que a Rússia diz) são coisas bem diferentes. E embora nunca tenham pedido desculpa, os EUA lamentaram oficialmente o incidente e pagaram 100 e tal milhões de dólares de indemnização.
Não comparemos o incomparável.

Os EUA levaram na altura com uma acção no Tribunal Internacional de Justiça interposta pelo Irão (em 1989) e pagaram, quando chegaram a acordo com o Irão, em 1996!!! Pelo que sim, não comparemos o incomparável...ainda não passaram 7 anos e ao que sei o Irão não disse que não iria pagar. A procissão infelizmente ainda vai no adro.

toto1100

  • Mensagens: 5275
A comparacao que se estava a fazer era com a Russia, nao com o Irao.

toto1100

  • Mensagens: 5275
Um artigo sobre como a "investigacao" ao caso foi feita por uma associacao de "pessoas normais" (que tambem tem estado envolvida em outros casos de guerra, nomeadamente na Siria): https://www.washingtonpost.com/politics/2020/01/10/how-open-source-investigators-quickly-identified-irans-likely-role-crash-flight-752/?utm_campaign=wp_politics&utm_medium=social&utm_source=twitter

Rex

  • Mensagens: 1314
Sim toto, curioso que os serviços de intel dos EUA no primeiro dia começaram por dizer que não tinham indícios de ter havido misseis envolvidos mas foi no twitter que se começaram a analisar muitas fotografias e vídeos, validando a sua veracidade ou mesmo certificando a localização.
Quando naquela manhã referiste que o NTSB ja fora oficialmente convidado significou que no Irão já tinham decidido admitir e seguir uma abordagem aberta e só ao final dessa tarde agências ocidentais começaram a dizer que foi abatido. Como já tinham referido aqui, smartphones da população tiveram um papel fundamental no rumo dos acontecimentos.

Já agora aqui um artigo sobre a cadeia de falhas que parece ter ocorrido:
https://ifpnews.com/irgc-releases-details-of-accidental-downing-of-ukrainian-plane

Em resumo
- unidades móveis de defesa antiaérea foram movidas de outros locais para Teerão, possivelmente com operadores não familiarizados com os voos civis naquela zona
- nível de alerta máximo por norma significa espaço aéreo fechado, e não o foi
- informação de que misseis cruzeiro hostis vinham a caminho
- falha comunicação a quando do pedido de autorização superior, "supostamente" obrigatório, com poucos segundos para tomar a decisão


Citação
Therefore, all the offensive and defensive units were on high alert. Well, the [air defence] systems deployed in Tehran as well as the Tehran Air Defence were in the same situation. What we know from our investigations and from what our friends explained is that, well, at that night, for example from [Tuesday] evening, the level of preparedness was at wartime conditions; the highest alert level communicated by the integrated air defence to all systems. Under such circumstances, a number of air defence systems was added to Tehran’s air defence ring. The first system – which was behind the incident – was deployed in Bidganeh in western Tehran.
At several stages, the Alert Level 3, which is the highest level, is communicated and emphasized to the entire network. So all air defence systems were at highest alert level. For several times, these systems including the one involved in the incident were notified by the integrated network that cruise missiles have been fired at the country. For a couple of times, they receive reports that ‘the cruise missiles are coming, be prepared’.
So you see the systems were at the highest alert level, where you should just press a button. They had been told cruise missiles were coming, and the air defence unit engaged in this incident and fired a missile. Now we have arranged an interview with this operator, which will be released soon as part of the plan to publicize the issue. He says in this interview that “we requested for several times that the country’s airspace be cleared of [civilian] flights.’ At the Alert Level 3, this is normal; such requests are made; well our dear brothers didn’t follow up the issue for certain considerations. So the planes fly despite the wartime situation.
In those moments when the incident happens, this air defence unit realizes that there is a target – which it identified as a cruise missile – at a distance of 19 kilometres. Now I’m explaining it on the map. This is the place where the air defence unit is deployed … here is the city of Tehran … This is the air defence unit deployed here at 00:00 (Wednesday), and was prepared. And here’s the Imam Khomeini Airport. This plane takes off from here and takes this direction. It means this is the impact point. Given the information sent to this operator – that it is a wartime situation and a cruise missile has been fired – this poor guy identifies it as a cruise missile.
Well at such a situation, he was obliged to contact, get approval. This is where this operator makes the mistake; but at that moment, his communication system was apparently disrupted – whether because of jamming systems or the high traffic. For that reason, he fails to contact [his commanders]. He had 10 seconds to decide; he could hit or not hit [the target]. Under such circumstances, he decides to make that bad decision; he engages, the missile is fired, and the plane is hit at this place. Then it returns through this track, and here’s the point where it hits the ground. I must explain some points here.
« Última modificação: 13 de Janeiro 2020, 15:50:15 por Rex »


BMF

  • Mensagens: 39
Parece que o transponder deixou de funcionar após ter sido atingido pelo primeiro míssil:


António Costa

  • Mensagens: 1187
Algo está errado pois a data no monitor refere "2019-10-17".

Acredito que seja só mesmo erro de data pois esse video passou nas televisões.

toto1100

  • Mensagens: 5275
No Avherald explica "the date and time of the camera had not been adjusted and therefore shows a wrong date and time".

pedferre

  • Mensagens: 541
Bem já apanharam o autor do primeiro video por crime de traição a patria e aos interesses nacionais, agora se apanham o segundo que forneceu este video de vigilancia lá vai preso tb, ainda acabam a ser fuzilados...  >:(

Byte Boador

  • Mensagens: 391
Have no fear of perfection - you'll never reach it.

Salvador Dali

CS-TOV

  • Mensagens: 66
Um artigo bastante interessante com uma opinião menos tendenciosa

https://www.thedrive.com/the-war-zone/31791/lets-talk-about-how-iran-could-have-shot-down-a-737-full-of-innocent-people

No que toca a questões militares e de defesa, esse bacano é top, desde os tempos do Foxtrot Alpha.

ngouveia

  • Mensagens: 521

Icterio

  • Mensagens: 734
    • Melhor ter sorte do que perícia.
Teorias da conspiração; basicamente tentar enviar as culpas para a CIA ou a América em geral de que foram "eles" que fizeram com que a bateria de misseis disparasse contra o 737.  Já estava a ver que demorava a chegar...

O General Amir Ali Hajizadeh, comandante da Guarda Revolucionária Iraniana Revolutionary assumiu total responsabilidade pelo abate.  Segundo o próprio, um dos seus oficiais confundiu o 737 por um míssil de cruzeiro e decidiu mal.  Ponto.  Infelizmente.

O resto será devidamente fundamentado com a análise técnica ainda a decorrer.

Byte Boador

  • Mensagens: 391
Não dizendo que foi o que aconteceu mas em guerra electrónica, criar um alvo não é nada de outro mundo... a outra questão é a coincidência deste tipo de ocorrências nunca acontecerem com uma “major airline”
Have no fear of perfection - you'll never reach it.

Salvador Dali

toto1100

  • Mensagens: 5275
Bem, isto só aconteceu 4 vezes, as probabilidade não são muito grandes.
A Korean também acho que pode ser perfeitamente ser uma considerada umas das principais companhias asiáticas, ainda mais naquela altura.

Resposta rápida

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