toto1100

Boeing nao foi escolhida para desenvolver o modulo lunar da Artemis. SpaceX e Blue Origin ganharam.

Edit: o anuncio da NASA: https://www.nasa.gov/feature/nasa-selects-blue-origin-dynetics-spacex-for-artemis-human-landers
« Última modificação: 01 de Maio 2020, 10:18:39 por toto1100 »

brunodias

A boeing ganhou muito com a fusão/compra da mcdonal douglas, não a nivel civil, agora a nivel militar ganhou muito, basta ver que tem contrato do f15 para o Qatar no valor de 6.2biliões

Acácio Pires

• Gostaria de debater o tema da aviação com um olhar centrado na sustentabilidade social e ambiental
Boeing vai despedir 14.000, 10% dos seus trabalhadores: https://www.washingtonpost.com/business/2020/04/29/boeing-plans-slash-staff-reports-17-billion-loss-amid-pandemic-fallout-max-grounding/

É a confirmação de notícia que tinha colocado noutro tópico.

É absolutamente essencial não deixar estas 14000 sem um plano de saída ajustado às suas competências e às novas necessidades sociais e económicas.

Acacio tenho 1 pergunta para si, vamos imaginar que agora o seu patrão lhe dizia que ia mudar o foco da sua actividade e ia começar a fazer exploração de petroleo  e que o ia formar nesse ramo, qual seria o sua reacção? o que faria?

Não me encontro nem vou encontrar nessa situação, pelo que não posso só posso mesmo imaginar o cenário.

Mas porque faz essa pergunta? Face à situação de emergência climática em que nos encontramos acha que devemos agravar fortemente os tributos sobre os investimentos em energia renováveis e usar essas receitas para pagar a reconversão dos trabalhadores para os tornar aptos a operar em plataformas petrolíferas?

Os nossos projectos de vida têm também que ter em conta o interesse geral.

A pergunta é simples, só não a quis responder, e foi feita porque anda sempre a dizer que os outros que se formem noutras coisas, e eu perguntei o que você faria se tivesse de ser formado noutra area como a do petroleo

Sabe que o interesse geral de uns não é o de outros

Supostamente existe algo que se chama liberdade

Se quer uma resposta abstrata diria que me recusaria a trabalhar numa área que ameaça a estabilidade climática global.

Como deve calcular nenhum valor é absoluto.
Manter o planeta terra longe dos seus limites (para usar a expressão do clube de roma) é claramente um valor superior à liberdade de voar ou à liberdade de queimar carvão, petróleo e gás, pelo mesmo motivo que levou aos 'lockdowns' que hoje conhecemos.

brunodias

Recusava? então porque gosta de dizer que os outros tem que o fazer?
Porque chegou a dizer que os pilotos tem que ser formados noutras areas?

Porque você pode recusar e os outros tem que fazer?

Adob

Nunca pensei dizer isto mas já tenho saudades do Acácio estar restrito ao tópico do aeroporto de Lisboa.

António Costa

Nunca pensei dizer isto mas já tenho saudades do Acácio estar restrito ao tópico do aeroporto de Lisboa.

Hoje cheguei a ter saudades do caro Acácio, tendo em conta a discussão num outro tópico, bem acesa, entre um estimado forista e vários outros estimados foristas...

Como dizia a mãe dum militar num desfile militar: "olha que lindo, o meu filho é o único que leva o passo certo"...

Acácio Pires

• Gostaria de debater o tema da aviação com um olhar centrado na sustentabilidade social e ambiental

Acho que resondi às questões que faz.

O interesse geral deve limitar as opções individuais.

O processo que nos conduzirá à absolutamente imprescindivel neutralidade carbónica em 2050 implica MUDANÇA!
Ora isso quer dizer que uma série de actividades terão que se reconfigurar ou se extinguir. Parece-me que isto é factual ...

toto1100

Boeing emitiu obrigações no valor de 25 mil milhoes de dolares (nao sei a que juros; foi a maior emissao de sempre de qualquer empresa), por isso nao vao precisar de recorrer ao dinheiro do governo dos EUA: https://www.washingtonpost.com/business/2020/04/30/boeing-raises-25-billion-massive-bond-sale-turns-down-bailout-funds/
« Última modificação: 01 de Maio 2020, 09:19:14 por toto1100 »

brunodias

O processo que nos conduzirá à absolutamente imprescindivel neutralidade carbónica em 2050 implica MUDANÇA!
Ora isso quer dizer que uma série de actividades terão que se reconfigurar ou se extinguir. Parece-me que isto é factual ...

É tão bom falar em mudança, quando é nos outros, é como diz os pilotos tem que mudar a sua formação, alguns gastaram mais de 50mil euros e agora que se lixe mudem para pedreiros

Mas se fosse você a ter que mudar, ai já recusava
« Última modificação: 01 de Maio 2020, 10:25:01 por brunodias »

Ricardo Ferreira

Já la vai o tempo dos 50.000€

Curso base + FI + TR + HB... a lista é grande mas na sua grande maioria, um piloto quando atinge alguma estabilidade profissional já terá gasto bem mais de 100.000€

brunodias

Eu quis dizer 50mil porque quis falar de pessoal que tirou o curso ai há 20 anos

Sei bem que o curso custa na casa dos 60, fora depois fazer horas porque com 180 horas não é facil entrar em lado nenhum
E penso que o sitio mais barato são 55euros hora cessna 152

Acácio Pires

Boeing emitiu obrigações no valor de 25 mil milhoes de dolares (nao sei a que juros; foi a maior emissao de sempre de qualquer empresa), por isso nao vao precisar de recorrer ao dinheiro do governo dos EUA: https://www.washingtonpost.com/business/2020/04/30/boeing-raises-25-billion-massive-bond-sale-turns-down-bailout-funds/

Sem garantias públicas?

toto1100

nunopinheiro

Muito mais interessante são os 25 mil.milhoes que a boeing conseguiu pedir emprestado...

Agora vai apertar com a Airbus para que está não tenha apoios estatais... Isto vai ficar interessante...

A Embraer também tem onde pedir dinheiro pela boeing ter abandonado o negócio...

Nota que com esta taxa de juro só servir a dívida implica pagar mil milhões em juros por ano...

Se já era to big to fail agora é um monstro...
« Última modificação: 01 de Maio 2020, 14:17:28 por nunopinheiro »

Acácio Pires

É tão bom falar em mudança, quando é nos outros, é como diz os pilotos tem que mudar a sua formação, alguns gastaram mais de 50mil euros e agora que se lixe mudem para pedreiros

Mas se fosse você a ter que mudar, ai já recusava

Caro Bruno,

Compreendo as dificuldades que expõe. Seria também importante do retorno desse investimento formativo.
De qualquer modo não estou a propor que a um piloto que possui competências acima da média seja sugerido que passe a exercer as funções de pedreiro (a não ser que esteja apaixonado pela área da construção), seria provavelmente um desperdício de capacidades e competências adquiridas.

Não sei se reparou mas a minha recusa em trabalhar no sector petrolífro nada tem a ver com questões financeiras, antes pelo contrário, são razões éticas que guiam a minha recusa.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
33 Respostas
4679 Visualizações
Última mensagem 10 de Setembro 2015, 21:12:48
por brunodias
0 Respostas
506 Visualizações
Última mensagem 28 de Maio 2016, 19:48:23
por Flyz