Angelo Rosa

A TAP tem algum documento oficial escrito pela a ANA a garantir esse aumento dos slots? Se tiver, claro que pode culpar a ANA pela não realização dos charters.

Agora se não existe nada oficial a dizer que TAP ia ter esses SLOTS, como é que quer culpar a ANA? Por 31 de boca?

VNE

Conversa ridícula, é muito simples, se nos contratos entre a TAP e os operadores se houver uma cláusula que especifique que a prestação do serviço acordado está dependente da atribuição de slots pela ANA, entao a TAP não tem que ter QQ preocupação, (tenho quase a certeza que sim) caso não o tenha feito então... A TAP é culpada de vender algo contando com o ovo no cu da galinha. E portanto vai ter de recerscir a outra parte...

Simples simples...

Isto não vale lá de opinião sobre a culpa, vai lá de falhar ou não a um contrato.. Se a TAP não acautelou o possível problema de falta de slots no contrato então... só tem de pagar por isso... Os advogados da TAP certamente não são estúpidos ao ponto de se esquecerem de uma coisa dessas...

Se há um erro desculpável e nunca imputável à TAP é evidente que a companhia não tem culpa na alteração das condições negociadas, mas isto é um fórum, portanto...

toto1100

A TAP tem algum documento oficial escrito pela a ANA a garantir esse aumento dos slots? Se tiver, claro que pode culpar a ANA pela não realização dos charters.

Agora se não existe nada oficial a dizer que TAP ia ter esses SLOTS, como é que quer culpar a ANA? Por 31 de boca?

Obviamente que a ANA nao podia garantir que a TAP ia receber certo numero de slots ou certos slots em particular. Os slots sao distribuidos com base em regras estabelecidas a nivel europeu, nao é so porque a TAP quer que vai ter automaticamente direito a eles. A TAP tem direito de preferencia de novos slots com base na percentagem de slots que ja tem (o que ja lhes da uma grande vantagem), mas nao é so querer tambem.

nunopinheiro

Totó o que me leva a ter quase a certeza que a TAP não poderia celebrar contratos com os operadores turísticos sem uma cláusula que a salve da falta de slots... Ou isso ou tem os piores advogados do mundo.

De forma simplista a TAP vende um serviço futuro, mas avisa que só o poderá cumprir se receber x slots ... Como não os recebeu os clientes não se podem queixar porque está lá no contrato essa eventualidade...

Exemplo da cola... Eu vendo 20 sapatos a x, mas só se o fornecedor de cola entregar a cola para estes, caso não fornessa não posso entregar os sapatos e o negócio fica sem efeito...
« Última modificação: 05 de Março 2020, 13:50:16 por nunopinheiro »

AECM

Loooool.. alguém fez merda da grossa...

Citação

TAP CONFIRMA QUE NÃO VAI CONSEGUIR FAZER CHARTERS EM LISBOA

TAP CONFIRMA QUE NÃO VAI CONSEGUIR FAZER CHARTERS EM LISBOA
Por Inês de Matos a 3 de Março de 2020 as 11:28

A diretora de Marketing e Vendas da TAP, Paula Canada, confirmou ao Publituris que a companhia aérea não vai conseguir realizar as operações charter que estavam já contratadas em Lisboa para este verão, o que se deve ao facto da companhia ter recebido, este ano, menos 1.500 slots do que em 2019.

“Não vamos conseguir fazer operações charter em Lisboa. Os operadores já foram informados e demos uma alternativa, até porque tínhamos aviões dedicados e esses aviões vão ficar parados”, disse a responsável ao Publituris, explicando que a alternativa apresentada aos operadores turísticos foi a realização dos charters à partida de Beja, o que não terá agradado aos operadores.

“Disponibilizámo-nos a colocar os aviões em Beja, mas os operadores não querem. Pedimos uma resposta até 15 de março, mas já sabemos informalmente que os operadores não estão interessados”, revelou Paula Canada.

De acordo com a diretora de Marketing e Vendas da TAP, a realização dos charters à partida de Beja seria uma forma da TAP “honrar os contratos assinados”, algo que a companhia aérea sempre conseguiu fazer no passado, ainda que, explicou, em última análise e do ponto de vista legal, “tudo depender dos slots”.

Paula Canada revelou ainda que, devido ao corte nos slots, a TAP está inclusive a realizar “alguns ajustes” na sua operação regular e deu como exemplo a Ponte Aérea que a companhia aérea vai abrir este mês para Madrid, que vai contar com menos voos do que o inicialmente previsto devido à menor disponibilidade de slots.

“Neste momento, a área de rede está a tentar perceber o que é que conseguimos fazer com estes slots a menos. Vamos ter de fazer um reajuste e, por exemplo, a ponte aérea para Madrid era para ter oito voos, mas só vai ter sete. Temos de fazer alguns ajustes de modo a conseguirmos colmatar a redução”, explicou.

Paula Canada diz que a TAP foi surpreendida pela redução dos slots e que esta notícia foi “uma bomba” para a própria companhia aérea, assim como para a operação turística, mas diz ter alguma esperança de que ainda exista solução.

