Rex

Acredito que não haja fumo sem fogo, mas sabem que já há muitos meses que se fala da Lufthansa e United, por exemplo há 5 meses atrás:
TAP. Lufthansa e United Airlines são hipóteses para substituir Neeleman
https://www.dinheirovivo.pt/empresas/tap-lufthansa-e-united-airlines-sao-hipoteses-para-substituir-neeleman/
Penso que a origem até é anterior, do início do Verão passado.

A sensação que dá é que vários jornais ou pessoas tem dito que sabem de algo mas não sabem concretamente o quê.
Ontem é que o Marques Mendes enquanto dava uma porrada na gestão privada da TAP por causa dos prémios, prejuízos e das criticas ao aeroporto disse que as negociações estavam muito avançadas e de repente todos os jornais desataram a falar disso logo a seguir.

Ora o que significa "negociações muito avançadas" ?
Pode ser muita coisa, um acordo quase fechado por ex., como pode ser nada, não haver acordo nenhum :)

jpmane

Por acaso se vir bem as horas não foi o marques Mendes que falou antes das primeiras noticias dos jornais. Parece ter sido tudo quase em simultâneo. Até neste tipo de coisas parece que se fazem negociatas neste caso para ficar um ou outro com os louros!!

Aliás é indiferente...o homem passa cá para fora aquilo que lhe dizem para passar. E os jornais o mesmo. A fonte de ambos será com certeza a mesma.

Não me parece, porque não faz sentido nenhum, que o Estado venda a sua participação. Pelo que LH e UA só comprariam mesmo a parte do DN e/ou DN+Pedrosa...o que me palpita é que à semelhança de muitos private equity, ele já deve estar interessado em vender porque deve ter retorno. Se não tivesse retorno assegurado, não saía.

E também não me parece que se a LH comprasse a participação que algo mudaria no serviço da TAP. Aliás a Brussels é disso exemplo. não seria a primeira preocupação da LH certamente passar de batatas fritas para sandes com salame.

Acho sim e aí tenho que concordar com o dito marques Mendes é que esta mania constante de na TAP passarem a vida a dizer mal do aeroporto começa a ser ridículo. Todos os vôos que atrasam 5 minutos, lá vem sempre a mensagem do CPT a dizer que tal se deve ao aeroporto de Lisboa e ditos constrangimentos. Estas constantes guerrinhas entre Vinci, TAP e Governo não lembram a ninguém. Acho que o DN estava habituado a empresas onde faz o que lhe apetece e ninguém tuge nem muge. E a TAP, devido à estrutura accionista que tem, isso não é bem assim. O Estado pode não ter muito poder formal mas tal não o inibe de dizer aquilo que acha que tem que ser dito. E o poder da palavra não é inútil bem pelo contrário. E bem.

toto1100

Acho que o DN também não deve estar habituado a isso. Na Jetblue o conselho de administração tanto tinha opinião própria que acabou por correr com ele da empresa.

Scarto

Lufthansa ficar com a TAP tem as suas vantagens e desvantagens como é claro.

Contudo, já trabalhei em algumas empresas que foram adquiridas por eles e há uma coisa claramente comum em todas elas:

Não têm o minimo problema em varrer de alto abaixo, todas as "gorduras" extra que eles achem que só prejudicam a empresa.
Todos sabemos que alguns sectores da TAP necessitam disso, mas haverá uma guerra se isso acontecer.

toto1100

A atual administracao da TAP ainda em 2018 despediu 1000 trabalhadores.

TAP-A343

Não me parece, porque não faz sentido nenhum, que o Estado venda a sua participação.

Não faz sentido porquê? Quantas companhias aéreas europeias têm o Estado como accionista maioritário?

toto1100

Porque foi o atual governo que quis ter 50% do capital e nao se conhece que tenham mudado de ideias.

nunopinheiro

Exactamente, um outro governo, acredito, mas o actual não tem margem para tal...

Adob

Groundspeed

• Nada a apontar
Porque foi o atual governo que quis ter 50% do capital e nao se conhece que tenham mudado de ideias.

Regra geral, a LH procura obter sempre a totalidade do capital da companhia, a longo prazo. Foi assim com a Brussels, Austrian Airlines, Swiss, Eurowings. Só a Sunexpress mantém-se parcialmente nas mãos do Estado turco.
Mas duvido que a LH se contente com metade da metade de 45% do capital da Tap como ponto de partida.

TAP-A343

Regra geral, a LH procura obter sempre a totalidade do capital da companhia, a longo prazo. Foi assim com a Brussels, Austrian Airlines, Swiss, Eurowings. Só a Sunexpress mantém-se parcialmente nas mãos do Estado turco.
Mas duvido que a LH se contente com metade da metade de 45% do capital da Tap como ponto de partida.

A LH teve uma participação de 19% na JetBlue.

Icterio

• Melhor ter sorte do que perícia.
Exactamente, um outro governo, acredito, mas o actual não tem margem para tal...

Um governo com apoio comunista e do bloco de esquerda aceitar o controlo da TAP pelos maléficos, imperialistas e déspotas alemães da Lufthansa...  Já vou buscar as pipocas.

nunopinheiro

Não tenho QQ dúvida que o que tanto o PS como o PSD gostavam era de se livrar da TAP, só serve para serem acusados de maus gestores quando chegam ao poder.
Mas como nas últimas décadas ela não é sustentável sem o estado, este não conseguio alienar está...

Este governo actual nem pensar, não tem margem política para tal...

No entanto Palavra dada palavra... Bem podia ser como no caso do infarmed... Criava uma comissão QQ para dizer que tinha de ser porque.... Coiso e tal... E com grande "pesar" lá aceitava...

JSilvazito

Não tenho QQ dúvida que o que tanto o PS como o PSD gostavam era de se livrar da TAP, só serve para serem acusados de maus gestores quando chegam ao poder.

É precisamente o contrário, adoram ter a TAP e não se querem livrar dela por nada deste mundo. E tem pena de não ter mais umas tantas noutras áreas da economia.
Se dela se livrassem onde se iam meter os boy's azuis, laranjas, rosas e até vermelhos? E os Frasquilhos e outros do género iam parar onde?
Cumprimentos,

nunopinheiro

Não lhes falta onde meter boys, por essa lógica não tinham privatizado absulutamente nada.

Até é motivo maior para privatizar ,há que colocar um QQ ex ministro no conselho de administração que assim pode fazer render a sua lista de contatos telefónicos...
« Última modificação: 25 de Fevereiro 2020, 19:44:28 por nunopinheiro »

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Total 187+0=187 ms, db 0 ms, php 187 ms