calhas

Tirando a conversinha dos aziados e os insusltos.

Alguém aqui acha bem a posição do sindicato?

Eu perceberia muito bem se a posição fosse de uma comissão de trabalhadores da TAP, mas não de um sindicato.. ou o sindicato tem membros de primeira e membros de segunda?

Para além disso e olhando a miséria da situação e escala do problema tinha sido melhor ficar calado não?

Repito aguem aqui está de acordo com a posição que o sindicato tomou?

Recordo que a maioria dos pilotos da PGA não fazem parte do SPAC. Existe um sindicato próprio, SIPLA, criado em 2018 se não me falha a memória, criado e composto por pilotos da Portugália que sairam em desacordo com as estratégias do SPAC. (SIPLA - https://www.sipla.pt)
« Última modificação: 01 de Abril 2020, 16:41:45 por calhas »

N748RA

Atenção, sou 200x contra a posição do SPAC nessa matéria e a carta que foi enviada à TAP. Abençoada resposta que levaram da administração logo de seguida!

No entanto isso não faz com que muita gente (os aziados) não perca uma oportunidade para meter as garras de fora quando lê ou ouve a palavra TAP, com ou sem razão e com ou sem saber do que fala. Infelizmente vê-se demasiado disso por aqui...

eascensao

Compreendo a 'preocupação' do SPAC na medida em que a decisão da TAP poderia colocar em causa o vencimento médio dos pilotos da TAP mas, em minha opinião, erraram na forma e no tempo em que o fizeram.

Se houvesse uma simples nota recordando que existia um acordo/compromisso quanto às horas de voo efectuadas pela Portugália faxe às da TAP ... isso era uma coisa, agora o que foi dito ...

nunopinheiro

Obrigado calhas, não sabia mas faz sentido.

Não são sindicatos, são outra coisa qq então.. É uma pena que o pessoal confunda tanto as coisas e tenha de inventar organizações desadequadas para defender os seus interesses...

PS como me irrito quando vejo as ordens profissionais a fazer de sindicatos. ou sindicatos a fazerem de comissões de trabalhadores.

qual a esperança que tenho que isto mude? ZERO
« Última modificação: 01 de Abril 2020, 19:46:10 por nunopinheiro »

Capitão do Fim

A questão é simples e deve ser entendida dessa forma. O que está em causa é uma alteração unilateral, sem qualquer comunicação ou conversa. Nada. Política de facto consumado.

Ora, quando se está numa altura em que a comunicação é crucial, tomar medidas sem as comunicar, negociar ou sequer explicar é de uma falta de liderança atroz. Retira confiança aos que tomam decisões. Instala suspeita das suas intenções. Não cria relações de lealdade. E foi o que aconteceu aqui.

É por demais evidente que o SPAC foi apanhado de surpresa, por uma medida que retira toda a actividade aos seus associados. E é por demais evidente também que tem de questionar quem tomou esta decisão, e lembrar-lhe que há acordos e não vale tudo.

Não está em causa o SPAC entender o que se está a passar. Nem sequer está em causa o SPAC colaborar com a companhia, coisa que faz e está preparado para colaborar. O que está em causa é a companhia esquecer-se dos restantes stakeholders, e tomar decisões que afectam a vida de todos, sem os consultar ou sequer explicar as intenções. Isto é de um paternalismo inaceitável.

Relembre-se, a missão do SPAC é defender os interesses dos seus associados, não é preocupar-se com o que os foristas pensam ou deixam de pensar. E foi isso que fez.

Fizessem todos o mesmo, questionassem quem nos governa e exigissem, e teríamos certamente um pais melhor, e mais bem preparado para o que está a acontecer.

nunopinheiro

Capitão do fim mesmo percebendo agora que o SPAC é praticamente o sindicato dos pilotos da TAP, este tipo de reações não fica bem a um sindicato seja ele qual for porque não defende uma classe mas sim os interesses de um sub grupo da classe..

Para isso é que há comissões de trabalhadores. E outro tipo de associações que defendem grupos de trabalhadores de uma empresa em particular...

Um sindicato fazer isto é não perceber o que um sindicato deve ser...

Por redução ao absurdo. Já imaginou se amanha um sindicato dos empregados de supermercado viesse dizer que deviam fechar todos os supermercados que não o pingo doce, e que face a esse futuro reclamava mais horas extras para esses e só esses funcionários?

toto1100

Nop, se o sindicato queria criticar isso, criticava isso. O que o sindicato fez foi criticar isso inventando que isso violava o acordo de empresa.
O país não precisa de mais aldrabões, muito obrigado.

Flyz

Eles queriam era ser indiminizados apesar dos tempos e dificuldades que vinham pela frente.....ou vamos lá ver ---
"
Admite-se  que  haja  violação  desse  princípio  dentro  de  determinados  limites  e estabelece-se  uma  penalização  para  a  violação  desses  limites,  como  forma  de  compensar  os  Pilotos pelos  prejuízos  que  sofrem  pelo  facto  de  não  exercerem  a  sua  atividade  em  detrimento  de  actividade externa.  Só  uma  interpretação  contrária  à  materialidade  subjacente  pode  levar  à  afirmação superficial  de  que  não  há  violação  das  obrigações  do  Acordo  de  Empresa  com  a  externalização  da actividade.  A  vingar  tal  interpretação,  a  TAP  desde  que  pagasse  o  valor  da  indemnização  prevista estaria  a  agir  licitamente
"
 O spac ainda tem membros da Portugália, se bem que por razões óbvias em breve suponho que também devem sair do spac...
Do melhor este sindicato de pilotos de portugal aka sindicato de pilotos tap..
« Última modificação: 02 de Abril 2020, 08:10:52 por Flyz »

New Engine Option

Exigir compensações nesta altura não é o maos adequado e diria mesmo que é imoral no quadro em que a empresa se encontra. O que eu disse foi que o sindicato, segundo o AE, teria razão em queixar se da alegada violação ao AE porque a empresa deu a coisa como consumada e pronto. Os pilotos foram apanhados de surpresa e reagiram. Daí eu ter dito que se calhar teriam sido flexíveis se a empresa tivesse explicado antes a coisa antes de a dar como consumada.

