toto1100

  • Mensagens: 5555
As empresas serem privadas nunca impediu ninguém de lá meter boys. O que interessa é serem grandes e poderem pagar bem.

TAP-A343

  • Mensagens: 96
A atual administracao da TAP ainda em 2018 despediu 1000 trabalhadores.

E quantos é que contratou desde 2015?

toto1100

  • Mensagens: 5555
Irrelevante para a conversa. O que se estava a dizer era que a LH ia ter "coragem" de despedir imensa gente que nao "faz falta". Se é por ai, a atual administracao ja o fez quando foi preciso.

Icterio

  • Mensagens: 774
    • Melhor ter sorte do que perícia.
Mas esses 1000 que foram despedidos era efectivos da TAP?

toto1100

  • Mensagens: 5555
Eram. A maioria no Brasil quando fechou la a (maior parte da) TAP M&E.
Uma empresa a crescer a brutalidade que a TAP tem crescido pode ter necessidade de fazer ajustamentos aqui e ali, mas é duvidoso que tenha necessidade de fazer despedimentos em massa (a nao ser quando fechem coisas inteiras como fizeram no Brasil), e é duvidoso que fosse diferente seja qual fosse o dono.

Ao contrario do que se costuma dizer por ai, despedir em Portugal é facilimo e acontece aos pontapes, inclusive em empresas publicas (a IP despediu imensa gente no pos-fusao com a REFER, p.e.). O que fica é caro, se os trabalhadores ja estiverem muitos anos de casa; mas ate ai passou a ser bastante mais barato depois das mudancas durante o governo do Passos Coelho.
« Última modificação: 26 de Fevereiro 2020, 14:33:07 por toto1100 »


coelhone

  • Mensagens: 372
Isto não vai agradar os sindicatos. Os alemães são exímios nos cortes das gorduras.  Ora vejamos o caso da Brussels ou mesmo da Swiss a seu tempo.
De qualquer forma, a TAP vai ter todo o seu serviço melhorado e isso é um grande plus.
Uii os funcionários e o governo que se prepara, a Lufthansa não vai entrar com paninhos quentes...e não vai permitir intervenções nem comentários do governo...

Ainda bem....esses cancros que sao os sindicatos só sabem lixar a vida a os trabalhadores,o governo que nada percebe de aviacao...tau e por último ...funcionários que se poem a jeito tb vao....viva a TAP

toto1100

  • Mensagens: 5555
Mas quais sindicatos? Os sindicatos mais propricios a fazer barulhos sao os da tripulacao. A nao ser que o novo dono comece a desfazer-se de avioes a torto e a direito, que raio vos leva a pensar que a TAP vai ter que despedir pilotos ou tripulacao de cabine? Eles vao é ter que continuar a contratar e muitos.

Vai ser o "sindicato do call center" que vai fazer barulho se calhar.

New Engine Option

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Como se a LH não estivesse farta de ser afetada por greves convocadas por sindicatos alemães de tripulantes, de pilotos... Até de catering...

Flyz

  • Mensagens: 1285
Vem aí o coronavirus , que vai ser mundial, dentro de um mês temos aviões a parar pelo mundo fora, a Lufthansa já suspendeu contratações e esta a propor licença sem vencimento..na China vai haver merger e massive bailout.esquecam tudo o resto...isto vai ser o evento mais marcante para a aviação desta década..
https://www.scmp.com/business/banking-finance/article/3051454/china-considers-cash-injections-mergers-bail-out-stricken 
  https://us.grvn.org/business/lufthansa-freezes-recruitment-offers-unpaid-leave-coronavirus-impact-starts-bite-46888804     

toto1100

  • Mensagens: 5555
A decada comecou ha 2 meses... convem nao por a carroca ah frente dos bois tambem. Ainda muita desgraca pode acontecer nos proximos 9 anos e 10 meses.
E tempos maus tambem nao sao necessariamente maus para compras, pode dar pra comprar barato e ser mais facil justificar despedimentos em massa.
« Última modificação: 26 de Fevereiro 2020, 15:32:32 por toto1100 »


FFPCRUZ

  • Mensagens: 27
Exactamente, um outro governo, acredito, mas o actual não tem margem para tal...

