VNE

  • Mensagens: 1446
Estas a por vontade de por fontes. Eu ja pus uma.

E fica aqui outra da Veja, que foi quem deu primeiro a noticia, que fala de pressoes da administração dos EUA, mas nao fala de imposições nenhumas: https://veja.abril.com.br/economia/pressoes-politicas-e-covid-19-fazem-boeing-desistir-da-compra-da-embraer/
Seria estranho qb ter sido uma exigência e terem continuado a negociar até à última da hora.

Então está a dar-me a razão !!!!

nunopinheiro

  • Mensagens: 6033
Gonçalo acho que nos WB o A330 Neo e o B777x vão apanhar sobras.. O B787 tem uma capacidade de produção instalada brutal eles tem mesmo de os bombar das duas fábricas.. A pouca procura deve restringir as vendas muito a estes dois modelos nos próximos anos...


Boa altura para comprar com descontos muito valentes..

Quem adiou compras e precisava mesmo de novos aparelhos tem agora uma boa oportunidade...
« Última modificação: 25 de Abril 2020, 14:27:34 por nunopinheiro »


GoncaloRibas

  • Mensagens: 1230
Sim, provavelmente a Airbus e a Boeing vão ter que fazer uns bons descontos para vender alguns A330neo e 777X,o A350 e o 787 são o futuro dos WB

nunopinheiro

  • Mensagens: 6033
É provável que o 777x já nem vá para a frente, há muitos cancelamentos já definidos. Ironicamente quem acaba por sofrer é o A330neo.. em efeito dominó de cancelamentos transformados em B787 que compete mais directamente com o A330neo.

A Airbus já gastou o dinheiro a certificar o A330neo por isso vai demorar mais tempo a cancelar... Mas...
« Última modificação: 25 de Abril 2020, 14:42:32 por nunopinheiro »


GoncaloRibas

  • Mensagens: 1230

passosboard

  • Mensagens: 167

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 2141

Acho que passado o grosso desta crise a boeing vai ter de anunciar uma nova estratégia para o segmento  NB.. com um ou dois modelos completamente novos.. ou isso ou a Airbus vai dominar completamente o segmento NB durante a próxima década ou mais...
Mas também me pergunto, com que dinheiro é que a Boeing vai desenvolver novos NB de raiz? Com o dinheiro injectado pelo governo americano?

BSilva

  • Mensagens: 568
A Airbus já se está a mexer

https://www.aeroin.net/airbus-acelera-o-desenvolvimento-e-industrializacao-do-programa-a321xlr/

Citação
Após o seu lançamento no Paris Air Show no ano passado, a industrialização do programa para uma aeronave de corredor único e longo alcance, denominado A321XLR, está em andamento e o design da aeronave está passando do conceito para a realidade, segundo a Airbus reportou nesta terça-feira (21).

No início de 2020, os primeiros componentes para a aeronave de teste de voo A321XLR já estavam em produção – incluindo os principais componentes do trem de pouso da Safran e as primeiras peças da fuselagem central da Airbus, em Nantes. Mais recentemente, em março, a Airbus concluiu sua seleção de fornecedores para os novos principais componentes e sistemas especificamente projetados para a variante A321XLR.

Esses fornecedores incluem: Spirit AeroSystems (aba de fenda única interna); Diehl Aviation (água potável e sistemas de esgoto); FACC (carenagem da barriga modificada); Aerotec Premium (estrutura primária do tanque de combustível traseiro); Collins Aerospace (sistema de combustível); Parker Aerospace (sistema de inertização de tanque de combustível); Vincorion (painéis de piso); Safran (trem de pouso principal e dianteiro); e Triumph Group (mecanismo de elevação do trem de pouso).

Antecipando a fase de industrialização, quando relevante, o programa está aplicando a nova abordagem de ciclo de vida do produto “DDMS (Air Digital Design, Manufacturing and Services”) da Airbus. Isso permite simulações precisas de maneira virtual para validar investimentos e planejamento de aceleração de projeto.

Um pilar fundamental da estrutura DDMS é o banco de dados 3D “Digital Mock-up Unit” (DMU), que permitirá a realização de design simultâneo, simulações de montagem e visibilidade 3D em tempo real nos sites de Toulouse, Hamburgo e Filton. Além disso, o programa A321XLR traz os benefícios da visualização 3D para a comunidade que não é de engenharia, incluindo os gerentes de programas – que agora podem trabalhar em 3D graças às ferramentas do visualizador em realidade virtual.