“Temos vindo a falar sobre isto nos jornais para ver se o Governo se sensibiliza, apesar de não sabermos se há solução, mas falam-se em algumas questões técnicas e talvez se possa resolver por aí, como o reforço de controladores aéreos. Mas é uma matéria que não conheço e a realidade é que foram muito factuais, não há slots e ponto final”, acrescentou a responsável.

Apesar de confirmar que a TAP não vai realizar charters em Lisboa, este ano, Paula Canada garantiu, no entanto, que a Portugália vai continuar dedicada à realização de operações turísticas, tal como a TAP tinha anunciado em meados de janeiro, e que a companhia vai continuar a operar voos charter à partida do Porto.

*Leia a entrevista na íntegra à diretora de Marketing e Vendas da TAP, Paula Canada, na próxima edição do Publituris.

https://www.publituris.pt/2020/03/03/tap-confirma-que-nao-vai-conseguir-fazer-charters-em-lisboa/

cacador

Tudo isto é muito interessante e o "empurrar" de responsabilidades é ainda mais interessante.
Como ficam os clientes que já pagaram as suas viagens?

tiago oliveira

Tudo isto é muito interessante e o "empurrar" de responsabilidades é ainda mais interessante.

Ficam como quiserem ficar!!! Certamente serão dadas 2 alternativas as saídas de Lisboa. Ou aceitam uma, ou aceitam outra. Ou vão partir onde a TAP/Operador indicar (Talvez Beja) ou recebem o dinheiro de volta. Fácil
« Última modificação: 05 de Março 2020, 15:21:50 por tiago oliveira »

oliveco

• Vivo atualmente em Luanda. E gosto de seguir assuntos de aviação
Nós aqui neste forum compreendemos a situação da TAP, mas há que ter em conta a posição das agências de viagens: os clientes. Em todas as industrias, quando alguma empresa no supply chain falha com o que prometeu, o consumidor final põe a culpa em quem lhe vendeu o produto ou serviço.

Se eu encomendar um bolo de aniversário na pastelaria da esquina e na altura de o buscar a Sra. ou o Sr. diz-me que não o fizeram porque a galinha não pôs ovos, eu não vou culpar a galinha.

Tudo muito certo.

Os clientes põem culpa nas agências de viagens. As agências na TAP. Porque não pode então a TAP colocar na ANA? Parece-me que é isso que não entendem aqui. Não entendem porque não querem entender, porque para mim isto é clarinho como água. É que não se trata só de charters que a TAP não vai realizar. São cortes em rotas já anunciadas, novas frequências que não vão para a frente e rotas que eram para ser anunciadas e que não o serão enquanto isto não tiver resolvido.

E quais são os empreiteiros que estão a realizar as obras? Gostaria de saber porque não seguem como deve ser? Provavelmente a ANA até lhes deu um planeamento que na prática terá falhado por ser otimista...  O problema estará talvez aí também... De culpa em culpa, seria interessante ver que não respeitou, quem fez falhar em cadeia...

O problema está desde há anos na falta de planeamento e de decisão para resolver o problema do esgotamento de capacidade ... Agora tudo «a correr» é o velho costume português... LOL

POLHAS

• Gosto de aviões
Só  acho que a ANA anda a muitos, muitos anos a brincar principalmente  com a TAP e com mais algumas companhias,  mas no caso da TAP  se algum dia tiver um infortúnio,  quero ver o que vai ser da ANA e dos tachos de alguns dos que lá trabalham.
como todos nós sabemos a  ANA não tem feito investimento no aeroporto de Lisboa,  todas as empresas gostam de ganhar dinheiro , mas neste caso já roça o escândalo.
E claro que a muito que se fala em aumento de slots a própria ANA e um dos ministros vieram falar que iriam ter mais slots por hora .
Em relação aos charters que a TAP não vai conseguir realizar em LISBOA , e claro que os contractos são  claros caso não  sejam atribuídos determinado número de slots , NÃO PODEM SER REALIZADOS os voos correspondentes .

nunopinheiro

E eu que sempre achei que o problema do aeroporto de Lisboa foi excesso de investimento...

Foi é sempre mal escalado e em cima do joelho... resultando na manta de retalhos incongruentes que lá está em particular no terminal...

Sorte tiveram o Porto e Faro que como viram protelado durante décadas investimentos quando os fizeram foram menos mal pensados...
« Última modificação: 06 de Março 2020, 00:07:23 por nunopinheiro »

toto1100

A ANA este seculo gastou mais de 1500 milhoes a expandir a capacidade da Portela.

cacador

Ficam como quiserem ficar!!! Certamente serão dadas 2 alternativas as saídas de Lisboa. Ou aceitam uma, ou aceitam outra. Ou vão partir onde a TAP/Operador indicar (Talvez Beja) ou recebem o dinheiro de volta. Fácil

Isso sei eu desde sempre, só queria era chamar á atenção que aqui para alem da TAP e da Vinci há gente envolvida e que por acaso só é quem justifica a existência dessas duas entidades e que são OS CLIENTES PAGANTES.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
351 Respostas
58720 Visualizações
Última mensagem 13 de Agosto 2016, 17:37:41
por kruzovsky
17 Respostas
4161 Visualizações
Última mensagem 07 de Novembro 2014, 14:17:45
por Jorge78