VidocQ

Boas malta, só para deixar um apanhado da experiência que foi viajar no A220-300 da Swiss em Business.

Detalhes técnicos do vôo:
2019.12.27
LX2065 OPO ZRH
STD 12:30 (ATD 12:55)
STA 16:05 (ATA 16:10)
A223 (HB-JCS creio..)
Seat 1A

Check-in: Muito Bom
Balcão First/Business do grupo LH, sem linha de espera, rápido e com atendimento profissional.

Lounge : Medio
Dentro do expectável para um aeroporto "pequeno", o buffet era mediano, mais valia positiva é o terraço com vista (ainda que barulhento).

Embarque: Medio
Começou antes da hora prevista e desordenado (não diferenciado) na Porta 05 no piso 0, logo claro está por autocarro para posição remota (foi rápido a chegar à posição... S22 ou S23 creio).
Entrada na aeronave rápida e desimpedida por escada na porta dianteira (havia outra escada na porta traseira).
Mal me sentei e foi-me logo servido uma garrafa de água e um toalhete de limpeza (em pacote).

Descolagem: Excelente
Em direcção a sul na pista 17 , com bactrack (creio...)
Imperceptivel, sem mesmo sentir aquele peso no estômago e na cabeça ao levantar as rodas do chão.
Das mais suaves que já senti. (Na minha opinião comparavel com a do A380 da EK)

Lugar: Excelente
O lugar 1A é (obviamente) muito espaçoso, dado estar em frente ao painel/parede separador, mas ainda mais espaçoso na configuração 2+3 com a cadeira vazia ao lado!
Parece haver muito espaço acima da cabeça devido ao estilo de compartimentos de bagagens (como nos B737 com sky interior).
A cadeira é slim mas confortável (diria até voos de 3-5horas), e bastante (mais) larga, é reclinavel, em couro escuro com acabamentos em cromado e com pendura para o casaco.
Reparo negativo para o estado geral do avião apesar de ser recente, com o avião já a acusar alguma utilização intensiva (marcas e arranhões nas paredes, nos compartimentos de arrumação, etc...).
Reparo positivo para os pequenos ecrãs, que vão dando a posição actual, estatisticas de vôo e publicidade aos destinos da companhia.
Regra geral não me parece tão silencioso como os A32N (até achei algo mais barulhento), e claro não ajudou o facto do achincalhar chocalhar de alguns trolleys na galley que pareciam mal encaixados.
A janela é maior, mais em forma oval, e melhor posicionada ao nivel da cabeça (de quem tem 1m68).

Refeição: Muito Bom
Pão quente variado servido em tabuleiro.
Para entrada uma salada de alface, rabanete e pepino com vinagrete à parte.
Prato principal (com duas escolhas) servido quente e super gostoso, escolhi o quadrado de vitela acompanhado de puré de batata, espargos e feijão verde com um molho muito bom.
Servido ainda no tabuleiro de refeição um prato com duas fatias de queijo (um era Brie creio e tambem um Gruyere bastante aceitavel).
A acompanhar era à escolha um vinho suiço ou um Pomares do Douro (que parece ser servido em toda a a business intra-europeia, mas parece que os estrangeiros preferiram o vinho suiço).
Como sobremesa era um rectangulo de camadas de folhado com chocolate e mousse de baunilha (estou em crer).
E finalizada com café e claro está com dois quadrados de chocolate suiço.
Reparo negativo para o tamanho reduzido do tabuleiro da cadeira (infelizmente a acompanhar a norma da industria...)
Houve ainda tempo para mais uma passagem da tripulação para café e... mais chocolates!

Aterragem: Excelente

Não me recordo da pista, mas foi tão imperceptivel e suave como a descolagem, com um tempo de taxi algo longo.

Desembarque: Excelente
Em posição remota com escadas cobertas (chovia ligeiramente) e autocarro.
A tripulação separa (fisicamente) a saída dos passageiros business dos de economica.
Isto porque no fundo da escada da frente está à espera primeiro um minibus só para passageiros business.
E só depois de estes entrarem no minibus, os passageiros de economica podem desembarcar pela frente para o autocarro normal.
A viagem foi rápida e em menos de dois minutos estávamos já dentro do terminal minimizando em muito o ligeiro atraso.

Nota Geral : Muito Bom
Nota muito positiva no geral com um serviço muito bom como esperado.
Quanto ao A220-300, é uma bela aeronave, um maquinão que não fica nada a dever aos A32X ou B73X e não tem nada de "regional" (ao contrario dos ERJ ou CRJ).
Tem acima de tudo um ar de espaço, estilo e novidade, desde o tamanho das janelas à largura do assento com um nivel de ruido comparavel com os mais recentes modelos do mercado.

