nunopinheiro

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não perciso de provar como o Neo diz para a semana vamos ver.... eu ate aposto um jantar consigo que a tap não vai ter um credito substancial que seja sem o aval do estado, muito menos 3 mil milhões
« Última modificação: 29 de Abril 2020, 12:19:17 por nunopinheiro »


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não perciso de provar como o Neo diz para a semana vamos ver.... eu ate aposto um jantar consigo que a tap não vai ter um credito substancial que seja sem o aval do estado, muito menos 3 mil milhões

A tap não precisa de 3 mil milhões agora, mas sim 350 a 400 milhões. Não se esqueça.

Adob

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Não tinha o Antonaldo como tão aldrabão. Esta história dos 3 mil milhões na boa pela banca comercial sem ajuda do Estado é épica e terrível para apanhar os crédulos iletrados financeiramente.

Como diriam os brasileiros, que conversa mole...

Mas isto tudo vai sempre dar ao mesmo: na falta de bom senso e alheamento da realidade.

É a frota que apenas se reduzirá marginalmente por antecipação de saídas de A319, é a rede de destinos mantida pelo plano 2025, é o Cancun com reservas fenomenais,
são os empréstimos fáceis sem condições, é a ausência de despedimentos/basta não renovar contratos.

Isto numa empresa que não tem cash para cumprir as suas obrigações já em Maio, com praticamene toda a frota em leasing, que nos últimos 2 anos queimou 200 e tal milhões em prejuízos e que nos últimos 75 raramente teve lucro.

Meanwhile, empresas sólidas do sector andam à rasca a negociar empréstimos com apoio do Estado, anunciam reduções de frota em 1/3 a 1/2, despedimento massivo de funcionários e uma redução substancial da operação com os melhores cenários para uma retoma aos níveis anteriores em 3 anos.

A discussão do mundo paralelo da TAP é tão cómica como trágica...

TU154

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Um dia alguém devia fazer uma conta “simples”: é mais barato manter a Companhia do regime, ou deixar cair e criar outra de novo, sem vícios e enteados?

Acácio Pires

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    • Gostaria de debater o tema da aviação com um olhar centrado na sustentabilidade social e ambiental
As minhas sinceras condolèncias caro Nuno.

Icterio

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    • Melhor ter sorte do que perícia.
Um dia alguém devia fazer uma conta “simples”: é mais barato manter a Companhia do regime, ou deixar cair e criar outra de novo, sem vícios e enteados?

Depende a quem perguntares; para os contribuintes que pagam a conta e resposta é uma.  Para os enteados que estão lá à décadas a resposta será outra.  Só que esses "enteados" tem muita força...  Não é por acaso que a TAP sempre fez questão de acolher uma boa dose de politicos e ex-políticos nos seus quadros.

nunopinheiro

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Icterio desconfio que depende da pergunta que faça aos portugueses.

se a pergunta for, "concorda que o estado salve a nossa transportadora aérea" tenho a certeza que a maioria dirá que sim.

se a pergunta for "concorda que o estado salve a TAP mesmo que isso implique um aumento de impostos no futuro" tenho a certeza que a vasta maioria já dira que não.

O problema é que o pessoal tem uma grande dificuldade em perceber que o dinheiro que o estado gasta e perde tem de vir de algum lado..

TU154

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Icterio desconfio que depende da pergunta que faça aos portugueses.

se a pergunta for, "concorda que o estado salve a nossa transportadora aérea" tenho a certeza que a maioria dirá que sim.

se a pergunta for "concorda que o estado salve a TAP mesmo que isso implique um aumento de impostos no futuro" tenho a certeza que a vasta maioria já dira que não.

O problema é que o pessoal tem uma grande dificuldade em perceber que o dinheiro que o estado gasta e perde tem de vir de algum lado..
Correcto.
O socialismo acaba quando acaba o dinheiro dos outros.
Ninguém se convence que o estado não tem uma árvore das patacas.



