New Engine Option

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Certamente é mais craque como o diz do que qualquer outro boy dos partidos que lá foram sendo postos no passado. Quer se tirar mérito a esta gestão privada, mas não se pode esquecer o que foi feito, goste se ou não. A TAP continua em situação financeira muito delicada, mas quando foi entregue aos privados estava em situação pior. Hoje em dia, a TAP reforçou a posição de caixa, abateu dívida, melhorou globalmente o produto e cresceu em rotas e avioes, renovando frota totalmente.
« Última modificação: 01 de Maio 2020, 11:22:49 por New Engine Option »


toto1100

  • Mensagens: 6163
Uma das pessoas mais influente da aviaçao como a conhecemos hoje (Alfred Kahn) resumia o seu conhecimento de avioes ao seguinte: "sao custos marginais com asas". Essa ideia de que alguem tem de perceber de um setor para fazer alguma coisa é um provicionismo. Por cada especialista da area que faz um grande serviço, ha outro que acha que percebe tanto do assunto que ignora todos os sinais de que esta a fazer um pessimo serviço (costumam ser os melhores para levar empresas ao fundo).
Gerir uma empresa é gerir uma empresa, venda esta sabonetes ou lugares dentro de tubos de metal.
« Última modificação: 01 de Maio 2020, 11:30:58 por toto1100 »


jpmane

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Não fale de "gestão privada" - fale de investidor privado. E o papel de um investidor é investir. Não é gerir o dinheiro dos outros apenas. É investir.
Portanto o melhor é acompanhar o Estado se este lá injectar capital. Na AF/KLM a solução encontrada não foi só empréstimos com aval do Estado.

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Não fale de "gestão privada" - fale de investidor privado. E o papel de um investidor é investir. Não é gerir o dinheiro dos outros apenas. É investir.
Portanto o melhor é acompanhar o Estado se este lá injectar capital. Na AF/KLM a solução encontrada não foi só empréstimos com aval do Estado.

jpmane já dei a minha opinião sobre o assunto. Está acima. E falo sim de gestão privada (ou estratégia) porque é o privado (ou investidor privado) que tem a gestão da companhia e é isso que o Governo não gosta. Dá-me igual os termos usados.  Agora, futuramente, gosto que seja quem acho que percebe mais de aviação entre os dois lados a continuar a decidir estrategicamente. Só isso.
« Última modificação: 01 de Maio 2020, 11:30:32 por New Engine Option »


TU154

  • Mensagens: 46
Até parece que toda a gente esqueceu a compra (de outro tema proibido) dos L1011, a retirada precoce deles, a compra dos 340 para chegarem a Macau (lol), a compra da VEM, etc...

jpmane

  • Mensagens: 663
Mas em que é que os erros da gestão pública legitimam os erros do privado? Parece conversa de 4a classe - "fiz eu, não, fizeste tu"
Ou ter havido Cardoso e Cunha. Parece que por ter havido "boys" e "girls" no passado estamos condenados a incompetentes.
Felizmente hoje já temos novas gerações mais instruídas - para isso é que o país investiu nas suas gerações ao longo dos anos. Temos gerações com mais mundo. Ainda andamos é reféns dos mesmos mas também não estamos condenados a Cardosos e Cunhas.
« Última modificação: 01 de Maio 2020, 11:47:13 por jpmane »


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  • Mensagens: 3926
Mas em que é que os erros da gestão pública legitimam os erros do privado? Parece conversa de 4a classe - "fiz eu, não, fizeste tu"

Nada legitima nada, mas como lhe disse, pesando o menos mau, parece-me que a gestão dos privados não foi nem de longe tão má como a pública. E nenhuma das gestões passou incólume a erros. Não me leu a dizer isso. Mas esta é a minha opinião. Se você defende o contrário, que bom para si. Concordamos em discordar.
« Última modificação: 01 de Maio 2020, 11:45:45 por New Engine Option »


Jorge78

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Também dura há pouco tempo, comparativamente com a pública lol

brunodias

  • Mensagens: 5464
A tap pode não estar bem , mas  que está a despertar muito interesse , esta !!!! , na minha opinião se a empresa for nacionalizada essencialmente vai salvar postos de trabalho mas não salva a empresa , não existe nenhum boy em Portugal que perceba de aviação , como tal será mais do mesmo , resultados negativos durante vários anos até que resolvam voltar a vender parte da empresa  e continuamos para Bingo .

A menos que me tenha falhado algo nos ultimos anos, os resultados tem sido negativos, logo o nacionalizar salva os empregos, a empresa não, mas o privado também salvou o que?

É que os mais destraidos ao ler o que diz, pensam que a tap desde que é privada só da lucro, e isso está muito mas muito longe da realidade

E eu sou contra a nacionalização, alias sou a favor de vender os 100%
« Última modificação: 01 de Maio 2020, 11:46:59 por brunodias »


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  • Mensagens: 3926
Também dura há pouco tempo, comparativamente com a pública lol

Desconheço outro período de 5 anos da companhia que tenha levado um volte face tão grande como aquele pelo qual a TAP passou nos últimos 5.

brunodias

  • Mensagens: 5464
Não fale de "gestão privada" - fale de investidor privado. E o papel de um investidor é investir. Não é gerir o dinheiro dos outros apenas. É investir.
Portanto o melhor é acompanhar o Estado se este lá injectar capital. Na AF/KLM a solução encontrada não foi só empréstimos com aval do Estado.

jpmane já dei a minha opinião sobre o assunto. Está acima. E falo sim de gestão privada (ou estratégia) porque é o privado (ou investidor privado) que tem a gestão da companhia e é isso que o Governo não gosta. Dá-me igual os termos usados.  Agora, futuramente, gosto que seja quem acho que percebe mais de aviação entre os dois lados a continuar a decidir estrategicamente. Só isso.

Pessoalmente penso que a parte que o governo não gosta é a de ter a cabeça a premio, porque o aval é do governo, logo se o privado agir muito mal, quem paga?? não é o privado

brunodias

  • Mensagens: 5464
Também dura há pouco tempo, comparativamente com a pública lol

Desconheço outro período de 5 anos da companhia que tenha levado um volte face tão grande como aquele pelo qual a TAP passou nos últimos 5.

Esses anos acompanhados de 1 grande boom na aviação convem referir

nunopinheiro

  • Mensagens: 6598
Deu uma grande volta com os resultados que se vêm... Espetáculo...

Perdemos dinheiro em cada venda, mas agora compensados em volume...
« Última modificação: 01 de Maio 2020, 12:01:32 por nunopinheiro »


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Também dura há pouco tempo, comparativamente com a pública lol

Desconheço outro período de 5 anos da companhia que tenha levado um volte face tão grande como aquele pelo qual a TAP passou nos últimos 5.

Esses anos acompanhados de 1 grande boom na aviação convem referir

Verdade. Mas a TAP foi das companhias que mais cresceu no período em causa.

nunopinheiro

  • Mensagens: 6598
Neo pense lá um bocado. Se a TAP tivesse um empréstimo agora deveria precisar de algo como 600 milhões mínimo... Atirando a dívida a apagar juros para os 1.5 mil milhões. A TAP não consegue gerir essa dívida só em juros andaria por volta dos 60 milhões todos os anos... Era o fim da companhia.

Os privados andam com essa conversa para comprarem tempo. Porque não conseguem meter dinheiro na companhia do seu bolso via aumento de capital...

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