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A ideia de ir a Beja fotografar o A380 da Hi Fly surgiu logo quando o avião foi entregue à companhia, no Verão de 2018. No entanto, com alguma indisponibilidade e o intenso calor que se fazia sentir naquela altura do ano, os planos foram adiados para uma altura em que a meteorologia estivesse mais apetecível e a aeronave estivesse disponível, depois da azáfama típica da época alta.
Aliando o gosto pela aviação e fotografia ao ciclismo, inicialmente surgiu a ideia de me fazer chegar àquela cidade alentejana de comboio com um amigo, levando a bicicleta para nos deslocarmos entre a estação ferroviária e o aeroporto.
Foi então que surgiu a ideia de, em vez de nos limitarmos à captura de imagens do exterior do avião, eu tentar coordenar as coisas com a Hi Fly de forma a uma visita ao interior do mesmo. Afinal é exemplar único numa companhia portuguesa e o único A380 que alguma vez aterrou em solo nacional.
Porém, com a ideia da entrada no avião, surgiram mais alguns interessados na ideia, fazendo cair por terra a ida de comboio mais bicicleta e juntámos um grupo suficientemente grande para ir de carro, dividindo despesas. Após alguma dificuldade em conseguir organizar as coisas, por indisponibilidade da aeronave dado que se aproveitou o início do Outono para proceder a uma manutenção programada, finalmente, em Janeiro de 2019 conseguimos enquadrar a disponibilidade do avião com a dos vários meus acompanhantes.
Foi-nos pedido que estivessemos de manhã o mais cedo possível em Beja. Assim, saímos de Lisboa pelas 8 horas de uma manhã fria, mas ensolarada, chegando ao nosso destino ainda antes das 10 horas.
O pessoal da Hi Fly em permanência naquele aeroporto que serve de base à companhia e a quem agradeço toda a disponibilidade e apoio, foi absolutamente incansável, tendo pacientemente aguardado que cada um tirasse todas as fotografias e mais algumas que bem desejassemos.
A visita decorreu da parte da manhã, sendo que, no resto do dia tinhamos duas opções: ou regressarmos a Lisboa dando por finalizada a “spotting-trip” a Beja, ou tentarmos descobrir onde estaria o famoso Embraer da Air Astana protagonista de um incidente grave, uns meses antes, e que havia aterrado de emergência naquele aeroporto alentejano, para que pudessemos fotografá-lo o melhor possível.
A decisão recaiu sobre esta segunda hipótese, pelo que faltava encontrar um local onde pudessemos almoçar. Felizmente, também nesse assunto os rapazes da Hi Fly nos ajudaram, aconselhando um agradável restaurante ali perto, onde comemos uma deliciosa refeição.
Durante a tarde, antes de irmos à procura do avião Cazaque, fomos ainda brindados por algumas aeronaves militares em voos de treino naquela pista: primeiro um helicóptero Alouette, que já só vimos na parte final das suas manobras, seguido de um Lockheed C-130 Hércules e, por fim, um Falcon 50, todos eles da Força Aérea Portuguesa, que efectuaram uma série de “toca e anda”.
Alcançado o objectivo de fotografar o Air Astana, com a luz do curto dia de Inverno a chegar ao fim, estava na hora de regressarmos a Lisboa, onde chegámos perto da hora de jantar, depois de um dia muito bem passado.
Resta-me agradecer, primeiro à Hi Fly por satisfazer o nosso pedido, bem como nos ter incansavelmente acompanhado no local, mas também aos meus acompanhantes de viagem, com um reconhecimento especial ao meu amigo Tiago Palla, que foi a minha boleia neste dia.

Parte 1 de 11:


Ao passar a ponte 25 de Abril em direcção a Sul, o frio Sol matinal brindava-nos, com o Cristo Rei a desejar-nos boa viagem.



Chegados ao nosso destino, não podia faltar uma foto de grupo a mostrar que estavamos naquele gigantesco aeroporto, prontos para iniciar a visita.



Já do lado ar, na placa a caminho do A380, passámos pelo 9H-SUN, um Airbus A340-312.



A chegada ao 9H-MIP, o Airbus A380-841 que iriamos passar a manhã a fotografar.



De forma rápida, e porque o avião tinha escada para trabalhos de manutenção, fui autorizado a subir a bordo do 9H-SUN, de forma a conseguir fotografar o A380 o mais perto possível do meio da altura da fuselagem.
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Parte 2 de 11:


Airbus A380-841 9H-MIP.



O Bruno a fotografar a miniatura do 9H-MIP do Afonso com o avião real.



O Afonso a fotografar a sua miniatura do 9H-MIP com o avião real.



Miniatura do 9H-MIP em escala 1/400.