Snip

  • Mensagens: 412
Vendo as declarações de alguns partidos "pouco fãs" da intervenção estatal quando tudo vai bem e que agora pedem que o estado acuda tudo e todos há por aí quem acredite que o estado é um saco infinito de dinheiro...

Cada vez mais parece que a TAP vive num mundo paralelo, deve ser a UNICA companhia aerea do mundo que vai voltar ao que era em "no time" e a quem vão emprestar dinheiro "fácil"

jpmane

  • Mensagens: 612
Um dia alguém devia fazer uma conta “simples”: é mais barato manter a Companhia do regime, ou deixar cair e criar outra de novo, sem vícios e enteados?

Depende a quem perguntares; para os contribuintes que pagam a conta e resposta é uma.  Para os enteados que estão lá à décadas a resposta será outra.  Só que esses "enteados" tem muita força...  Não é por acaso que a TAP sempre fez questão de acolher uma boa dose de politicos e ex-políticos nos seus quadros.

Fala do Antonoaldo? Ou da Goldman Sachs que foi recrutar o Arnault e o Durão Barroso?
« Última modificação: 29 de Abril 2020, 13:35:03 por jpmane »


jpmane

  • Mensagens: 612
Icterio desconfio que depende da pergunta que faça aos portugueses.

se a pergunta for, "concorda que o estado salve a nossa transportadora aérea" tenho a certeza que a maioria dirá que sim.

se a pergunta for "concorda que o estado salve a TAP mesmo que isso implique um aumento de impostos no futuro" tenho a certeza que a vasta maioria já dira que não.

O problema é que o pessoal tem uma grande dificuldade em perceber que o dinheiro que o estado gasta e perde tem de vir de algum lado..
Correcto.
O socialismo acaba quando acaba o dinheiro dos outros.
Ninguém se convence que o estado não tem uma árvore das patacas.




Certo. Portanto há duas soluções: ou aquilo cai, e o contribuinte paga subsídios de desemprego para o pessoal todo, e acaba-se com o cluster aeronáutico que o país mal ou bem tem tentado desenvolver; ou injecta-se dinheiro para o Neelman e o CEO continuarem a gerir como se fosse seu? Qual das opções é que o senhor prefere? É que na minha parca opinião, entra sempre o contribuinte. Portanto se é preciso dinheiro então o mínimo a fazer é que se possa gerir o dinheiro que se mete.
onde anda a Joana Melo?

nunopinheiro

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Jpmane, há outras soluções, suiss like, TAP ma e TAP boa?

O "cluster" aeronáutico, deve levar um trambolhão daqueles com os problemas na embraer.. e a TAP para la do negocio da T&M não contribui assim tanto para ele.

Mais intervenções do estado para salvar sectores deviam ser para todos iguais, onde este o estado quando no Vale do Ave foi quase tudo a falecia?

#nota tenho zero simpatia pela Margaret Thatcher, acho que ela e o Ronald Reagan, marcam o inicio do processo de tremenda alavancagem das economias ocidentais e sobre dependencia dos mercados especulativos em prejuiso do mercado do trabalho, a bolha de divida cresce a décadas e um dia deste vai ter mesmo de rebentar, especialmente quando a alavancagem dessa divida esta em cima de valores especulativos alimentados em cima de mais divida ..
« Última modificação: 29 de Abril 2020, 14:03:04 por nunopinheiro »


Adob

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TAP no cluster aeronáutico?

Mas esta gente lê o que escreve?

Nossa senhora.

jpmane

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Eu leio o que escrevo. Se você lê o que escreve ou se percebe de facto sobre o que escreve é outra conversa.

TU154

  • Mensagens: 46
TAP no cluster aeronáutico?

Mas esta gente lê o que escreve?

Nossa senhora.
Ocorreu-me o mesmo...

E essa mania de se achar que a TAP é estrutural tem que acabar.
As empresas de autocarros privadas  transportam mais pax/ano e não vejo serem sorvedouros de dinheiros como a TAP é ao longo dos anos.
Portanto, acho que é altura de se pensar se não é mais barato deixar cair e começar de novo. Tantas companhias que eram “estruturais” e foram deixadas cair...

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