Além dos ambientes digitais acima mencionados, a instalação de demonstradores físicos complementares também está em andamento para ‘validação e verificação’ (V&V) das várias novas estruturas e equipamentos do A321XLR. Por exemplo, o programa Demonstrador de Estruturas inclui a ‘montagem de componentes principais’ (MCA) das seções 15 e 17 da fuselagem, integração da fuselagem do novo tanque de combustível traseiro, além de outros módulos e peças detalhadas. Paralelamente, o programa Demonstrador de Equipamento permite testes em uma maquete de madeira em tamanho real por uma equipe multifuncional representando cada sistema instalado, com especialistas em Engenharia, Engenharia de Manufatura, Produção, Manutenção e Ergonomia. Essa abordagem minimiza conflitos de design e otimiza a ergonomia.

O teste do conforto da cabine para operações de longo alcance já foi iniciado, incluindo o uso de uma câmara de teste climático no solo.

Até o momento, 24 clientes encomendaram um total de mais de 450 A321XLRs, validando a necessidade do mercado pelos recursos oferecidos por essa aeronave. Os testes de voo devem começar em 2022 e entrar em serviço a partir de 2023. O A321XLR fornecerá às companhias aéreas um alcance de até 4.700nm e uma queima de combustível por assento 30% menor por assento, em comparação com as aeronaves concorrentes da geração anterior.

Caravelle

  • Mensagens: 284
Se alguém estiver na dúvida sobre o que raio é a "aba de fenda única interna", fique sabendo que pelo site da Airbus, de onde isto é traduzido, é o "inboard single-slotted flap", ou seja, o flap inboard. O que é interessante é que são single slotted (uma superfície apenas) em vez de double slotted (duas superfícies a trabalhar e conjunto) como nos outros A321.

Afinal não é nada de novo. Encontrei isto e é de junho de 2019 - https://twitter.com/maxk_j/status/1145038109484179456

Fica o registo, caso não esteja já aqui.

Bons voos.

Airbus Quick news - April 2020 - https://www.airbus.com/newsroom/press-releases/en/2020/04/quick-news--april-2020.html
Daily flights to
EUROPE - AFRICA - AMERICAS

AECM

  • Mensagens: 486
Se alguém estiver na dúvida sobre o que raio é a "aba de fenda única interna", fique sabendo que pelo site da Airbus, de onde isto é traduzido, é o "inboard single-slotted flap", ou seja, o flap inboard. O que é interessante é que são single slotted (uma superfície apenas) em vez de double slotted (duas superfícies a trabalhar e conjunto) como nos outros A321.

Afinal não é nada de novo. Encontrei isto e é de junho de 2019 - https://twitter.com/maxk_j/status/1145038109484179456

Fica o registo, caso não esteja já aqui.

Bons voos.

Airbus Quick news - April 2020 - https://www.airbus.com/newsroom/press-releases/en/2020/04/quick-news--april-2020.html
O XLR ganha single slotted flaps devido aos ganhos aerodinâmicos da combinação entre os sharklets e o thrust máximo dos motores. Redesenhar é mais simples depois é preciso testar e certificar e parece que vão haver níveis intermédios na posição dos flaps o que aumenta mais a complexidade do processo.

ClearedForTakeOff

  • Moderador
  • Mensagens: 1333
    • Aviation Blog
Esses fornecedores incluem: Spirit AeroSystems (aba de fenda única interna)..

ROTFL.
Era a antiga Boeing no Kansas, que agora fabrica fuselagens de 737.

TU154

  • Mensagens: 46
Também acho que o 777x e o 330NEO acabaram de falecer de covid. Mas ainda não foi passado o atestado de óbito.
Tenho mais pena do X que do NEO. Até hoje não encontro racionalidade no NEO... quando o 350-800 chegou a ser projectado. Mas pronto, quem sou eu...

nunopinheiro

  • Mensagens: 6033
A racionalidade era e é bastante simples quase sem gastar dinheiro tinham um aparelho capaz de incomodar o B787...

Mas isso era no tempo das vendas a fartazana... Seja como for a Airbus percisa de um aparelho entre o A350 e o A321 é  buraco muito grande.

CS-TTK

  • Moderador
  • Mensagens: 1554
Exato, por isso é que existe o A330-900  ;)

PS: o A330-800 é uma incógnita se vai vingar ou não

toto1100

  • Mensagens: 5537

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