Um governo com apoio comunista e do bloco de esquerda aceitar o controlo da TAP pelos maléficos, imperialistas e déspotas alemães da Lufthansa...  Já vou buscar as pipocas.

O estado não detém o controlo da TAP. Apenas detém a maioria das acções. Isto é possível criando acções preferenciais (tipo A) e ordinárias (tipo B), sendo que as de tipo A elegem mais administradores ao conselho.
A recompra da TAP pelo estado foi um negócio ruinoso para este, e por questões de ideologia partidária. O PS, juntamente com os seus parceiros de coligação atiraram areia para os olhos dos portugueses que na sua grande maioria (como é de esperar) não entende rigorosamente nada sobre governo das sociedades.
Quanto à Lufthansa, ao comprar a posição do DN e do Sr. Pedrosa na TAP, estará obviamente a comprar o seu controlo (as tais acções do tipo A). Nem faria sentido que fosse de outra maneira. Não me parece que investimentos meramente financeiros numa empresa controlada por outro accionista, ainda para mais sendo esse accionista o estado português, fizessem qualquer sentido.

jpmane

  • Mensagens: 593
Ruinoso e pouco ético foi também uma venda feita por um governo dois dias depois de ter visto o seu programa de governo chumbado na AR e quando sabia que ia cair.
Concordando-se ou não com a privatização, governos de gestão não tomam, ou não deveriam tomar esse tipo de decisões sobretudo quando sabem que quem virá depois é contra.

nunopinheiro

  • Mensagens: 6049
jpmane só que o governo que veio depois aparentemente não era contra, só faz de conta que era.

É como o PSD que agora faz de conta que é contra o montijo, ou PS que era contra mas...

É a normal dança das opiniões dos políticos na oposição e no poder.
« Última modificação: 26 de Fevereiro 2020, 17:09:14 por nunopinheiro »


jpmane

  • Mensagens: 593
Não era contra? Acho que está enganado. Fez o que podia e nessa matéria aquilo que disse antes do acto eleitoral. Agora, depois de se privatizar algo, não se pode (ou não se deve) renacionalizar no dia seguinte independentemente do que os partidos possam desejar. Pelo menos partidos de poder como o PS e PSD não podem. Se não passamos a ser uma república das bananas.

O que eu acho alguma graça no meio disto tudo é que pessoas que intermediaram privatizações na altura e que agora estão inclusivamente no CA da Vinci, andem às turras com a TAP. mudam-se os tempos mudam-se as vontades.

Rex

  • Mensagens: 1314
Bom, ainda bem que foi assim senão a esta hora ainda estaríamos a questionar se os "sucatões" tinham ciclos para mais 5 ou 10 anos. Portugal comprometeu-se a iniciar a privatização da TAP julgo que em 1994 em troca do "sim" da comissão europeia para o saneamento da companhia, o maior mega-resgate público duma empresa ocorrido antes dos bancos na recente crise. Mesmo assim demorou 20 anos. Os "sucatões" foram pagos com esse resgate público dos contribuintes...

Um governo tem legitimidade até ao último dia, foi um processo demorado que até borregou na primeira tentativa, não foi como alguns desses negócios que se ouve falar duma empresa desconhecida criada numa semana e na seguinte está a assinar um contrato com uma qualquer entidade pública.

Regressando ao tema, os jornais continuam a especular:

"Neeleman fica na TAP, mesmo com entrada da Lufthansa"
https://eco.sapo.pt/2020/02/26/neeleman-fica-na-tap-mesmo-com-entrada-da-lufthansa/


Mas com isto do Coronavirus pode vir aí uma crise muito feia no sector, entretanto:

Lufthansa has imposed a hiring freeze and is offering employees unpaid leave as part of cost-saving measures to limit the financial impact of the spread of the coronavirus.
https://www.theguardian.com/business/2020/feb/26/coronavirus-lufthansa-imposes-hiring-freeze-as-diageo-profits-suffer-danone
« Última modificação: 26 de Fevereiro 2020, 18:15:50 por Rex »


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