Cumprimentos e bons vôos!
« Última modificação: 13 de Janeiro 2020, 07:38:16 por VidocQ »

A388 / A321(321/32B) / A320(320/32A) / A319 / A318 / A223 / B773(77W) / B738(73H) / B737(73G/73W)
E195 / E190 / E145 / CRJK(X) / CRJ9 / F100 / RJ85 / AT76 / DH8D(NG)
TP / AF / KL / LH / LX / BA / OS / TK / SK / ZI / TO / FR / U2 / EW / A5 / C9 / D8 / UX / EK / V7 / 0B / SN / DY

CS-TTK

• Moderador
Regra geral não me parece tão silencioso como os A32N (até achei algo mais barulhento), e claro não ajudou o facto do achincalhar de alguns trolleys na galley que pareciam mal encaixados.

Obrigado pela partilha :)
Quanto ao ruido notou alguma 'vibracao' no motores em certos momentos do voo, nomeadamente subida e aproximacao?
So fiz dois voos no A223, ambos da Air Baltic, e em ambos notei essa 'vibracao' (os meus lugares foram os 4F e 15F)

jpmane

A Swiss também lhe serve Champagne em C nos vôos Europeus para além de vinho tinto e vinho branco.

lrad

nlopes

Quanto ao ruido notou alguma 'vibracao' no motores em certos momentos do voo, nomeadamente subida e aproximacao?
So fiz dois voos no A223, ambos da Air Baltic, e em ambos notei essa 'vibracao' (os meus lugares foram os 4F e 15F)

Já andei num A220 da Delta e também notei muita vibração (lugar 3F).

92rc

Regra geral não me parece tão silencioso como os A32N (até achei algo mais barulhento), e claro não ajudou o facto do achincalhar de alguns trolleys na galley que pareciam mal encaixados.

Já tive a oportunidade de voar no A223 da swiss em económica e também senti essa vibração de que fala. É especialmente perceptível durante o taxi, quando o piloto acelera um pouco. Creio que é algo "normal" nesses motores da PW, acontece o mesmo nos novos embraer E2. Quanto à causa desse ruído e vibração, talvez esteja relacionado com a caixa de velocidades que esses motores têm...isto sem certezas

VidocQ

Já andei num A220 da Delta e também notei muita vibração (lugar 3F).

Já tive a oportunidade de voar no A223 da swiss em económica e também senti essa vibração de que fala. É especialmente perceptível durante o taxi, quando o piloto acelera um pouco. Creio que é algo "normal" nesses motores da PW, acontece o mesmo nos novos embraer E2. Quanto à causa desse ruído e vibração, talvez esteja relacionado com a caixa de velocidades que esses motores têm...isto sem certezas
Caros, desde já obrigado pelo feedback, quanto à vibração realmente notei qualquer coisa, nada de extraordinário mas neste caso específico talvez exacerbado pelo barulho vindo dos trolleys.
A388 / A321(321/32B) / A320(320/32A) / A319 / A318 / A223 / B773(77W) / B738(73H) / B737(73G/73W)
TP / AF / KL / LH / LX / BA / OS / TK / SK / ZI / TO / FR / U2 / EW / A5 / C9 / D8 / UX / EK / V7 / 0B / SN / DY

VidocQ

A Swiss também lhe serve Champagne em C nos vôos Europeus para além de vinho tinto e vinho branco.

Caro, acredito que sim, mas não me foi proposto, nem como "pre-flight refreshment" nem durante o serviço de refeição. Um pequeno lapso no serviço também foi por exemplo não oferecerem um menu em papel, tendo sido explicado oralmente pela tripulação de forma individual a cada passageiro as opções disponiveis (carne ou uma especialidade suiça de massa com queijo)

Aqui, digo de passagem, em forma de comparação, foi algo que me surpreendeu muito positivamente na TAP (operado pela PGA) no E90 em C à ida (NCE-LIS), um completo serviço de C "à antiga".

VidocQ

Não há fotos? :)

Caro, peço desculpa, são dificuldades técnicas que tenho que resolver, infelizmente o meu smartphone já tem uns 7 anos e acusa a idade.
Ainda não foi desta que o Pai Natal resolveu dar-me um novo (saíu-me roupa na rifa este ano)  ;D ;D

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
6 Respostas
1189 Visualizações
Última mensagem 07 de Setembro 2015, 15:25:03
por LapaG
5 Respostas
1485 Visualizações
Última mensagem 11 de Abril 2016, 07:28:38
por Angelo Rosa