Capitão do Fim

Nínguem veio exigir indemnizações. Apenas se veio relembrar que há acordos em vigor.

Nuno, o exemplo que apresenta não faz qualquer sentido por as situações não serem comparáveis. Se há um acordo que limita a actividade da PGA para salvaguarda da operação da TAP, e é intencional e flagrantemente desrespeitado, sem qualquer comunicação ou explicação anterior, que reacção esperava? Flores?

A situação é de emergência, sim. Mas não estamos na selva nem vale tudo. E como diz a sabedoria popular, é a conversar que a gente se entende. Ora, aqui pouco ou nada se conversou. É isso que está errado.

nunopinheiro

Capitão do Fim esperava que uma comissão de pilotos da TAP colocasse esse problema não um sindicato, o meu problema é mais fundamental sobre que chapéu se usa de acordo com cada situação, eu já em varias situações da minha vida tive de defender posições contrarias simplesmente porque tinha responsabilidades diferentes as vezes no mesmo espaço de tempo. Que me forçava a ter de explicar argumentos contrários ao mesmo tempo e fazer um verdadeiro jogo de chapéus.   

Tenho para mim que fundamentalmente um sindicato deve defender toda uma classe de trabalhadores em relação a todas as entidades patronais independentemente da empresa para qual A ou B trabalha. para situações onde o interesse do trabalhador A de empresa X entre em conflito com o trabalhador B de empresa Y o sindicato deve se abster de opinar pelo menos de forma publica, e deixar a defesa dos interesses específicos a relevante Comissão de trabalhadores da empresa X vs Empresa Y. O problema do Juiz e Carrasco.

Da mesma forma que odeio ver Ordens profissionais a fazer o trabalho que devia ser dos sindicatos. cada macaco em seu galho. Sob pena de minar a confiança que depositamos em cada uma das instituições.

Mas sei que pouca gente compreende este argumento...
« Última modificação: 02 de Abril 2020, 19:21:25 por nunopinheiro »

Capitão do Fim

O facto de o Nuno achar que um sindicato e uma ordem são abrangentes de todos os membros dessa classe profissional não transforma a sua opinião num dado adquirido. Opinião da qual eu discordo, mas respeito.

Basta ver vários exemplos, inclusive em Portugal, mas não só, de sindicatos que representam apenas um grupo de funcionários.

Os  sindicatos podem ser transversais ou verticais, abranger todos ou apenas alguns. Não há propriamente regras rígidas a este respeito.

Repito, o que está em causa é falta de liderança, pela imposição unilateral e de supresa. Imagine o que seria o governo impor as medidas do estado de emergência sem as vir explicar, assumindo que todos sabem o que se passa? Era o fim do Estado de Direito.

nunopinheiro

E se um sindicato tem associados de uma empresa só não altera em nada o problema. É um mau sinal mas não deveria alterar em nada o comportamento desse sindicato.

(Tirando casos muito específicos de empresas e empregos muito específicos e empresas monopolistas.)

Repito na minha opinião um sindicato nunca deve ser uma comissão de trabalhadores, até porque nesse momento o sindicato terá preferência em defender os interesses de uma empresa vs outra...
E esse não deveria âmbito de preocupações de um sindicato. Para isso temos outras coisas...

Em redução ao absurdo um sindicato tem muito mais associados de empresas A vs empresa B esse sindicato estaria secalhar interessado na falência da empresa B e para isso declararia constantemente greves na empresa B... Percebe assim porque não o deve fazer? Não esperamos de um sindicato este tipo de comportamento..

Mas percebo a confusão muita gente até mesmo nos sindicatos acham que devem defender os interesses dos seus associados sob QQ prisma..
Há quem ache isso em relação as ordens profissionais...que me choca ainda muito mais...
« Última modificação: 02 de Abril 2020, 22:48:36 por nunopinheiro »

jpmane

Os sindicatos na Escandinávia funcionam muito bem. E quem gere as empresas também. Fazem as coisas em conjunto. Discutem. Cá, muitos gestores acham que não têm que articular e discutir com os sindicatos. Decidem e depois não percebem as reacções contrárias. E os sindicatos cá tornaram-se numa cambada de corporativistas. E falo das lideranças dos sindicatos; não do trabalhador português que dá no duro e tem sucesso em cada país onde vive. Como temos péssimos gestores - péssimos e temos más lideranças de sindicatos isto dá no que dá. Só neste país é que o tipo da CIP, qual Chavez, muda os estatutos para se poder recandidatar. E assim o patronato Português. E assobia tudo para o lado como se fosse muito normal. Os sindicatos da TAP são apenas um reflexo do panorama geral. Tornaram-se uns corporativistas incapazes de pensar no bem comum. Aliás como aqui já foi dito - o papel é defender os seus associados como se os seus associados não vivessem em sociedade.

Capitão do Fim

Acção. Reacção.

Tem toda a razão, jpmane.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
868 Visualizações
Última mensagem 14 de Fevereiro 2014, 15:46:12
por melgakpica
5 Respostas
1581 Visualizações
Última mensagem 30 de Outubro 2014, 10:13:16
por jopeg