Spark

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    • Atualmente, os veículos da internet são apenas 2: o hypetrain e o hatewagon. All aboard!!!
Antes de mais, tentei fazer uma pesquisa sobre a minha dúvida e não encontrei resposta, das duas uma, ou não foi falado aqui ou então não tenho jeito nenhum para pesquisar.

Sendo que no Airfleets aparecem 3 tipos de A321 na frota da TAP, presumo que os mais antigos serão "só" A321 mas depois há os "Neo" que serão os 251N, 251NX e 251NXLR



Ora... quais são as diferenças nos "Neo" ?

MiguelRei

  • Moderador
  • Mensagens: 2157
Os LR suponho que já saiba.
Proponho que procure uma fotografia de um 321-251N (TJI a TJN) e um 321-251NX (TJO a TJQ) e veja as portas de emergência.

Os NX são também conhecidos por ACF. Acredito que se pesquisar por ACF no fórum vai encontrar alguma coisa.
https://www.airway.com.br/airbus-apresenta-novo-a321neo-acf-capaz-de-transportar-240-passageiros/
« Última modificação: 14 de Fevereiro 2020, 15:05:44 por MiguelRei »


António Costa

  • Mensagens: 1233
Na prática a TAP tem 4 tipos diferentes de A321:

- A321 CEO                (A321-211)
- A321 NEO                (A321-251N)
- A321 NEO ACF         (A321-251NX)
- A321 NEO LR           (A321-251NX/LR) toda a produção deste modelo é ACF

lrad

  • Mensagens: 1235
E ainda há dois aviões que são do modelo A321-251N mas tem diferenças dos outros por não serem originais na TAP - TJM, TJN

N748RA

E ainda há dois aviões que são do modelo A321-251N mas tem diferenças dos outros por não serem originais na TAP - TJM, TJN

Se formos mesmo mesmo mesmo picuinhas, então o TJH também não é exactamente igual aos TJE/F/G ;)

BSilva

  • Mensagens: 585
Segundo site ABCDlist.ne, eles dividem os A321 em N e NX, os N são os ACF e os NX são os LR,
Na lista deles os próximos 3 são NX ou seja são LR e matriculas TXG, H e I.
MSN 10105, MSN 10157 e MSN 10311

Para além da falta da antena, há outra diferença que se encontra é que sobre as asas há 2 portas e nos LR há só uma porta

Por isso este deve ser o CS-TJR e não o TXG

AvGeekDiogo

  • Mensagens: 1117
  • LHR/EGLL
    • Instagram das minhas fotos de Plane Spotting
Segundo site ABCDlist.ne, eles dividem os A321 em N e NX, os N são os ACF e os NX são os LR,
Na lista deles os próximos 3 são NX ou seja são LR e matriculas TXG, H e I.
MSN 10105, MSN 10157 e MSN 10311
Mas então os NX não são os ACFs? Tinha ideia que era assim e que todos os A321neo (non LRs) são NX desde do início deste ano?

BSilva

  • Mensagens: 585
Segundo site ABCDlist.ne, eles dividem os A321 em N e NX, os N são os ACF e os NX são os LR,
Na lista deles os próximos 3 são NX ou seja são LR e matriculas TXG, H e I.
MSN 10105, MSN 10157 e MSN 10311
Mas então os NX não são os ACFs? Tinha ideia que era assim e que todos os A321neo (non LRs) são NX desde do início deste ano?

AvGeekDiogo esta é a forma como este site distingue os ACF dos LR, a Airbus pode ter outra forma de os identificar, já que a partir deste o inicio de 2020 os A321Neo são ACF

MiguelRei

  • Moderador
  • Mensagens: 2157
Sobre as portas pequenas de emergência sobre as asas: Porque é que nos LR da TAP 1 delas mal se nota? Nos ACF (exemplo o CS-TJO) vê-se bem

CS-TXB - A321neoLR


CS-TJO - A321neoACF

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 2172
Então mas os LR supostamente não têm só uma saída de emergência sobre as asas? Não é disso?

finhinho

  • Mensagens: 513
Na altura fiz um resumo do que foi dito no tópico "Diferenças nos A321 da TAP"

A321NEO (CS-TJI a CS-TJN): 4 portas iguais
A321NEO ACF/NX (CS-TJO a CS- TJQ): 3 portas grandes e 2 portas pequenas sobre as asas
A321NEO LR (CS-TXA a CS-TXD): 3 portas grandes e 1 porta pequena sobre as asas

MiguelRei

  • Moderador
  • Mensagens: 2157
No caso dos LR, se olharmos com muita atenção, o avião tem a marca da 2ª porta de emergencia por cima da asa.
MAs pode ser apenas a marca, e não uma porta...
« Última modificação: 14 de Agosto 2020, 01:32:52 por MiguelRei »


ericloewe

  • Mensagens: 7
Em princípio é uma tampa, para facilitar a conversão para outros layouts e uniformizar a produção de fuselagens.

A tampa é mais leve do que a porta, necessita de menos manutenção, e não precisa de estar acessível na cabine, poupando espaço.

New Engine Option

  • Mensagens: 3926
Todos os A321neo mais recentes têm duas saídas de emergência prontas a ser usadas, nas asas, caso haja necessidade de conversão futura. A questão é que nos LR (config. TAP) uma das duas está desativada e como tal a mesma não aparece evidente na fuselagem.
« Última modificação: 14 de Agosto 2020, 11:13:28 por New Engine Option »


Rex

  • Mensagens: 1322
A chamada "plugged door", acho que já uma vez tinha posto isto aqui.
Na tabela a 2ª coluna, as plugged são os "0". Entre parênteses, são as duas overwing dos ACF (nx).
Como é que isto tudo se articula, assentos, saídas, tipo de saídas, não é só a porta em si mas a configuração/espaço interior que dá acesso a essa porta (performance das saídas), tripulação cabine mínima, etc.





O LR é apenas uma variante dos ACF que pode ter até 3 ACT, da geração anterior só podiam ter até 2 ACT (tanques combustível extra a ocupar espaço do porão).

Qualquer ACF (nx) pode ser convertido em LR ou desconvertido, com algum trabalho, tempo e dinheiro. O XLR é que já será algo diferente, em troca dessa flexibilidade o espaço e peso para combustível extra é aproveitado de forma mais eficiente, mas permanente.
« Última modificação: 16 de Agosto 2020, 22:49:17 por Rex »


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