O nariz do avião, com autocolantes alusivos à própria Hi Fly e à Fundação Mirpuri, que se dedica à protecção do ambiente e à redução da pegada ecológica humana com vista a uma coexistência mais sustentável entre o Homem e a Natureza.
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Parte 3 de 11:


Cockpit do Airbus A380.







Válvulas de ignição dos motores do Airbus A380.



Como se dúvidas houvesse de que estavamos dentro de um A380, os indicadores da posição dos trens de aterragem confirmavam esse facto.
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Parte 4 de 11:


Alavancas de potência do Airbus A380.



Painel superior do Cockpit do Airbus A380.



Consola central do Cockpit do Airbus A380.



Cockpit do Airbus A380.


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Parte 5 de 11:


Compartimento com cama para descanso de pilotos nos voos nocturnos, atrás do cockpit.



Painel decorativo na classe executiva do avião, no piso superior.



Asa esquerda do A380 vista do piso superior.



Classe executiva do avião, no piso superior.



Painel decorativo na classe executiva do avião, antes de entrar na classe turística.
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Parte 6 de 11:


Classe turística do avião, no piso superior.





Painel decorativo na classe turística do avião, no piso superior.



Escada de acesso entre os dois pisos, na parte de trás do avião.



Classe turística do avião, já no piso inferior.
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Parte 7 de 11:


Asa direita do A380 vista do piso inferior.



As famosas suites de primeira classe do avião. Infelizmente não consegui uma melhor foto com perspectiva mais geral.



Saída do avião para as fotos exteriores.



Inscrições nos motores indicando as zonas de segurança quando estes estão em funcionamento.



O Afonso Nunes a fotografar a famosa centopeia do Airbus A380.
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Parte 8 de 11:


O famoso trem de aterragem do Airbus A380.



Toda a gente fotografou o trem de aterragem do Airbus A380.



O tamanho dos pneus é impressionante! O Bruno Belém, de altura dentro da média, aqui a servir de termo de comparação.



Fotografando o enorme motor do Airbus A380, que com pena nossa estava, naturalmente, tapado.



À sombra da bananeira, debaixo da enorme asa do A380.
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Parte 9 de 11:


Fotografia de grupo, no final da visita, na parte da frente do avião.



Fotografia de grupo, no final da visita, na parte de trás do avião, na companhia do incansável David Courinha, que nos acompanhou durante toda a manhã na visita ao avião.



Já de regresso ao terminal, aqui fica uma última foto ao Airbus A380-841 da Hi Fly.



Depois de almoço, quando nos preparavamos para iniciar a procura pelo Air Astana, deparámo-nos com um Alouette III da Força Aérea Portuguesa a fazer um voo de treino de pilotos.



Enquanto almoçavamos, fomos premiados com a passagem de um C-130 Hercules sobre o restaurante, também a fazer circuitos de treino de pilotos com vários “toca e anda”. Felizmente a sessão ainda durou vários minutos e pudemos fotografar algumas das manobras de aproximação.
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Parte 10 de 11:


Enquanto almoçavamos, fomos premiados com a passagem de um C-130 Hercules sobre o restaurante, também a fazer circuitos de treino de pilotos com vários “toca e anda”. Felizmente a sessão ainda durou vários minutos e pudemos fotografar algumas das manobras de aproximação.



Depois do C-130, também um Falcon da Força Aérea andou a fazer vários “toca e anda”. Primeiro na pista 01...





... E depois na pista 19.



Entretanto, pudemos avistar o F-GSPI, um Boeing 777-200ER da Air France, a fazer o voo AFR596 entre Paris e Freetown.
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Parte 11 de 11:


Finalmente avistámos o Air Astana, escondido no meio dos chaparros.



A Base Aérea de Beja no meio da paisagem alentejana com o Sol já bastante baixo.



Quando regressavamos ao aeroporto de Beja antes de voltarmos a Lisboa, avistámos um Lockheed P-3 Orion da Força Aérea Portuguesa a chegar dos Açores, fazendo uma passagem baixa sobre a pista 19 antes de aterrar.
A bordo vinha um militar amigo meu.





O lado esquerdo do avião, que de manhã durante a visita não conseguimos fotografar dado que o avião estava demasiado perto da vedação do aeroporto para que fosse possível enquadrá-lo inteiro numa foto.



Um bando de cegonhas a fazer a nossa despedida deste fantástico dia passado no Alentejo.
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Angelo Rosa

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Tive muita pena de não ter podido ir com vocês. :(

Caravelle

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Bom dia,

No segundo post, em vez de

Citação
Válvulas de ignição dos motores do Airbus A380

Talvez prefira escrever Master switches dos motores...

Bons voos.
Daily flights to
EUROPE - AFRICA - AMERICAS

ClearedForTakeOff

  • Moderador
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Isto sim, um avião a sério.
Excelente report.

coelhone

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5 estrelas.....top

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