toto1100

Mas ha noticias recentes sobre isso?
Antes da crise era "dado adquirido" que o Centeno sairia no verão. Mas agora duvido que seja tao liquido que o PM queira livrar-se da sua estrela (ate pela força que o Centeno tem em Bruxelas e no Eurogrupo, mesmo que deixe de ser presidente deste ultimo).

Snip

O Centeno deverá ficar para durar, até porque o Costa precisa dele para os tempos que aí vêm. Embora a "formula" que ele usou ao longo destes ultimos anos não seja um segredo, tem resultado e como já foi referido ele tem um peso politico enorme, tanto cá como a nivel europeu.

Os privados não querem um aumento de capital porque não têm capacidade de o acompanhar e ficam com a posição diluida. A meu ver seria a melhor opção, mas também seria aquela a que agrada menos à CE provavelmente

nunopinheiro

Joana Melo como é? A TAP vai a banca privada pedir 3 mil milhões e só precisa do aval do estado para um empréstimo de 350 milhões???

Percebi bem??

E já agora que é que está a fumar e pode passar um bocadinho para este lado ;)
« Última modificação: 28 de Abril 2020, 17:36:44 por nunopinheiro »

New Engine Option

Joana Melo como é? A TAP vai a banca privada pedir 3 mil milhões e só precisa do aval do estado para um empréstimo de 350 milhões???

Percebi bem??

E já agora que é que está a fumar e pode passar um bocadinho para este lado ;)

O CEO disse que a TAP podia pedir neste momento, se quisesse, 3 mil milhões em financiamentos, mas que precisa de menos nesta fase pós-pandémica: 350 a 400 milhões, mais concretamente. É este valor que está em cima da mesa para aval do estado: 400 milhões e não 3 mil milhões. O financiamento não é é todo chinês, muito menos em forma maioritária, pois corresponde a apenas 15 a 20% por cento da quantia em questão. O resto vem de instituições europeias, britânicas e australianas.
« Última modificação: 28 de Abril 2020, 17:55:08 por New Engine Option »

nunopinheiro

Poder pedir podia, agora se alguém emprestava era outra conversa...

Mais a sério 350 milhões a bancos chineses eu percebo que o estado português não queira mais exposição...
A banca chinesa já deve estar fartinha de empréstimos a companhias aéreas, o motivo para emprestar deve ter mais com comprar ainda mais influência junto do papá..

Empréstimo por empréstimo o estado põe como de costume a Caixa a tratar disso. Esses ao menos já estão abituados a este negócio...
« Última modificação: 28 de Abril 2020, 17:57:20 por nunopinheiro »

New Engine Option

Poder pedir podia, agora se alguém emprestava era outra conversa...

Mais a sério 350 milhões a bancos chineses eu percebo que o estado português não queira mais exposição...
A banca chinesa já deve estar fartinha de empréstimos a companhias aéreas, o motivo para emprestar deve ter mais com comprar ainda mais influência junto do papá..

Empréstimo por empréstimo o estado por como de costume a caixa a tratar disso. Esse ao menos já está anotado a este negócio...

Nuno, foi o CEO que disse que podiam emprestar até 3 mil milhões à TAP porque há muitas instituições interessadas nessa emissão de dívida. São essas instituições que manifestaram interesse nisso.

nunopinheiro

Tá bem, mas eu já deixei de acreditar no pai Natal.
Não me vai dizer que o Neo acredita em tudo o que o CEO diz?

Claro que ninguém vai emprestar 3 mil milhões a TAP... Ninguém é doido..

New Engine Option

Tá bem, mas eu já deixei de acreditar no pai Natal.
Não me vai dizer que o Neo acredita em tudo o que o CEO diz?

Claro que ninguém vai emprestar 3 mil milhões a TAP... Ninguém é doido..

Sim, acredito. E até já saíram nas notícias alguns nomes dos 'doidos' dispostos a emprestar esse dinheiro.

TAP153

Nuno,

A CGD não tem dívida da TAP, aliás a banca portuguesa não tem nada de significativo. A dívida está sobretudo em bancos alemães.

nunopinheiro

Sai muita coisa nas notícias... Mas se isso é verdade não há QQ problema a TAP pede a esses senhores nem precisam dos 350 milhões com o aval do que estado para nada...

Isto parece o Benfica no tempo do vale e Azevedo... Toda a gente queria meter dinheiro no Benfica...

TAP153 eu tinha ideia que até a algum tempo atrás a CGD tinha uma elevada exposição a dívida da TAP.
« Última modificação: 28 de Abril 2020, 18:06:35 por nunopinheiro »

New Engine Option

Sai muita coisa nas notícias... Mas se isso é verdade não há QQ problema a TAP pede a esses senhores nem precisam dos 350 milhões com o aval do que estado para nada...

Isto parece o Benfica no tempo do vale e Azevedo... Toda a gente queria meter dinheiro no Benfica...

O pacote de ajuda estatal não tem só a ver com o seu aval para um empréstimo lembre-se. A componente desse pacote negocial é muito mais ampla. De qualquer forma volto a dizer-lhe que isso foi dito pelo próprio CEO da TAP.
« Última modificação: 28 de Abril 2020, 18:08:20 por New Engine Option »

nunopinheiro

E eu volto a dizer, até digo ao CEO como certamente o estado dirá,..

"Meu amigo se tem quem lhe empreste 3 mil milhões não sei porque é que nós está a chatear..."

Claro que não tem, e muito menos com taxas de juro realistas...

Não acredite em tudo que um CEO, ele tem de vender o seu peixe mesmo que não seja absulutamente verdade... Mas compete a este dizer que está tudo bem e que não há QQ problema... Até aquele dia...
« Última modificação: 28 de Abril 2020, 18:12:35 por nunopinheiro »

New Engine Option

E eu volto a dizer, até digo ao CEO como certamente no estado dirá,

Meu amigo de tem quem lhe empreste 3 mil milhões não sei porque é que nós está a chatear...

Não acredite em tudo que um CEO, ele tem de vender o seu peixe mesmo que não seja absulutamente verdade... Mas compete a este dizer que está tudo bem e que não há QQ problema... Até aquele dia...

Acredito no que acho que tenho de acreditar. E o Nuno também. Obrigado.
Deixe-me só dizer-lhe que o Estado está a ser 'chateado' porque a TAP entende que tem de ter as mesmas condições de todas as suas concorrentes nesta fase, independentemente de ter quem lhe empreste até 3 mil milhões. Compreende?
De qualquer forma, o pacote negocial não inclui só empréstimos avalizados pelo Estado, como muitas já tiveram, mas também outras componentes como um eventual programa de reformas antecipadas, isenção de pagamento de TSU, taxas várias, etc etc.
De qualquer das formas, em menos de uma semana há novidades a princípio.
« Última modificação: 28 de Abril 2020, 18:16:25 por New Engine Option »

nunopinheiro

Não eu acredito no que faz sentido racional acreditar, o resto e wishfull thinking..
As vezes também caio vítima disso mas tento evitar...
« Última modificação: 28 de Abril 2020, 18:14:07 por nunopinheiro »

toto1100

A TAP depois empresta esse dinheiro à LH (que, coitada, tem que sujeitar ao que o governo dita por não arranjar financiamento com boas condições no mercado) e ainda faz uns trocos.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Total 116+0=116 ms, db 0 ms, php 116 ms